>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como aumentar a taxa de transferência de dados do disco


As unidades de disco sempre atuaram como um gargalo em muitas tarefas de computação e, como a maioria dos componentes dentro dos computadores cresceu ainda mais rápido em comparação, isso é mais verdadeiro do que nunca. Ao iniciar um programa, carregar um nível em um jogo, copiar música ou mais, o tempo que você gasta esperando é provavelmente por causa de sua unidade de disco. Por esse motivo, acelerar sua unidade de disco pode tornar seu computador muito mais responsivo e reduzir o tempo de espera.

Melhorando as taxas de transferência

Etapa 1


Desative a compactação do disco.

Abra o menu “Iniciar” e clique em “Meu Computador” para Windows XP ou “Computador” para Windows Vista e 7. Clique com o botão direito do mouse na unidade que deseja melhorar e clique em “Propriedades” para abrir a janela de propriedades do disco. Na guia "Geral", desmarque "Compactar esta unidade para economizar espaço em disco".

Etapa 2


Desfragmente seu disco rígido.

Na janela de propriedades do disco no Microsoft Windows XP, clique na guia “Ferramentas”, clique em “Desfragmentar agora” e clique em “Desfragmentar”.

Geralmente, a desfragmentação deve ser necessária apenas a cada poucos meses, no máximo. Além disso, o Windows Vista e o Windows 7 desfragmentam automaticamente o disco rígido por padrão. A desfragmentação nunca deve ser feita com uma unidade de estado sólido.

Etapa 3


Ative o cache de gravação.

Na janela de propriedades do disco, clique na guia "Hardware", selecione o disco a ser melhorado e clique em "Propriedades". Na nova janela, se houver um botão chamado "Alterar configurações", clique nele. Depois de clicar nele, ou se não estiver lá, encontre a guia "Políticas" e selecione-a.

Se houver uma caixa de opção chamada "Otimizar para desempenho", selecione-a. Em alguns casos, esta opção pode estar esmaecida ou pode não existir. Em ambos os casos, marque a caixa que começa com "Ativar cache de gravação..."

Se houver uma caixa de seleção rotulada como "Ativar desempenho avançado" ou "Desativar a liberação do buffer de cache de gravação do Windows no dispositivo", você pode optar por habilitá-la também para um aumento de desempenho adicional. No entanto, isso pode resultar em corrupção de dados se o computador perder energia repentinamente, portanto, considere usar essa opção apenas se tiver backup de bateria, como em um laptop.

Somente unidades de estado sólido (SSD)

Etapa 1


Use um sistema operacional com suporte a TRIM.

O desempenho de um SSD pode diminuir após uso prolongado. Limpar o SSD com ferramentas especiais pode restaurar seu desempenho ao normal, mas isso requer a perda de todos os seus dados. O recurso TRIM disponível na maioria dos SSDs pode solucionar esse problema e manter o desempenho por um longo período de uso.

A partir de 2010, apenas Windows 7 e Linux suportam TRIM.

Etapa 2


Deixe 20% de espaço livre disponível.

De acordo com a AnandTech, alguns controladores SSD aproveitam o espaço livre na unidade para otimizar o desempenho. Se você deixar pelo menos 20% da unidade livre, a maioria dos SSDs funcionará com eficiência máxima.

Etapa 3


Desative a desfragmentação automática.

Os SSDs funcionam de maneira diferente dos discos rígidos convencionais e não precisam ser desfragmentados. A desfragmentação automática em um SSD desgasta a unidade e usa a largura de banda do disco que você pode precisar.

No Windows Vista, abra o menu “Iniciar” e clique em “Computador”. Clique com o botão direito do mouse no seu SSD e clique em “Propriedades”. Selecione a guia “Ferramentas” e clique em “Desfragmentar agora”. Na janela “Desfragmentador de disco”, desmarque “Executar em uma programação” e clique em “Ok”.

O Windows 7 desabilita automaticamente a desfragmentação de disco para SSDs, e o Windows XP não desfragmenta unidades de disco automaticamente.