>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como usar o DNS para bloquear sites


Toda vez que seu navegador acessa uma página da Web, ele solicita silenciosamente o endereço IP do site de um servidor DNS para que possa direcionar a solicitação para o servidor correto. Como todas as solicitações da Internet devem passar primeiro por um servidor DNS, você pode configurar um servidor DNS para redirecionar todas as solicitações de sites que deseja bloquear para uma página alternativa que informa ao usuário que você bloqueou o acesso a esses sites.

Estabelecer e configurar uma conta DNS

Etapa 1


Crie uma conta com um provedor de DNS que ofereça filtragem da Web gratuita, como o OpenDNS. Faça login em sua conta e insira URLs específicos que você deseja bloquear ou escolha entre categorias predefinidas de sites que o provedor de DNS mantém, como "Pornografia", "Fraude acadêmica" e "Compartilhamento de arquivos P2P".

Etapa 2


Anote os dois endereços IP dos servidores DNS públicos . Por exemplo, os endereços do servidor OpenDNS são 208.67.222.222 e 208.67.220.220 .

Etapa 3


Abra um navegador em seu computador e acesse a Página de configuração do seu roteador . Por exemplo, em alguns roteadores sem fio, você pode digitar http://192.168.1.1 na barra de endereço do navegador e pressione Enter . Digite seu Nome de usuário administrativo e Senha para fazer login no roteador e alterar suas configurações.

Etapa 4


Abra a Página de configuração da rede local , que também conterá configurações para o protocolo de host de controle dinâmico, ou DHCP, servidor. Localize a configuração DHCP que permite designar um ou mais endereços IP de servidor DNS estáticos. Digite o endereço local do seu roteador para o primeiro endereço IP do DNS, por exemplo, 192.168.1.1 e os dois endereços IP DNS do seu provedor nos outros campos DNS. Salve suas alterações e reinicie seu roteador.

Restringir privilégios de usuário

Etapa 1


Visite o computador de cada usuário que você está filtrando pelos servidores DNS e faça login como administrador. No Windows 8, deslize do lado direito da tela (ou, se estiver usando um mouse, aponte para o canto superior direito da tela) e escolha Pesquisar . No Windows 7, clique em Iniciar . Digite gpedit.msc na caixa de pesquisa e pressione Enter .

Etapa 2


Selecione Configuração do usuário , Modelo Administrativo , Rede e, em seguida, Conexões de rede para abrir as propriedades das configurações de conexão de rede. Localize a configuração rotulada Proibir acesso às propriedades dos componentes de uma conexão LAN , clique com o botão direito do mouse e selecione Editar . Escolha Ativado e selecione OK para salvar suas alterações.

Etapa 3


Abra o Painel de Controle e selecione Contas de usuário . Escolha Gerenciar outra conta , selecione Sim para confirmar, se solicitado, e escolha a conta do usuário que deseja alterar.

Etapa 4


Selecione Alterar o tipo de conta , escolha Padrão e toque ou clique em Alterar tipo de conta .

Dica


Se você deseja bloquear apenas alguns sites, muitos roteadores têm recursos básicos de controle parental integrado ou bloqueio de sites que são mais difíceis de contornar do que um servidor DNS público. Consulte o manual do usuário do seu roteador para obter informações.

Aviso


Além de contornar o servidor DNS alterando os parâmetros de configuração da rede, um usuário com privilégios suficientes pode editar o arquivo Hosts e inserir um endereço IP válido para sites específicos. Como o arquivo hosts é sempre consultado primeiro, quando o computador encontra uma entrada para o site, ele não pesquisa o servidor DNS que você configurou.