>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como alterar o disco de inicialização do Mac a partir da linha de comando


Embora você possa alterar o disco de inicialização na janela Preferências do Sistema no Mac OS X 10.9 Mavericks, há momentos em que pode ser necessário alterá-lo no Terminal. Por exemplo, você pode incorporar essa função em um script de shell UNIX mais complexo configurado para manter backups de seus discos criando imagens deles. O Terminal lhe dá acesso ao sistema UNIX, então pode ser uma ferramenta perigosa se você não souber o que está fazendo.

Use o comando Bless

Etapa 1


Clique no ícone de lupa na parte superior da tela do Mac para exibir a caixa de diálogo Spotlight, digite "Terminal" e clique em "Terminal" na lista de resultados para iniciar o utilitário Terminal.

Etapa 2


Digite "sudo bless -mount /Volumes/Startup_Disk_Name -setBoot" sem as aspas na janela Terminal. O comando Bless altera o disco de inicialização. Substitua "Startup_Disk_Name" pelo nome correto do disco do qual você deseja inicializar. Se o nome contiver espaços, coloque o caminho inteiro entre aspas. Por exemplo, se o disco de inicialização estiver rotulado como "Meu Mac", digite o seguinte comando:sudo bless -mount "/Volumes/My Mac" -setBoot.

Etapa 3


Pressione “Enter” para executar o comando e alterar o disco de inicialização. Observe que o Mac inicializa a partir do novo disco após reiniciá-lo. Para reiniciar o Mac a partir da linha de comando imediatamente, execute o seguinte comando:sudo shutdown -r now. Não se esqueça de salvar seu trabalho antes de emitir o comando.

Dica


Para obter mais informações sobre o comando Bless, digite “man bless” sem as aspas no Terminal e pressione “Enter”.

Um script de shell bash simples que altera o disco de inicialização e reinicia o Mac se parece com isso:

#!/bin/bash bless -mount /Volumes/Startup_Disk_Name -setBoot shutdown -r now

Para executar o shell em um horário especificado, crie um trabalho Cron.

Não se esqueça da parte "sudo" do comando para executá-lo como superusuário do Terminal. Usar "sudo" em um script de shell bash não é necessário, especialmente se você executar o script como um superusuário.

Você pode alterar o disco de inicialização enquanto o Mac está inicializando. Basta segurar a tecla "Option" depois de ligar ou reiniciar o seu Mac para exibir o Gerenciador de Inicialização. Use as teclas de seta para selecionar a unidade que você deseja inicializar e pressione "Enter" para usá-lo.

Para alterar o volume de inicialização no menu Preferências do Sistema, clique em "Apple", selecione "Preferências do Sistema" e clique em "Disco de Inicialização" para exibir a janela Disco de Inicialização. Digite seu nome de usuário e senha, se solicitado, selecione o disco que você deseja inicializar e clique em “Reiniciar”.

Aviso


Não execute comandos no Terminal a menos que você saiba o que está fazendo. Como o Terminal permite acesso irrestrito ao sistema UNIX, você pode causar sérios danos ao sistema operacional se executar um comando errado. Mesmo um erro de digitação pode causar danos irreparáveis.

Se você usar o disco de inicialização para alterar a unidade de inicialização, certifique-se de não selecionar acidentalmente uma imagem de instalação de rede. A imagem foi projetada para reinstalar o software do sistema, portanto, você pode perder tudo no disco rígido. Você pode reconhecer facilmente uma imagem de instalação de rede porque seu ícone tem uma seta verde apontando para baixo.