>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Limpeza de moldes de equipamentos eletrônicos

Introdução


Moldes são fungos que podem crescer em uma variedade de condições. Encontrado para crescer em temperaturas tão baixas quanto 2 graus Celsius, uma coisa que é necessária para qualquer tipo de crescimento de mofo é a umidade. Sem umidade, um esporo de mofo pode ficar adormecido por um bom tempo, dependendo da espécie, mas acabará se decompondo biologicamente.

Os mofos se reproduzem através de pequenos esporos que são facilmente transportados pelo ar, por isso, os esporos de mofo podem ser encontrados em superfícies internas e externas. Esses esporos se misturam e se tornam parte das partículas de poeira que encontramos depositadas em nosso ambiente. Geralmente não notamos a presença de mofo em nossas atividades diárias, a menos que esses fungos estejam crescendo em colônias. Essas colônias podem ser vistas crescendo no pêssego em decomposição em sua fruteira ou ao longo de rodapés e drywall em um canto úmido do porão.

Problema


Os modernos equipamentos eletrônicos de hoje frequentemente incorporam o uso de ventiladores para resfriar seus motores e processadores. Esses ventiladores têm um duto de entrada que leva grandes quantidades de poeira além do ar. Se o equipamento eletrônico for armazenado ou usado em uma área carregada de umidade, essa poeira é o ambiente perfeito para o crescimento de esporos de mofo.

O método usual para remover mofo e matar esporos de mofo é limpar a área afetada com uma solução de alvejante suave e/ou borrifar a área com um spray desinfetante que previne o crescimento de mofo, como Lysol.

O processo de limpeza de mofo de equipamentos eletrônicos é dificultado pelo fato de que a maioria dos equipamentos eletrônicos não pode ser exposta à quantidade de umidade necessária para erradicar o mofo pelos métodos acima. Assim, a melhor alternativa para a limpeza desse tipo de equipamento é essencialmente fazer o mofo morrer de sede.

Limpando o revestimento externo


As partes externas de equipamentos eletrônicos que não são afetadas por pequenas quantidades de umidade, como o revestimento externo de uma unidade de CPU, podem ser limpas com a solução convencional de alvejante suave, certificando-se de limpar as áreas completamente e depois secar as áreas com uma toalha macia.

Limpando o funcionamento interno


O funcionamento interno dos equipamentos eletrônicos exige cuidados mais delicados. Recomenda-se que o equipamento seja deslocado para uma área bem ventilada, como garagem ou pátio. Deve-se tomar cuidado para não respirar a poeira à medida que ela é removida. Depois que o equipamento for colocado em uma área bem ventilada, um aspirador de pó certificado pela HEPA deve ser usado para aspirar toda a poeira visível do(s) ventilador(es). Um vácuo HEPA usa um filtro fino que impedirá que os esporos de mofo sejam redistribuídos na atmosfera. Depois de aspirar, uma lata de ar comprimido deve ser usada para soprar qualquer poeira escondida nessas áreas. A tampa externa do equipamento também pode ser removida seguindo as recomendações do fabricante, sendo o mesmo processo aplicado a essas áreas.

Prevenção


Para evitar o crescimento de esporos de mofo, a área em que o equipamento é usado ou armazenado deve ser equipada com um desumidificador para diminuir a quantidade de umidade disponível para o crescimento de mofo.