>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como criar um formato de relatório de terminal


Nem todos os programas de computador usam interfaces gráficas de usuário (GUI), o conjunto colorido de janelas, telas e botões aos quais os usuários de computador estão acostumados. Como escrever programas que gravam em telas de terminal tradicionais em vez de criar GUIs é mais rápido de programar e usa menos recursos do sistema, alguns programas de negócios ainda usam telas de terminal. Mas uma apresentação profissional é sempre importante, portanto, projetar o programa para formatar os relatórios que ele exibirá é um passo importante no processo de desenvolvimento.

Etapa 1


Decida como os relatórios serão formatados. Isso inclui decisões de design sobre a inclusão de resumos executivos e outros itens desejados entre o título do relatório e o corpo do texto.

Etapa 2


Codifique o componente de "entrada" do seu programa, onde os usuários inserem relatórios no sistema para solicitar individualmente ao usuário cada componente do relatório. Por exemplo, primeiro tenha o prompt do terminal "Título do relatório:" para que o usuário digite o título. Depois que isso for enviado, solicite o próximo componente, como "Autores:", e repita até que o usuário tenha inserido completamente o texto do relatório.

Etapa 3


Decida os comprimentos das margens para a exibição do seu relatório. Isso será medido em quantos caracteres de largura você deseja que o relatório; não é uma medida baseada em polegadas. Crie um loop para inserir um caractere '\n' no intervalo escolhido em cada componente depois que o usuário os adicionar. Este caractere diz ao terminal para começar a exibir o restante das informações em uma nova linha sempre que for encontrada.

Etapa 4


Atribua cada componente de relatório a ser armazenado sequencialmente em um objeto de matriz. Em C, C++ e Java, eles são chamados de arrays; em Python, eles são chamados de listas. Isso permite que você armazene e recupere facilmente os dados que constituem o relatório.

Etapa 5


Codifique o componente "Exibir" do seu programa para exibir cada componente em sucessão. A sintaxe para imprimir o componente do relatório no terminal será ao longo das linhas de "Print Your-Array-Name[n]" onde "Print" é a função de impressão do idioma escolhido, "Your-Array-Name" é o nome que você escolheu para sua matriz e [n] é o número ordinal de qual parte do relatório você está exibindo.

Etapa 6


Codifique seu programa para imprimir caracteres '\n' entre os componentes do relatório. O número de espaços que você deseja entre os componentes decide quantos caracteres '\n' você precisa usar.

Dica


Lembre-se de que, ao trabalhar com objetos de matriz, o índice da matriz começa em zero, não em um. Assim, o índice do primeiro item armazenado em uma matriz terá um número de índice zero, e o segundo item terá um número de índice um.