>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

O melhor sistema de aquecimento doméstico para você em 2022





O outono já está bem instalado e com os dias cada vez mais curtos e as noites cada vez mais frescas, é aquela época do ano em que você tira a poeira dos sistemas de aquecimento da sua casa e os prepara para os próximos meses frios.





Embora existam maneiras específicas de se manter aquecido no inverno sem gastar muito dinheiro, um sistema de aquecimento adequado ainda é essencial. Na verdade, se o seu sistema de aquecimento for eficiente ou inteligente, pode ser a escolha preferida para um inverno aconchegante e econômico. A escolha e disponibilidade de uma infinidade de sistemas de aquecimento torna difícil para qualquer usuário decidir o melhor sistema para sua casa.





Independentemente do tipo de sistema de aquecimento da casa, é comum que a energia térmica seja transferida de uma fonte como combustível para um espaço interno. A fonte pode ser combustível, madeira, gás natural, eletricidade ou mesmo o solo (como nos sistemas de aquecimento geotérmico).





Qual é então o melhor sistema de aquecimento doméstico para uma casa? Vamos descobrir! Embora este seja um guia detalhado com as vantagens e desvantagens de diferentes tipos de aquecimento doméstico, você também pode estar interessado em nosso guia básico para sistemas de aquecimento doméstico, que abrange informações técnicas detalhadas.




Tipos de sistemas de aquecimento doméstico






Escolher um novo sistema de aquecimento para sua casa ou deixar de lado o antigo pode ser um desafio. Para tomar a decisão certa, continue lendo e enriqueça-se entendendo as circunvoluções que cercam vários sistemas de aquecimento doméstico. Aqui está a lista básica:





1.     Fornos e Caldeiras





2.     Bombas de calor reversíveis





3.     Bombas de calor sem dutos





4.     Bombas de calor geotérmicas





5.     Aquecedores de ambiente



6.     Lareiras



7.     Aquecimento de Piso




1. Sistemas de aquecimento baseados em fornos e caldeiras










De longe, o sistema de aquecimento doméstico mais comum em nossas casas é um forno. Os sistemas de aquecimento em casas antigas geralmente têm um forno central localizado no porão, que fornece calor em toda a casa usando uma série de dutos e aberturas. Combustíveis, como óleo combustível, gás natural, propano ou madeira, são queimados dentro do forno para aquecer o ar; o ar é então distribuído pela casa através de sopradores. Além disso, a eletricidade também pode ser usada como fonte de calor para aquecer a atmosfera. O gás de exaustão é expelido para o ar através de chaminés. Esses sistemas também são chamados de sistemas de ar quente com dutos ou sistemas de ar quente forçado, pois o ar quente é forçado através dos dutos por ventiladores potentes.





Os fornos funcionam queimando combustível para gerar calor. Este calor é transferido para o ar dentro do forno através de um trocador de calor. Ventiladores potentes chamados de “manipuladores de ar” empurram esse ar quente a jusante para os dutos.



Como mencionado acima, com sistemas de forno mais antigos, os gases de exaustão são liberados para a atmosfera, desperdiçando cerca de 30% da energia do combustível para manter os gases de exaustão quentes o suficiente para serem liberados no ar com segurança. Os sistemas modernos possuem um ventilador para esse fim, chamado de ventilador “indutor”, que empurra o ar para fora da chaminé. Assim, o calor mínimo é desperdiçado.



Vamos agora chegar a um tipo específico de aquecedor de água chamado caldeiras. A principal diferença entre fornos e caldeiras é que, como os fornos geram calor usando ar quente, as caldeiras distribuem o calor em água quente, que aquece a sala à medida que passa pelos radiadores ou tubos de piso radiante. Este sistema de aquecimento doméstico facilita o aquecimento e resfriamento por zonas, mas compromete altos custos operacionais e de configuração.




Vantagens

Filtros dentro do duto podem reduzir o número de alérgenos presentes no ar

Umidificadores/desumidificadores podem ser integrados para controlar os níveis de umidade

Os sistemas de ar forçado geralmente são baratos por conta própria

Os sistemas de ar forçado podem ser combinados com um sistema de refrigeração para resfriar no verão

Uma vez em funcionamento, as caldeiras não consomem tanta energia quanto outras fontes de calor

As caldeiras não reduzem a umidade do ambiente

As caldeiras não representam um risco de segurança dentro da sala devido à asfixia.

Desvantagens

Se não houver dutos, a instalação pode ser cara

Os ventiladores do forno podem ser barulhentos

Pode ser ineficiente com vazamento de calor de orifícios ou rasgos dentro dos dutos

O ar aquecido pode parecer desconfortavelmente seco se não for tratado adequadamente

Os canos da caldeira podem vazar, especialmente se deixados sem vigilância no frio por muito tempo



2. Bombas de calor reversíveis - Sistemas de aquecimento canalizado






Existem vários tipos de sistemas de aquecimento doméstico disponíveis no mercado, e as bombas de calor reversíveis são um tipo extremamente popular! Assim como uma bomba de água, uma bomba de calor move o calor de um lugar para outro. Eles são mais comumente usados ​​no verão para transferir o calor do espaço interno para o externo. Mas com bombas de calor reversíveis, você pode ter todos os benefícios de aquecimento e resfriamento, mantendo-o aquecido durante o inverno. Pense em bombas de calor como condicionadores de ar bidirecionais. Como o nome sugere, o processo de ar condicionado é revertido para transferir o ar quente para uma sala.



Também chamadas de bombas de calor de fonte de ar, as bombas de calor reversíveis extraem calor do ar externo através de um refrigerante. Nas bombas de calor com fonte de ar canalizado, é utilizada uma rede de condutas na casa, através da qual o ar quente é distribuído por diferentes divisões. Grelhas e aberturas são colocadas em cada quarto para controlar o fluxo de ar.



Vantagens

O mesmo aparelho é usado para aquecimento e resfriamento

As bombas de calor reversíveis podem ser muito eficientes, com uma classificação SEER de meados dos anos 20.

Os quartos individuais são fornecidos com controles para obter aquecimento personalizado

Muito mais silencioso do que os sistemas centrais de ar forçado.

Desvantagens

Os dutos precisam estar presentes nas residências e podem ser caros para instalar se ainda não estiverem presentes

A eficiência diminui com o vazamento de calor pelos orifícios ou rasgos dentro dos dutos.

Processo de instalação intensivo.

Difícil de instalar em uma casa antiga.





3. Bombas de calor sem dutos










Assim como as bombas de calor reversíveis, conforme discutido anteriormente, esses sistemas funcionam com o mesmo princípio, com a diferença significativa de que não há dutos. Os sistemas sem dutos são aparelhos individuais, que podem ser instalados em salas separadas. A instalação fácil e rápida significa que o seu sistema de aquecimento não pesa muito no seu bolso e os custos iniciais são muito mais baixos em comparação com os sistemas de aquecimento canalizados.





Os controles remotos infravermelhos controlam a maioria das bombas de calor sem dutos. Além disso, você também pode controlá-los com seu smartphone por meio de controladores CA inteligentes, como o Cielo Breez. Existem alguns sistemas sem dutos diferentes atualmente no mercado. Vamos analisá-los brevemente:





Os tipos de sistemas de aquecimento sem dutos incluem:




Bombas de calor Mini-Split






As bombas de calor mini-split são um tipo de bombas de calor sem dutos que vêm com duas unidades separadas:uma unidade interna e uma unidade externa. A unidade externa abriga o compressor, ventilador de refrigeração e evaporador, enquanto a unidade interna possui o condensador. Ambas as unidades são unidas por meio de um pequeno feixe de tubos que atravessa a parede.





As bombas de calor mini-split fornecem refrigeração no verão e aquecimento no inverno. Mini-splits são o futuro do ar condicionado. Eles podem combinar com sua estética interna através de um design elegante e minimalista. Além disso, você pode instalá-los em áreas residenciais ou escritórios com modificações mínimas.




Bombas de calor de janela






As bombas de calor de janela, também conhecidas como ar condicionado de janela reversível, vêm em embalagens compactas e são fáceis de instalar. Estas unidades são instaladas em janelas ou pequenos recortes na parede. Diferente das mini-splits, as bombas de calor de janela são uma unidade completa. Estas bombas de calor são fáceis de instalar, energeticamente eficientes e bem concebidas, os ACs de janela com aquecimento são a opção para si se tiver de utilizar arrefecimento e aquecimento durante todo o ano numa única divisão.




Bombas de calor portáteis






Se você está considerando um aparelho para fornecer aquecimento ou resfriamento pontual, as bombas de calor portáteis são a opção ideal. Eles são aplicáveis ​​em uma ampla gama de usos e são muito mais eficientes do que os aquecedores de ambiente durante o frio.





As bombas de calor portáteis são pequenas e práticas para serem usadas em uma sala ou área pequena. Eles são simples de instalar, pois você só precisa conectá-los e nenhum acesso externo é necessário para dissipar o ar de exaustão.



Vantagens

O mesmo aparelho é usado para aquecimento e resfriamento

As bombas de calor reversíveis sem dutos são alguns dos aparelhos mais eficientes com classificações SEER na casa dos 20 anos

Operações mais silenciosas com níveis de som tão baixos quanto 65 dB

Instalação rápida a baixo custo

Desvantagens

Pode ser caro comprar inicialmente

Menos eficaz no frio extremo.





4. Bombas de calor geotérmicas










Todas as bombas de calor discutidas acima são bombas de calor de fonte de ar, que extraem calor do ar e o transferem. Outro sistema, uma bomba de calor geotérmica transfere calor entre o espaço interior e o solo. Ele aproveita o fato de que o solo tem uma temperatura quase constante ao longo do ano, em torno de 50 a 60F.





Essas bombas de calor funcionam fluindo refrigerante através de loops subterrâneos, com profundidade de até 6 pés no caso de loops horizontais ou até 15 pés em loops verticais. O calor emitido do solo passa pelo trocador de calor. Ventiladores e sopradores sopram esse ar aquecido para a sala.





Além do solo, uma fonte de água é uma opção que pode ser usada como fonte de calor. Tal como acontece com o solo, a água também mantém uma temperatura relativamente constante.





Outros subtipos de sistemas geotérmicos são sistemas de malha fechada e sistemas de malha aberta. Um sistema de circuito fechado recicla constantemente o mesmo refrigerante dentro do sistema. Por outro lado, um sistema em malha aberta necessita repetidamente que um novo fluido seja introduzido nas malhas.





As bombas de calor geotérmicas são algumas das bombas de calor mais eficientes porque usam eletricidade apenas para mover o calor e não gerá-lo. O processo é demorado e o custo de instalação do sistema é alto. Se você está construindo uma nova casa ou pode fazer o investimento inicial, bombas de calor geotérmicas e um investimento ideal!



Vantagens

Sistemas altamente eficientes, até 12,5 HSPF

Ecologicamente correto com uma pegada de carbono mínima

Longa duração

Desvantagens

Custo inicial caro.

O processo de instalação é demorado e requer equipamento especializado.





5. Aquecedores de Espaço - Aquecimento Direto








Aquecedores de ambiente são dispositivos de aquecimento direto que emitem calor diretamente para o espaço interno. Eles absorvem calor da fonte, em vez de aquecer o ar e depois distribuí-lo.





Vamos analisar alguns tipos de aquecedores de ambiente:





Os aquecedores elétricos funcionam usando o calor gerado pela eletricidade para aquecer o espaço, como uma torradeira, mas em uma escala muito maior. O calor é uma característica de um sistema elétrico ineficiente; portanto, os aquecedores elétricos são caros para operar. Além disso, eles sempre precisam de um fornecimento de eletricidade para funcionar e, assim que desligam, não podem fornecer muito calor residual.



Aquecedores de ambiente a gás usam gás natural ou propano para fornecer calor. Assim, o espaço interior torna-se quente quando o combustível queima. Esses aquecedores portáteis são úteis para aquecer pequenas salas e áreas. Você precisa ter ventilação adequada, caso contrário, o acúmulo de gases nocivos pode ser perigoso e potencialmente mortal.





Vantagens

Os aquecedores de ambiente vêm com um plugue que você só precisa inserir para começar

Baixo custo inicial

Pode movê-los facilmente

Desvantagens

Caro para operar

Baixo aquecimento residual com aquecedores elétricos

Os aquecedores a gás precisam de ventilação para operar com segurança



6. Lareiras










Um método de aquecimento tão antigo quanto a descoberta do fogo, as lareiras internas encontraram uso generalizado como sistema de aquecimento doméstico. Eles se tornaram parte integrante da decoração de uma sala, ajudando a definir o ambiente de uma sala e proporcionar um ambiente acolhedor.





As lareiras a lenha ou a gás queimam o combustível em uma chama aberta, com os gases de exaustão saindo por uma chaminé. Para aquecer o ambiente de maneira uniforme, o posicionamento das lareiras precisa ser cuidado.





Tal como acontece com outras fontes de calor de chama aberta, deve-se tomar cuidado para fornecer ventilação adequada, pois o acúmulo de monóxido de carbono e outros gases nocivos pode ser fatal.




Tipos de Lareiras:






Existem alguns tipos diferentes de lareiras atualmente padrão em residências; vamos olhar para eles.




  1. LAREIRAS DE MADEIRA CERTIFICADAS EPA: As lareiras de madeira são aprovadas pela EPA e são projetadas especificamente para queimar madeira com mais eficiência. Possuem porta selada e vidro cerâmico, que evitam a perda de calor. Os controles variáveis ​​permitem ajustar a intensidade do fogo e mantê-la conforme a necessidade.
  2. LAREIRAS A GÁS DE ALTA EFICIÊNCIA: As lareiras a gás queimam gás natural diretamente através de queimadores e têm índices de eficiência de até 70%. A circulação de ar precisa ser suficiente para evitar o acúmulo de gases na sala.
  3. LAREIRAS DE PELLET: Os fogões a pellets também podem manter a casa aquecida e fornecer alta eficiência. Eles vêm em muitas formas e tamanhos diferentes para que você possa escolher um design de acordo com a decoração do seu quarto.



Vantagens

Solução de aquecimento de baixa manutenção

Custo operacional mínimo, fonte de combustível barata

Útil para criar um ambiente aconchegante na sala

Desvantagens

Precisa de ventilação

As lareiras internas exigem limpeza regular durante e após a queima

Pode demorar um pouco para acender o fogo. Ele também precisa ser reabastecido continuamente com mais lenha



7. Aquecimento de piso radiante








O piso radiante é um sistema de aquecimento doméstico mais antigo, mas menos comum entre os diferentes sistemas de aquecimento doméstico. No entanto, esta é uma opção em que você deseja que o piso seja aquecido e mantenha o ambiente aquecido, em vez de uma fonte de calor mais direta. Sob o fluxo em tubos, circula água quente. Assim, esta água quente, por sua vez, irradia calor, aquecendo o chão e a sala. Uma bomba localizada no sistema move continuamente a água por todo o sistema e continua a reciclá-la.



Vantagens

Sistema de aquecimento eficiente, não consome grandes quantidades de eletricidade

Não requer chaminés ou aberturas

Solução de aquecimento de baixa manutenção

Desvantagens

Caro para instalar

Requer instalação profissional, com um procedimento de instalação demorado

Restringe as opções de piso. Tapetes e ladrilhos grossos não são usados ​​sobre este tipo de piso



Principais acessórios de aquecimento para seu sistema de aquecimento






Juntamente com as opções de aquecimento, existem acessórios de aquecimento que tornam o processo de aquecimento mais suave. Os smartphones podem controlar esses acessórios de aquecimento. Além disso, eles não apenas tornam o processo mais suave, mas também ajudam a reduzir as contas de serviços públicos. Vamos dar uma olhada!




1. Termostatos programáveis






Aquecer sua casa parece muito bom, mas imagine voltar para uma casa fria depois de um longo dia fora. O sistema de aquecimento levaria algum tempo para começar a funcionar e aquecer sua casa. Uma solução para esse dilema é usar termostatos programáveis. Você pode operar seus sistemas de aquecimento (e resfriamento) de qualquer lugar do mundo com esses dispositivos “inteligentes” e uma rede Wi-Fi. Para ter o controle total do aquecimento da sua casa, use um aplicativo em seu smartphone. Os sistemas de aquecimento com dutos requerem termostatos programáveis. Gatilhos baseados em localização e agendamento semanal são alguns outros recursos dos termostatos programáveis.




2. Controladores CA inteligentes para aquecimento inteligente






Se você optar por uma solução de aquecimento sem dutos, como um ar condicionado mini-split ou portátil, um controlador de CA inteligente é o dispositivo para você. Aconchegado ou confortável na cama, use seu smartphone para controlar seu AC. Termostatos inteligentes AC, como o Cielo Breez Plus, oferecem grande flexibilidade para o seu aquecimento. Programações semanais, configurações inteligentes de temperatura, acionadores de umidade, acionadores baseados em localização, histórico de uso, status do filtro de ar e outros recursos são o que tornam os controladores AC inteligentes uma adição única e facilitam o processo de aquecimento doméstico.





Com acionadores inteligentes de umidade e temperatura, o controlador inteligente de CA sabe quando a temperatura está muito quente ou muito fria e pode alterar o modo CA de acordo.




3. Umidificadores






Você deve ter notado que sua pele fica desconfortavelmente seca nos meses de inverno e seu nariz coça. No entanto, este é um problema comum em residências, especialmente quando você permanece em ambientes fechados por longos períodos. Além disso, o uso de aparelhos de aquecimento, especialmente dispositivos de aquecimento direto, como aquecedores de ambiente, suga a umidade do ar, tornando-o desconfortável para você. Uma solução para evitar esse ressecamento é usar umidificadores. Um umidificador mantém os níveis de umidade na sala em um nível confortável para que você possa relaxar com total conforto.





Alguns dos benefícios de um umidificador são:




  1. Redução de bactérias e vírus
  2. Melhora da saúde da pele e prevenção da pele seca
  3. Evite danos aos móveis de madeira
  4. Aliviar os sintomas de alergia
  5. Aqueça sua casa




Como escolher o melhor sistema de aquecimento doméstico






Com vários sistemas de aquecimento doméstico disponíveis, a resposta pode ser um desafio. O veredicto final depende de uma série de fatores, como sua localização geográfica, idade de sua casa, espaço de vida, proximidade da fonte de combustível e, claro, o orçamento. Indo por esses fatores, você pode escolher o melhor sistema de aquecimento para sua casa, dependendo de suas necessidades específicas e do orçamento.





Sua localização é um fator importante ao decidir o tipo e o tamanho do sistema de aquecimento doméstico. Diferentes tipos de sistemas de aquecimento oferecem vantagens adicionais para uma casa. Em um local com frio geralmente moderado, um aquecedor mini-split ou simples pode funcionar bem. Mas se você mora no Nordeste, um sistema mais pesado, como uma fornalha ou caldeira, seria mais benéfico.





Consultar um profissional seria ideal para escolher um sistema de aquecimento. Assegure uma instalação adequada para uma utilização segura e confortável dos sistemas de aquecimento.





Tenha uma ótima temporada de inverno!