>> Tecnologia Eletrônica >  >> TVs >> TV a Cabo

Uma empresa de cabo é pura competição?

Não, uma empresa de cabo não está em um mercado puramente competitivo. A concorrência pura requer várias condições que as empresas de cabo raramente, se é que alguma vez, se reúnem:

* Produtos homogêneos: As empresas de cabo oferecem pacotes de serviços (Internet, TV, telefone) que variam em velocidade, seleção de canais e recursos. Estes não são perfeitamente intercambiáveis com as ofertas de concorrentes.

* Muitos compradores e vendedores: Embora possa haver várias empresas de cabo que operam em uma região, o número geralmente é limitado. Não é o grande número de compradores e vendedores característicos da pura competição.

* Entrada e saída grátis: A entrada no mercado de cabos requer investimento significativo de infraestrutura (depositando cabos, criação de infraestrutura de rede), criando altas barreiras à entrada. A saída também é cara devido aos custos afundados.

* Informação perfeita: Os consumidores nem sempre têm informações perfeitas sobre os preços e a qualidade dos serviços de diferentes empresas de cabo.

Em vez de pura concorrência, a indústria de cabo é melhor descrita como um oligopoly , onde algumas grandes empresas dominam o mercado. Em algumas áreas, pode até haver um monopólio Se apenas uma empresa oferecer serviços a cabo. A presença de barreiras significativas à entrada e aos produtos não homogêneos impede que seja um mercado puramente competitivo.