O ganho fora do eixo de uma antena de Cassegrain não é um número único e facilmente declarado. É altamente dependente de vários fatores e diminui significativamente à medida que você se afasta do eixo do feixe principal. Esses fatores incluem:
*
Design da antena: As dimensões específicas e a modelagem do refletor principal (parabolóide) e subrefletor (hiperbolóide) afetam significativamente o comportamento fora do eixo. Designs diferentes terão diferentes níveis e padrões de lóbulos laterais.
*
Frequência: O comprimento de onda do sinal em relação às dimensões da antena afeta a resposta fora do eixo.
*
características de alimentação: O tipo e a localização do chifre de alimentação influenciam a iluminação do refletor principal e, portanto, o ganho fora do eixo.
*
Tolerâncias de fabricação: As imperfeições nas superfícies do refletor afetam o desempenho da antena, tanto dentro quanto fora do eixo.
Em vez de um único valor, o ganho fora do eixo é tipicamente representado como um padrão-geralmente um gráfico polar mostrando ganho em função do ângulo da Boresight (o eixo de feixe principal da antena). Esse padrão revela os níveis laterais, que representam o ganho em ângulos longe do feixe principal. Esses lóbulos laterais podem ter ganhos variados, dependendo do ângulo.
Em resumo:você não pode fornecer um ganho fora do eixo específico para uma antena CASSEGRAIN sem conhecer as especificidades de seus parâmetros de design e operação. Você precisaria consultar as especificações da antena ou executar simulações para determinar o ganho em ângulos específicos fora do eixo.