>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como criar o efeito de palco sonoro perfeito em um carro?


Ter um áudio de excelente qualidade em seu carro não se resume apenas a ter equipamentos caros. Claro, isso ajuda, mas se não for configurado corretamente com um bom palco sonoro (imagem estéreo), não importa qual equipamento de áudio você tenha, você sempre sentirá que o som não está certo, e não estará. Vamos ver como você pode corrigir isso.

Em geral, para criar o melhor palco sonoro em seu carro, use alto-falantes componentes e monte os tweeters de acordo com a distância de seus ouvidos. Além disso, uma ótima solução é adicionar ao processador de som do sistema para uma correção de tempo. Por fim, ajuste os alto-falantes traseiros com um crossover e direcione as frequências mais baixas para a parte traseira do carro.

O artigo abaixo detalhará o que é o palco sonoro e fornecerá uma compreensão clara de como deve ser.

Também fornecerei os melhores truques para ajudá-lo a alcançar esse conceito com o sistema de áudio do seu carro, dependendo do tamanho da cabine e de como eles afetam o áudio.

Como bônus, você descobrirá se deve trocar os alto-falantes de um carro grande para um veículo pequeno e vice-versa.

Como criar o melhor palco sonoro em um carro?


Para obter os melhores resultados em seu veículo quando se trata de som e adquirir excelente imagem estéreo (soundstage) em um carro, vamos primeiro discutir o que você precisa entender para poder dizer se o som do seu carro é bom e o que você tem que fazer para obter uma melhor imagem estéreo geral.

O que é imagem estéreo (palco sonoro)?


Para lhe dar uma resposta detalhada e concisa, a imagem estéreo cria uma sensação de consciência especial ao ouvir música. O sinal de áudio virá dos alto-falantes esquerdo e direito, criando um centro fantasma e espalhando o áudio em um campo de 180 graus.

Imagine se você estivesse em um show no meio da arena e sentasse logo atrás do engenheiro de som. Na sua frente estaria o palco, e então você teria uma parede de alto-falantes nos lados esquerdo e direito do palco.

Você seria claramente capaz de dizer dessa posição que o som que você ouve está vindo da esquerda, direita e centro (centro fantasma) do palco.

Dependendo de onde os músicos são colocados no palco, você teria seus instrumentos posicionados em vários pontos no campo estéreo.

Por exemplo, talvez as guitarras venham da esquerda e os teclados da direita. Tudo depende do tipo de som e efeito que o engenheiro gostaria de criar.

No entanto, a única coisa a notar é que é o padrão da indústria misturar instrumentos específicos no centro do campo estéreo para dar profundidade e coesão à música. Isso se aplica principalmente ao baixo, à caixa, ao bumbo e aos vocais.

Você pode ter casos em que os vocais são panorâmicas para efeito, e talvez a caixa esteja um pouco fora do centro para imitar um kit da vida real, mas esses instrumentos normalmente sempre serão panorâmicas para o centro para “colar” a música.

O que acontece com imagens estéreo ruins no carro?


Bem, pense em ficar de um lado do palco em nosso cenário de shows.

Você não poderá ouvir instrumentos específicos claramente, com alguns superando os outros e alguns sendo muito suaves, e você pode facilmente relacionar esse cenário ao carro.

Você se sentará do lado direito ou esquerdo de um carro, não importa o que aconteça, então isso não é ideal para imagens estéreo, especialmente se você quiser ouvir a música como se estivesse no centro de um concerto, podendo ouvir tudo claramente.

Como melhorar o palco sonoro (imagem estéreo) em um carro?

Corrigindo os comprimentos do caminho do som


Como você pode imaginar, dependendo de qual lado do veículo você está sentado, um alto-falante estará mais próximo que o outro. Então, o que você pode fazer para mudar isso?

Colunas Componentes x Coaxiais para Melhor Imagem Estéreo


Se você leva a sério o som do seu carro, precisa considerar os alto-falantes que possui em seu veículo.

Como você já sabe, para obter o melhor efeito, os alto-falantes devem estar a uma distância igual de seus ouvidos.

Os alto-falantes componentes oferecem a opção de instalar os tweeters em seu painel, permitindo que você os incline na direção de sua escolha.

Isso significa que algumas pessoas inclinarão o tweeter mais distante em direção a elas e, em seguida, o tweeter mais próximo relativamente direto para elas. Esses pequenos ajustes não são complicados e, se feitos corretamente, melhorarão significativamente a imagem estéreo em seu carro.

No entanto, você deve ter em mente que, como você separou os drivers de seus alto-falantes, agora existem dois drivers adicionais (seus tweeters) com distâncias diferentes para seus ouvidos. Isso significa que você tem quatro alto-falantes situados em vários locais, com o áudio atingindo seus ouvidos em momentos ligeiramente diferentes.

Sua melhor aposta se você pretende usar alto-falantes componentes é colocá-los, se puder, de acordo com a distância de seus ouvidos. Por exemplo, você pode definir o tweeter mais próximo para mais longe, próximo ao para-brisa, para compensar a distância do outro tweeter.

Ao olhar para os alto-falantes coaxiais, você pode pensar que eles seriam melhores em termos de distância de seus ouvidos, pois há apenas dois alto-falantes a serem alinhados em vez de quatro.

Infelizmente, para imagens estéreo, as partes mais críticas são os tweeters localizados nos lugares certos. Como você sabe, nos alto-falantes coaxiais, os tweeters não têm muito espaço para ajustes, exceto para ajustes de ângulo limitados em alto-falantes coaxiais de alta classe.

Por exemplo, você pode ajustar ligeiramente os tweeters no JBL GTO Stadium caixas de som.

Instale painéis de chute personalizados em seu veículo para uma melhor imagem estéreo.


Quando você tem locais limitados para alto-falantes de carro ou precisa instalar mais de um par padrão, você pode instalar alto-falantes adicionais nos gabinetes especiais.

Empresas como Q-Logic fabricamos gabinetes personalizados para abrigar seus alto-falantes. Eles são projetados explicitamente com imagens estéreo em mente, fornecendo a melhor colocação possível que seus alto-falantes podem ter em seu carro.

Os gabinetes da Q-Logic podem ser montados em qualquer lugar do carro e oferecem uma vantagem auditiva em comparação com os locais dos alto-falantes seriais na porta ou no painel.

Quando os alto-falantes são instalados nas portas ou no painel do carro, você está ouvindo um som fora do eixo que causa fadiga auditiva devido à radiação indireta desse áudio.

A Q-logic oferece painéis para alto-falantes coaxiais e componentes para mais de 125 especificações de veículos. Você pode conferir o guia de aplicação para ver se esta pode ser uma opção que você gostaria de considerar para o seu carro.

Painéis da Q-logic também estão disponíveis na Amazon. Neste link , você pode encontrar os preços mais atuais.

Usando a correção de tempo do seu estéreo


Uma coisa ótima é que, como vivemos em um mundo digital, alguns fabricantes abordaram a imagem estéreo no próprio som do carro.

Se você tiver a sorte de ter um estéreo Alpine iLX-W650 ou similar com correção de tempo integrada, isso ajudará mais sua imagem estéreo.

A correção de tempo geralmente está localizada em suas configurações estéreo, geralmente ao lado do equalizador. O que esse recurso faz é que você pode ajustar o atraso de tempo de alto-falante para alto-falante. Por exemplo, você pode configurar o alto-falante frontal direito para não ter atraso enquanto o alto-falante frontal esquerdo tem um atraso de 3,4 milissegundos.

Esse atraso quase imperceptível anularia o fato de você estar sentado no lado esquerdo do carro. Em alguns casos, o recurso ainda permite que você troque os alto-falantes traseiros do carro.

Alguns fabricantes até fornecem um aplicativo de smartphone para você fazer mais ajustes no seu som.

Ajuste os alto-falantes traseiros


Se você tiver alto-falantes traseiros, deve ajustá-los de acordo para não sobrecarregar os frontais, porque o áudio de definição do palco deve vir da frente.

Os alto-falantes traseiros devem adicionar um pouco de profundidade e plenitude ao som, mas você não deve notar nenhum áudio vindo da parte traseira.

Usar alto-falantes coaxiais para a parte traseira é perfeitamente adequado para obter uma boa imagem estéreo neste caso. Você só precisa se certificar de cortar as altas frequências até certo ponto, porque essas são as frequências que puxam a imagem estéreo para a traseira do veículo.

Ajuste seu subwoofer


O mesmo princípio que se aplica aos alto-falantes traseiros também se aplica ao subwoofer.

Você não quer apenas graves vindos da traseira do seu veículo. Esta não é uma imagem estéreo de qualidade. O que você realmente precisa fazer é usar o crossover do subwoofer corretamente.

Isso significa que você precisa definir o crossover para que seus woofers recebam e possam lidar com o máximo possível de frequências baixas, enviando apenas as frequências muito baixas para o subwoofer.

Um erro comum é que um indivíduo irá definir o crossover para o valor máximo em um subwoofer, tentando obter todos os graves vindos dele.

Para obter o melhor efeito, você deve ter alguns graves médios vindos dos woofers na frente do seu carro, para que seus ouvidos percebam os graves corretamente. Para conseguir isso, você terá que modificar os painéis das portas, porque mesmo os menores woofers de 6,5 ″ podem ter ímãs muito grandes para caber na maioria dos locais de porta padrão.

Obter conjuntos de alto-falantes correspondentes


A última coisa que vou abordar é combinar alto-falantes de fabricantes.

Se você comprou alto-falantes componentes para a frente do seu carro e leva a sério o áudio do carro, faça questão de comprar os alto-falantes correspondentes para a parte traseira e o subwoofer.

Muitos fabricantes fazem alto-falantes que funcionam bem juntos em conjuntos e se complementam em aparência e desempenho.

O fabricante normalmente fará com que esses conjuntos de alto-falantes se complementem em faixas de frequência e os projetará especificamente para clareza de som e dispersão de áudio de qualidade.

Você pode, por exemplo, usar o sistema frontal de 6,5″ JBL Stadium GTO600C e atrás, coaxial JBL Stadium GTO620 com tweeters ajustáveis.

Como o tamanho e o design da cabine do carro afetam a acústica?


A acústica de uma sala (no nosso caso, um carro) desempenha um papel fundamental em termos de como o som reverbera.

Quanto mais próximas estiverem as estruturas em que o som pode ser refletido, mais rápido ouviremos seus reflexos. É por isso que você obtém salas de concerto e auditórios amplos e abertos com muitos difusores de som.

Não podemos fazer muito sobre isso em termos de um carro porque você não pode colocar difusores de som ao longo do teto do seu veículo ou encontrar carros grandes o suficiente para que as reverberações e ecos não influenciem o som.

Como você pode ver neste estudo feito em relação à simulação de acústica interior para design de áudio no carro, o som será próximo o suficiente e impactante o suficiente para que você sempre ouça o áudio dos alto-falantes primeiro.

O som se deteriora à medida que se move de volta para dentro do carro e reflete tudo, causando padrões de frequência desiguais.

A música em um carro maior soa melhor?


Música em um carro maior pode dar aos seus ouvidos a percepção de que a música tem mais espaço para respirar (a imagem estéreo será mais expansiva).

No entanto, na maioria das vezes, a menos que você tenha um conversível ou carro do tamanho de um ônibus, os reflexos desempenharão um papel no áudio. Se a imagem estéreo não estiver configurada corretamente, não importa o tamanho do carro, a diferença será mínima.

Posso usar os mesmos alto-falantes automotivos em um Roadster pequeno e em um SUV grande?


Isso, claro, depende do tamanho dos alto-falantes, se o roadster ou SUV pode encaixá-los e qual a qualidade de som que você deseja alcançar.

O fato de você não precisar de alto-falantes grandes para obter uma excelente qualidade nega o fato de que o tamanho do carro terá um papel na qualidade do som, portanto, a situação determinará se você pode usar alto-falantes de forma intercambiável.

Novamente, a maioria dos carros, mesmo um SUV, será pequeno o suficiente para que alto-falantes maiores não influenciem significativamente esse áudio para um veículo com interior menor.

A lógica ditaria que um roadster e um SUV podem até ter o mesmo tamanho de alto-falante (6X9) ou qualquer equivalente. Esses tamanhos de alto-falante são padrão na indústria e existem muitos padrões em relação aos tamanhos de alto-falante.

Observe que alguns roadsters podem ter alto-falantes menores, assim como SUVs, porque, como mencionei anteriormente, existem diferentes tamanhos padrão de alto-falante de 3,5 polegadas até 8 polegadas.

Portanto, você pode utilizar os alto-falantes de um roadster em um SUV e vice-versa, dependendo do que eles são e para que você os usará em termos de faixa de frequência e influência geral do som.

Quantos alto-falantes o carro médio tem?


Como regra geral, para veículos menores, como um cupê, você precisará apenas de dois alto-falantes e, em quase todos os casos, esses carros virão equipados com dois.

Em alguns casos, você pode ter woofers montados na placa de montagem traseira, mas isso dependeria da marca e modelo do seu cupê.

A maioria dos sedãs e hatchbacks modernos com quatro portas terá quatro alto-falantes, dependendo do modelo e de quanto dinheiro você está disposto a gastar. Isso ocorre porque um sistema estéreo atualizado para o carro normalmente será um extra opcional.

Além disso, para alguns veículos, o sistema estéreo atualizado também pode incluir um subwoofer. Na maioria das vezes, seu carro precisará apenas de dois alto-falantes, a menos que você planeje dirigir no banco de trás ou esteja no negócio de taxiar pessoas de um lugar para outro.

Você pode obter uma excelente imagem estéreo com apenas dois alto-falantes, independentemente do tamanho do carro. Os alto-falantes traseiros geralmente estão lá apenas para ambientes e passageiros traseiros.

Observe que se o seu carro não tiver alto-falantes traseiros, você sempre pode levá-lo a uma concessionária profissional para instalá-los com suportes de montagem. Um excelente lugar para isso é Crutchfield que são conhecidos por seus serviços de áudio automotivo.

Conclusão


Agora você sabe que o palco sonoro (imagem estéreo) em seu carro é um conceito bastante delicado para entender e obter.

Você quer ouvir música com a percepção de que pode ouvir o áudio do centro de um campo estéreo de 180 graus.

Isso não é fácil porque, em um carro, você não está sentado no meio, mas no lado esquerdo ou direito, dando a você um viés de escuta. Seus ouvidos devem estar à mesma distância dos alto-falantes esquerdo e direito, o que também não é possível em um veículo para obter um ótimo palco sonoro.

No entanto, existem maneiras de combater isso, e descobrimos que você pode obter painéis projetados especificamente para abrigar seus alto-falantes, dando-lhes um som no eixo. Também descobrimos que alguns sistemas estéreo automotivos vêm com um recurso de correção de tempo integrado que seria uma das melhores maneiras de obter uma excelente imagem estéreo.

Outras boas idéias são usar alto-falantes coaxiais e redirecionar a direção e o posicionamento do tweeter. Além disso, você também deve ajustar os alto-falantes traseiros para não pressionar demais as altas frequências, pois isso atrai o áudio para a parte traseira do veículo.

Lista de fontes


Como obter a melhor imagem estéreo e palco sonoro

O que são alto-falantes de carro componente?

Como obter um bom palco de som estéreo em carros

O que é imagem estéreo e como ela é obtida em um veículo?

O que é imagem estéreo?

PAINÉIS DE KICK DE FORMULÁRIOS Q

Explicação dos tamanhos dos alto-falantes do carro:qual tamanho de alto-falante devo escolher?