>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Sistemas de Home Theater

DIY: Surround

A primeira verdadeira experiência de som surround ocorreu com o lançamento do Walt Disney Fantasia. O som do filme foi dividido em três sinais que foram dispersos entre três oradores : frontal esquerdo , frontal direito e central. Antes dessa inovação , o som era ou corrida mono ou estéreo. Hoje, o som surround está instalado em todos os teatros comerciais e pode simplesmente ser instalado em sistemas de home theater também. Aqui está o que você precisa saber sobre o som surround para que você possa instalar um sistema de áudio com qualidade de cinema em sua casa. Tipos de Sistemas de som surround

Existem três grandes produtores de sistemas de som surround para home theaters : Dolby , DTS e Sony Dynamic Digital Sound ( SDDS) . Todos eles trabalham com o mesmo princípio , que é dar ao espectador uma experiência cinematográfica mais precisa.

Os tipos mais comuns de sistemas são Dolby 5.1 e 6.1 e DTS 6.1 e 7.1. Os números representam a quantidade de canais ou alto-falantes que são utilizados com esse sistema particular. A 0,1 representa o subwoofer de baixa freqüência . Assim, um sistema 6.1 tem seis alto-falantes , além de um subwoofer para lidar com a carga de trabalho de baixa freqüência --- por exemplo, o barulho de uma explosão .
Escolhendo um sistema de som surround

Há algumas coisas a considerar antes de comprar um sistema de som surround : espaço, custo e função. Se o espaço em questão não é muito grande , um sistema menor 5,1 é provavelmente mais prático do que uma 6,1 ou 7,1 . Mais componentes de um sistema , um custo mais elevado . O custo pode valer a pena , no entanto, se você planeja usar o seu sistema de som surround extensivamente e deseja que o sistema mais alta qualidade .

A maioria dos sistemas modernos são vendidos em conjunto como uma unidade em vez de partes individuais. No entanto, quando se compra individualmente , o comprador deve certificar-se o amplificador comprado é surround capaz . Por exemplo, um amplificador de 1970 tubo não seria capaz de criar uma experiência de som surround verdadeiro .
Configurando Surround Sound

Uma vez que os componentes tenham sido comprado , o próximo passo é a colocação de alto-falante. As configurações são um pouco diferentes para cada tipo de especificações de surround , mas eles funcionam ao longo das mesmas diretrizes. As imagens abaixo ilustram as três configurações mais comuns : 5.1, 6.1 e 7.1. Estas imagens não incluem a colocação do subwoofer. Isso ocorre porque os tons de baixa frequência são omni-direcionais , então subwoofers pode simplesmente ser colocado discretamente no canto da sala.
5,1

A configuração para um 5.1 sistema é: (frente) para a esquerda, direita, centro , ( traseira) esquerda, direita e sub . Este é um sistema de seis canais.
6.1

A configuração para um sistema 6.1 é idêntico, exceto que há um alto-falante adicional no centro traseiro. Este é um sistema de sete canais
7.1

A configuração para um sistema 7.1 é: ( frente ) para a esquerda , direita, centro , ( lateral) esquerda, direita. , ( traseira) esquerda, direita, sub . Este é um sistema de oito canais .