>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Microfones direcionais x omnidirecionais


A seleção do padrão polar correto sempre deve ser levada em consideração ao escolher o melhor microfone para suas necessidades. Você precisa considerar como deseja que o microfone capte o som e, muito importante, onde o microfone será usado?

Os microfones geralmente são projetados com um propósito específico em mente. Alguns coletam o som de todas as direções quase igualmente, enquanto outros se concentram apenas em uma única fonte de destino bem na frente deles.

Saber qual é o melhor é importante para obter o melhor desempenho do microfone para o que você precisa. Então, vamos fazer uma comparação detalhada entre microfones direcionais e omnidirecionais.

Qual ​​é a diferença?


Bem, essa diferença está no que chamamos de padrão polar. Veremos isso um pouco mais de perto à medida que prosseguirmos. Mas brevemente, um microfone omnidirecional coletará o som igualmente de todas as direções independentemente de sua posição.

O microfone direcional coletará apenas o som da direção para a qual está direcionado. Ele cancelará ou pelo menos reduzirá a maior parte do ruído de fundo e do ambiente.

Claramente, eles têm pontos fortes diferentes e, portanto, você também pode dizer pontos fracos. Eles funcionarão bem em diferentes ambientes e em diferentes circunstâncias. Eles irão produzir um tipo diferente de som.

O que é um padrão polar?


Mas antes de olharmos mais de perto e fazermos comparações entre os microfones, vamos fazer uma breve pausa. Para obter uma imagem completa de ambos os microfones, precisamos nos familiarizar com o conceito de direcionalidade nos microfones. E essa área de direcionalidade é o que chamamos de Padrão Polar.

O conceito de Padrão Polar refere-se a onde o microfone coleta o som. Às vezes o som virá da frente e outras vezes da parte de trás. E, em alguns casos, de várias direções.

A principal diferença entre o microfone omnidirecional e o microfone direcional é o padrão polar. Isso se refere à sensibilidade do microfone ao som vindo de todos os diferentes ângulos possíveis. E, portanto, quanto sinal o microfone captará e de onde ele o coletará .

O microfone omnidirecional




O microfone omnidirecional ou Omni coletará o som de todas as direções igualmente. No entanto, quanto maior a frequência, mais direcional ela se tornará.

Em sua forma básica, o Omni tem uma construção mais simples do que um microfone direcional que pode fornecer um som dinâmico, mas mais limpo, com uma resposta de frequência mais plana.

Proximidade


O principal fator de quão bem o Omni capta o som é sua proximidade. Portanto, com um Omni, a direção em que o microfone é apontado não é tão importante quanto com o microfone direcional.

O microfone direcional




Eles captam o som de apenas uma direção específica, geralmente a frente, e foram projetados para reduzir ao mínimo o ruído de fundo do ambiente.

Mas, qual é o benefício de um padrão polar coletar som de uma fonte?


Existem alguns. Mas eles são melhores para gravar som ao vivo, especialmente em locais barulhentos.

Mas não são apenas os locais barulhentos onde eles se destacam. Um bom microfone direcional pode ser usado a uma distância maior da fonte alvo. Um exemplo disso pode ser um coral onde todo o som está viajando para frente, permitindo que você grave uma maior difusão de sons e vozes.

Separação de canais


O uso de um microfone direcional permite que a separação dos canais seja mais precisa. Isso ocorre porque o Omni está coletando som de todo o lugar. Se a separação de canais for importante, o microfone direcional será melhor.

Tipos de padrões polares direcionais


Existem cinco padrões polares principais usados ​​em microfones direcionais. A diferença entre eles é quão estreita é a área de coleta de som na frente. Então, vamos dar uma olhada nas três opções mais comuns:
  • Cardioide
  • Supercardioide
  • Hipercardióide

O padrão polar cardióide




Este é facilmente o padrão polar mais comumente usado, especialmente em estúdios de gravação para vocais. A característica direcional significa que o som fora do eixo será rejeitado, portanto, haverá muito pouco transbordamento de outras vozes ou instrumentos, bem como quase nenhuma reflexão da sala.

Apesar de ser o mais utilizado, apresenta alguns problemas potenciais. Por exemplo, pode haver variações tonais na gravação se o cantor mudar de posição.

Não fique muito perto de um cardioide


Microfones cardioides também podem exibir o que é chamado de “efeito de proximidade”, que é um aumento no sinal de graves se você chegar muito perto do microfone. Você tende a não conseguir isso com um microfone Omni. No entanto, a menos que você queira um som vocal realmente incomum, você nunca usaria um microfone definido como omnidirecional para gravar uma única faixa vocal.

Independentemente desses dois fatores, o padrão polar direcional cardióide é o mais utilizado. E é considerada uma opção segura ao gravar vocais no estúdio . Também é um grande vencedor na gravação de instrumentos e pode lidar com praticamente tudo.

O padrão supercardióide


Como você pode esperar do nome, é semelhante ao Cardioid. Mas o Supercardioid tem um ângulo de coleta de som mais estreito e estreito do que o Cardioid.

Portanto, oferece uma maior rejeição de sons das laterais do microfone. Mas, ao fazê-lo, torna-se um pouco mais sensível aos sons da parte traseira.

Melhor isolamento e feedback reduzido


O Supercardioid lhe dará um maior nível de isolamento dos problemas de ambiente ou ruído ambiente. Também é menos provável que haja feedback do que o padrão Cardioide, mesmo quando o nível de ganho é muito maior.

No entanto, a desvantagem é que eles tendem a não funcionar tão bem para vocais se o cantor é um 'mover'. Se eles tendem a se mover muito enquanto cantam, como muitos fazem, isso pode afetar a qualidade da gravação. O usuário precisa entrar naquele ponto de coleta de som apertado e estreito e ficar lá, o que é mais fácil dizer do que fazer para a maioria dos cantores. Mas para algo estático, como uma caixa para um baterista de chimbal forte, eles são a escolha perfeita.

O Supercardiod é muitas vezes confundido com o hipercardióide, então vamos dar uma olhada nisso.

O padrão hipercardióide


Como seria de esperar, este é um microfone que também oferece um padrão muito direcional. O ponto de coleta de som é ainda mais estreito que o Supercariod e ainda mais sensível aos sons a que se destina. Portanto, eles têm ainda menos sensibilidade lateral do que cardioide ou supercardioide, mas têm mais sensibilidade na parte traseira. Esses fatores os tornam uma boa escolha para gravar qualquer som isolado e estático.

O hipercardióide rejeitará praticamente todo o ruído ambiente ao seu redor. Mas como mencionei, seu ponto de captura de som é muito estreito. Portanto, não é muito indulgente se você sair de seu alcance, mesmo que ligeiramente.

O que podemos ver de tudo isso




A primeira coisa que é muito óbvia é que a verdadeira diferença entre eles é a operação de coleta de som. Simplificando, uma coleta de uma fonte de destino menor. O outro coleta de todo o microfone.

Isso significa que você terá que escolher seu microfone com muito cuidado para se adequar perfeitamente ao que deseja fazer com ele. Mas mesmo assim, há anomalias envolvidas. Então, vamos ver alguns deles…

Vazamento


Esta é uma palavra que você ouvirá com bastante frequência dentro e ao redor dos estúdios e na engenharia de som ao vivo. Você também pode usar a palavra transbordamento. Ocorre quando dois ou mais instrumentos ou fontes de som estão sendo tocados ao mesmo tempo.

Talvez uma guitarra, um vocal e até um violino. Todos eles podem ter seus microfones individuais, mas o microfone para o vocal também pode estar captando o som do violino. Isso é o que se chama de vazamento.

Os engenheiros de som têm pavor disso, e usar um microfone Omni definitivamente não lhe dará a separação necessária. Nesse caso, o microfone direcional cardióide, hiper ou supercardióide é a melhor escolha, pois reduzirá o risco de transbordamento.

Mas às vezes…


O overspill pode criar uma atmosfera "arejada" para a gravação. Dá a impressão do som de uma sala e espaço natural, o que em algumas situações pode ser uma vantagem. Por exemplo, um violão gravado em uma sala de som agradável pode ter uma vida completamente diferente e muito maior se for gravado com um microfone omni em vez de um direcional.

Como eu continuo voltando, vai depender das circunstâncias da gravação que tipo de microfone ou padrão polar você deve usar.

Comentários


Há também diferenças na natureza do feedback produzido por ambos os tipos de microfones. O microfone direcional geralmente fará feedback nas frequências mais altas. A maioria dos Omnis geralmente realimentam nas áreas de graves de baixa frequência.

It also builds in different ways. Directional mics, if pushed too far, will suddenly feedback. Whereas the Omni mics feedback will build more slowly. However, it is best not to reach the point of feedback, of course, and every good sound engineer should always keep all levels within acceptable levels, although this can be difficult when working with live performance sound and inexperienced musicians.

Directional vs Omnidirectional Microphones – What Are The Options When Buying?


There are plenty to choose from at all prices. There will be a mic to suit you at a price that is right, that is for certain. So, here are a couple of great options.

Starting off with the Shure SM57-LC Cardioid Microphone, which is easily one of the most versatile and famous mics in history, a real workhouse that produces great results wherever it is used.

Or, for a superb Omnidirectional option, which is also very versatile, go for the Audio-Technica AT4022 Omnidirectional Condenser Microphone. Or, for a high-quality Hypercardioid option for a narrow and defined sound collection, I would recommend the Beyerdynamic M201 TG Classic Dynamic Hypercardioid Microphone.

Or for some excellent comparisons, check out our in-depth reviews of the Best Vocal Mics, the Best Dynamic Microphones, the Best Shure Microphones, the Best Microphones for Recording Rap Vocals, the Best Condenser Microphones, or the Best XLR Microphones currently on the market.

Plus, for the best possible sound capture, you may also need the Best Microphone Preamp, as well as the Best Microphone Stands, and the Best XLR Cables for Microphones you can buy in 2022.

Directional vs Omnidirectional Microphones – What Should you choose?


I can’t really answer that. I can only lay down the points that might be relevant. It will depend on where and how you want to use your microphone. 

I have heard it said that sound engineers in some studios use Directional Cardioid mics because they are scared. They don’t want to try something new, so they ‘run home to mama.’ And stay with what they know.

However, I think the engineers that I have known wouldn’t be labeled as scared. And they certainly wouldn’t be afraid to try something new. They used the Directional cardioid pattern because, in the circumstances, it produced the best results.

And that is what you must do, choose the mic that will give you the best results. Forget everyone else; it’s about what you want and need to get the sound you want. Directional or Omnidirectional ? They both have their positives and negatives, as most things do. Choose wisely because it is going to make a difference.

Feliz gravação.