>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Microfone condensador cardioide AT2035 da Audio-Technica

Visão geral


O microfone condensador cardioide Audio-Technica AT2035 foi desenvolvido para aplicações críticas em estúdios domésticos e profissionais, bem como performances ao vivo. Construído de forma sólida, oferece detalhes sonoros excepcionais com ruído muito baixo.

Está equipado com um filtro passa-altas comutável que desliga as frequências graves abaixo de aproximadamente 80 Hertz (Hz). Além disso, um pad comutável de 10 decibéis (dB) permite gravar até mesmo os instrumentos mais altos.

Incluído no pacote está um suporte de choque personalizado. É feito de plástico, mas parece muito durável. Também é fornecida uma bolsa protetora acolchoada.
Então, vamos dar uma olhada no AT2035 e ver se ele precisa estar no seu armário de microfone?


Coisas técnicas


O AT2035 é um microfone condensador de diafragma grande (0,96 polegadas). Os microfones condensadores são consideravelmente mais sensíveis ao som do que os microfones dinâmicos, por isso costumam ser preferidos para gravação, especialmente para vocais e instrumentos acústicos.

No entanto, eles também são mais frágeis e são facilmente danificados se caírem. Portanto, eles não são frequentemente usados ​​em apresentações ao vivo, onde há uma chance de serem derrubados.


Padrão Polar


O AT2035 tem um padrão polar cardióide.
O que é isso?
O padrão polar de um microfone é sua sensibilidade ao som vindo de diferentes direções. O nome significa simplesmente que a resposta é plotada em um gráfico polar, como olhar para a Terra no Pólo Norte.



Um padrão cardióide se assemelha ao formato de um coração ou maçã, com a covinha central voltada para fora. É mais sensível diretamente na frente (“no eixo”) e um pouco menos sensível nas laterais, ou “fora do eixo”. O som vindo de trás é fortemente rejeitado.

Essa resposta torna os microfones cardióides uma boa opção para gravar uma única voz ou instrumento. Também é ideal para dublagens, especialmente se você também estiver digitando em um teclado que pode estar posicionado atrás do microfone.

Resposta de Frequência


O AT2035 tem uma resposta de frequência nominal de 20 – 20.000 Hz. Isso é bastante típico para um microfone condensador de qualidade. Isso é medido “no eixo”, diretamente na frente do microfone e a pelo menos 12 polegadas de distância. Claro, como acontece com qualquer microfone direcional, está sujeito ao “efeito de proximidade”. Este é um aumento na resposta de baixa frequência que acontece se a fonte de som estiver muito próxima.
Mas fica melhor que isso...
Em um exame mais detalhado, este microfone parece ainda melhor. A resposta de frequência é praticamente plana de 200 a 10.000 Hertz, caindo apenas alguns dB abaixo de 100 Hz e acima de 16 kHz.



Além disso, um pequeno pico de cerca de 3 dB entre 10 – 13 kHz ajuda a adicionar uma leve nitidez aos vocais, pratos, tarolas e qualquer outra coisa com muita energia de alta frequência. Essa resposta de frequência uniforme torna o AT2035 uma boa opção para gravar qualquer fonte de áudio de faixa completa.
O AT2035 inclui um filtro de corte de graves…
Quando a chave do filtro está ligada, a resposta de frequência começa a diminuir cerca de 10 dB por oitava a partir de cerca de 120 Hertz (então é -10 dB a 60 Hertz e -20 a 30 Hertz). Isso está de acordo com o gráfico de resposta de frequência publicado da Audio-Technica, embora a especificação do microfone diga que o roll-off é na verdade 12 dB por oitava de 80 Hertz.

Sensibilidade


A sensibilidade de um microfone é a razão entre sua tensão de saída e a pressão de entrada. Em termos leigos, mede quão grande será a tensão de saída para um determinado nível de som. Quanto maior a sensibilidade, maior a saída. A sensibilidade é geralmente medida com uma onda senoidal de 1 kHz a um nível de pressão sonora (SPL) de 1 pascal (Pa), ou 94 dB.

O AT2035 tem uma sensibilidade nominal de -33 dB (22,4 mV). Os microfones condensadores típicos estão na faixa de -42 a -30, colocando o AT2035 perto da extremidade superior (um número negativo menor significa uma tensão de saída mais alta). Para colocar isso em perspectiva, o conhecido microfone vocal dinâmico Shure SM58 é classificado em -56 dB, cerca de 150 vezes menor.

Nível Máximo de Som de Entrada


Esta especificação informa o som mais alto que um microfone pode suportar sem distorção grave ou até mesmo danos. Novamente, geralmente é medido com uma onda senoidal de 1 kHz.

O AT2035 pode lidar com 148 decibéis ensurdecedores com apenas 1% de distorção harmônica total (THD). Isso é tão alto quanto a decolagem de um caça. Em outras palavras, ele pode lidar com praticamente qualquer coisa que você possa jogar nele, incluindo um bumbo, amplificador de guitarra, instrumento de sopro ou vocais muito altos.

Além disso, o AT2035 possui um interruptor de pad que corta a entrada em 10 dB, para que você possa gravar sons com segurança até 158 dB.

Faixa dinâmica e ruído


A faixa dinâmica é uma proporção entre o som mais baixo e o mais alto que um microfone pode captar. O AT2035 tem uma faixa dinâmica nominal de 136 decibéis.

Para colocar isso em perspectiva…

Pesquisas determinaram que uma faixa dinâmica de 118 dB em um fluxo de áudio digital é suficiente para um ouvinte considerar a reprodução de música em um ambiente silencioso como livre de ruído. Um disco compacto tem uma faixa dinâmica percebida de 120 dB com dither em forma de ruído.



Infelizmente, todos os microfones geram algum ruído de fundo na forma de silvo, quanto menos, melhor. Este ruído é medido comparando-o com uma entrada padrão de 94 dB. A relação sinal-ruído do AT2035 está 82 dB abaixo dessa referência, o que é mais do que aceitável e significativamente melhor que a média.

Detalhes diversos


O AT2035 é um microfone condensador, portanto, precisa de uma fonte de alimentação CC. Em outras palavras, você deve conectá-lo a um mixer ou a uma interface de áudio que possa fornecer “phantom power”. A tensão ideal é de 48 volts, mas o AT2035 funcionará dentro de uma faixa de 11 a 52 volts.



Fisicamente, é razoavelmente grande, mas não volumoso, com 17 cm de comprimento e cerca de 5,2 cm de diâmetro. Com uma carcaça e grade pretas em metal, pesa 403 gramas, sem contar o conjunto de montagem antichoque AT8458 incluído. Portanto, certifique-se de montá-lo em um suporte de microfone ou haste resistente para evitar danificá-lo.

O AT2305 tem uma impedância nominal de 120 ohms e vem com um conector macho XLR de 3 condutores padrão. O cabo não está incluído.

Por último, mas não menos importante, o AT2035 vem com garantia de 1 ano.

Como soa?


Em uma palavra, ótimo! O AT2035 é acusticamente transparente , capaz de capturar fielmente voz, guitarra acústica ou elétrica, metais ou praticamente qualquer coisa que você precise gravar. E um par de AT205 pode ser usado como microfones suspensos para bateria ou como microfones de sala.

Há um aumento notável nas frequências mais baixas quando você coloca o AT2035 muito perto de sua boca ou de um instrumento de alcance total, talvez 6 polegadas ou mais próximo. Esse “efeito de proximidade” é normal para qualquer microfone e, se você não estiver ciente disso, poderá ficar desapontado se as gravações soarem muito atrevidas.

Na verdade, a única desvantagem real do AT2035, se houver, é que ele é tão sonoramente neutro. Ele não transmite nenhum caráter especial ou “calor”, como alguns dos microfones mais caros.

Para melhores resultados, especialmente para vocais, você deve usar um filtro pop (para-brisa). Isso não está incluído, então você precisa comprá-lo separadamente.

Audio-Technica AT2035 Prós e contras


Prós
  • Qualidade de som incrível considerando o preço.
  • Som natural e uma resposta equilibrada.
  • Alta qualidade crocante e bem detalhada.
  • Baixo ruído próprio.
  • Lida muito bem com alta pressão sonora.
  • Vem com um suporte de choque decente.



Contras
  • O padrão polar único limita as opções de gravação.
  • Nenhum caso.


Mais opções de super microfone


Você pode estar procurando mais do que um microfone condensador de qualidade acessível? Se sim, vale a pena conferir nossas análises do Melhor microfone de bateria, os melhores microfones dinâmicos, o melhor microfone barato abaixo de 50 dólares, os melhores microfones para gravação de guitarra elétrica, os melhores microfones vocais e os melhores microfones sem fio do mercado .

Você também pode desfrutar de nossa análise detalhada dos melhores pré-amplificadores de microfone do mercado.

Conclusão


O microfone condensador cardioide AT2035 é excelente custo-benefício . Ele preenche um nicho valioso entre microfones de podcasting USB mais baratos e modelos de estúdio muito mais caros. A um preço razoável, a qualidade geral de áudio e construção é comparável a equipamentos muito mais caros . A montagem de choque incluída é um bom bônus.

Soa muito neutro, não adicionando praticamente nenhuma coloração ao som. O nível de ruído é bastante baixo, então você pode captar detalhes sonoros silenciosos. Ao mesmo tempo, pode lidar com níveis de som extremamente altos .

Então, se você está fazendo gravações multipista de guitarras, bateria e vocais, ou se você só precisa gravar sua voz para o seu canal do YouTube, o Audio-Technica AT2035 será adequado.

Boa gravação!