>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Colunas & Subwoofers

Como conectar subwoofers passivos a amplificadores estéreo de 2 canais


Se você deseja conectar subwoofers passivos à sua configuração de home theater existente, temos todas as instruções detalhadas para você. Como a maioria dos audiófilos lhe dirá, os subwoofers passivos não contêm amplificadores e, portanto, devem ser conectados a um amplificador externo para obter o desempenho adequado do seu subwoofer.

Para conectar um subwoofer passivo ao seu amplificador, você pode usar cabos RCA para conectar a saída do amplificador à entrada do sub. Explicamos mais abaixo:
  1. Certifique-se de que o amplificador esteja desligado.
  2. Procure um conector no amplificador rotulado como Efeitos de baixa frequência, LFE ou talvez saída de subwoofer.
  3. Conecte os cabos RCA neste soquete.
  4. Conecte a outra extremidade do cabo RCA no conector de entrada do subwoofer no subwoofer
  5. É isso aí, a conexão está completa!

Para um procedimento mais detalhado, discutiremos as instruções em detalhes abaixo. Mas primeiro, vamos entender o que é um subwoofer passivo.

O que é um subwoofer passivo?


Subwoofers passivos são subwoofers que precisam ser emparelhados com um amplificador externo como alto-falantes tradicionais. Um subwoofer alimentado por outro tem um amplificador independente.

Como você deve ter adivinhado, os subs alimentados vêm com um amplificador embutido em oposição aos passivos.

Como tal, a integração real dos dois subwoofers com o seu sistema de áudio doméstico é bastante diferente dependendo do tipo de subwoofer que você escolheu.


O que é um estéreo de 2 canais?


Um sistema de som surround é o que você precisa para desfrutar do melhor desempenho de áudio ao assistir a um filme.

Um sistema de 2 canais é o sistema estéreo mais simples que não oferece som surround, mas tenta proporcionar uma experiência melhor do que um único alto-falante.



Isso ocorre porque um sistema de dois canais fornece o som em várias direções, tentando replicar a maneira como um som estéreo funciona.

Em um sistema de 2 canais, os componentes principais incluem dois alto-falantes (direito e esquerdo), um amplificador e a fonte de áudio (pode ser um receptor).

Isso o torna ideal para conectar com um subwoofer passivo, pois seu receptor vem com um amplificador embutido (embora algumas configurações possam ter um amplificador adicional). Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher seu equipamento para configurar seu sistema de áudio doméstico:
  • Oradores – Você vai querer alto-falantes com capacidade de manuseio de alta potência, baixa distorção e um som balanceado. É aconselhável usar alto-falantes de ampla dispersão para movê-los facilmente sem alterar a qualidade ou o volume do áudio.
  • Amplificador/Receptor – Ao escolher um receptor/amplificador, você desejará um com configurações estéreo dedicadas e uma alta potência. O receptor certo permitirá que você toque sua música sem distorção em volumes altos, especialmente nas notas altas.
  • Cabos – Em um sistema estéreo de 2 canais, todos os componentes, incluindo os cabos dos alto-falantes, devem ser da mais alta qualidade. Isso garante que os sinais que chegam ao subwoofer e aos alto-falantes sejam os mais limpos possível.


Como conectar seu Subwoofer passivo para o seu Estéreo de 2 canais:passo a passo


Como mencionado anteriormente, os subwoofers passivos devem ser conectados a um amplificador externo, pois não possuem amplificadores internos.

Aqui estão os passos a seguir ao conectar seu subwoofer com um amplificador estéreo de 2 canais.

1. Certifique-se de que tudo está desligado


Antes de conectar os componentes do sistema, certifique-se de que o sub e o amplificador estejam desconectados da energia e desligados.

2. Conecte corretamente o subwoofer a um amplificador externo


Antes de iniciar o processo de configuração, você precisa decidir onde seu subwoofer ficará. Felizmente, o sub não requer muito empurrão direcional, embora o posicionamento adequado do subwoofer seja fundamental para obter o melhor desempenho de áudio do seu sistema.



Para iniciar a conexão real, conecte o subwoofer ao seu amplificador externo usando cabos RCA. No entanto, você precisará usar dois conjuntos de cabos se quiser obter uma configuração estéreo. Ainda bem que a maioria dos cabos RCA vem em pares, como o Plugue Monoprice 1,5 pés Premium 2 RCA. Essencialmente, o processo de configuração envolve conectar a saída do seu amplificador à entrada do seu subwoofer. No seu amplificador, o conector pode estar rotulado como “saída do subwoofer”. Se o seu receptor não tiver saída de sub, observe que existem muitas outras maneiras de conectar seu subwoofer a um amplificador que não tenha saída de sub.

3. Verifique seu subwoofer


Se você tiver algum problema, você precisa verificar o sub. Este passo requer alguma compreensão do seu subwoofer.

O subwoofer pode estar usando um sistema de bobina de voz única, o que significa que terá um terminal negativo e um positivo.

Alternativamente, pode estar usando um subwoofer de bobina dupla, o que significa que virá com dois terminais negativos e dois positivos e possui dois drivers separados dentro com bobinas isoladas.

Os subwoofers de bobina dupla são altamente flexíveis em comparação com os subwoofers de bobina única, pois possuem várias opções de fiação. No entanto, pode ser necessário verificar o manual do subwoofer para obter mais detalhes se não tiver certeza.

3. Conecte seu amplificador e receptor estéreo


Dado que os receptores modernos são essencialmente sintonizadores com amplificadores embutidos, as funções de um receptor e um amplificador externo podem se sobrepor.

No entanto, um receptor audiovisual funciona como um centro de distribuição de áudio, permitindo que você combine o som da sua TV com a saída do seu sistema de áudio doméstico.

Para conectar seu amplificador ao receptor estéreo, você precisará conectar os cabos do receptor ao amplificador para sincronizar o som de todo o sistema.

Nesta etapa, você precisará conectar um cabo do soquete pré-saída do receptor e conectar a outra extremidade ao conector de entrada do seu amplificador externo.

4. Conecte os alto-falantes ao receptor ou amplificador


Conectar seu receptor bidirecional com seus alto-falantes deve ser seu último passo para desfrutar de um desempenho de áudio com qualidade de audiófilo.



Felizmente, isso é muito fácil de fazer, pois seu receptor terá portas de saída rotuladas como front ou main. É aí que vão os fios do alto-falante.

Ao conectar os alto-falantes, certifique-se de que os alto-falantes direito e esquerdo estejam conectados adequadamente.

Além disso, você deve garantir que o terminal positivo do seu receptor vá para o terminal positivo do seu subwoofer para evitar problemas de polaridade. Para obter instruções mais detalhadas, veja como conectar até quatro alto-falantes a um amplificador de dois canais.

Conectar seus alto-falantes deve completar a conectividade. Depois disso, você pode ajustar o desempenho do seu usando os controles do seu receptor. Você pode então ligar a fonte de alimentação do seu receptor e começar a desfrutar do seu desempenho de áudio.


Subwoofer passivo e potência do amplificador


A coisa crítica a lembrar ao emparelhar um subwoofer passivo com seu receptor ou amplificador estéreo é que ele precisa produzir energia suficiente para sustentar seus efeitos de graves.

Como tal, você precisará garantir que os graves do seu subwoofer não drenem a fonte de alimentação do receptor quando conectado.

A quantidade de energia necessária para executar tal sistema depende do tamanho da sua sala de mídia e dos requisitos do seu subwoofer.

No entanto, conectar seu subwoofer passivo ao seu amplificador estéreo de 2 canais não é um processo complicado, semelhante a conectar um alto-falante tradicional a um amplificador. No entanto, você deve entender que emparelhar um subwoofer passivo com seu amplificador é bem diferente de emparelhar um subwoofer amplificado.


Existem opções melhores?


Muitas pessoas optam por conectar seu subwoofer a um amplificador monobloco. Um amplificador monobloco é um amplificador de canal único especialmente projetado para subwoofers porque eles amplificam apenas sons de baixa frequência.

Dessa forma, você terá uma melhor separação de frequência e uma melhor resposta geral de frequência do seu sistema de áudio. Você pode descobrir mais sobre o que é um amplificador monobloco se isso soa interessante para você.


E se meu subwoofer não tiver saída LFE ou de subwoofer?


Muitos amplificadores estéreo têm uma “saída de subwoofer” que geralmente é apenas uma saída de pré-amplificador. Isso significa que é apenas um sinal de nível de linha normal que usa o crossover no sub para decidir qual faixa de frequência filtrar.

No entanto, nem todos os amplificadores têm este subwoofer e, de fato, não é a melhor maneira de conectar um sub para obter o melhor desempenho. O melhor método funcionará mesmo se o amplificador não tiver uma conexão de saída de subwoofer, mas você precisa de um subwoofer que possa aceitar uma entrada de “alto nível” (também chamado de “nível de alto-falante”).

Com este método, tudo o que você precisa fazer é conectar o subwoofer à parte traseira do amplificador, onde normalmente conectaria seus alto-falantes. No entanto, você precisa ter cuidado porque, como você está usando um subwoofer passivo, ele extrairá energia do amplificador. Com um subwoofer ativo, você não teria esse problema.

Uma solução fácil para isso é configurar seu amplificador como um amplificador monobloco usando um interruptor mono. Desta forma, você duplicaria a potência de saída para o sub. Isso é semelhante a como você conectaria dois canais a um alto-falante.

No entanto, você ainda precisa ter cuidado e garantir que o amplificador esteja alimentando o sub com energia suficiente. Você pode calcular isso verificando a saída de potência do amplificador e, em seguida, verificando quanta corrente o sub vai puxar com base em sua impedância.

Como você conecta um subwoofer passivo a um amplificador mais antigo?


Um sub com entradas de nível de alto-falante é muito mais fácil de conectar a um amplificador ou receptor mais antigo. Para fazer isso, conecte as saídas do alto-falante na unidade de origem usando o fio do alto-falante e as entradas correspondentes no subwoofer. Além disso, você pode até alimentar os alto-falantes do amplificador ou receptor ao mesmo tempo.

Como conectar o subwoofer ao receptor sem saída de subwoofer


Existem dois métodos mais comumente usados ​​com subwoofers amplificados.

Método nº 1


Os receptores que vêm sem saídas de subwoofer terão principalmente saídas de pré-amplificador na parte traseira. Você pode usar as saídas do pré-amplificador para conectar o subwoofer ao receiver. Além disso, todos os receptores possuem entradas RCA. Você pode usá-los para se juntar ao sub. Se o seu receptor vier com apenas um RCA, use um “Y-Adapter” para realizar a conexão.

Método nº 2


Você pode usar este método se o seu receptor não tiver saídas de pré-amplificador. Nesse caso, você tratará o subwoofer como um alto-falante e o conectará ao amplificador.

Conecte os terminais frontal e direito do receiver aos terminais esquerdo e direito do subwoofer.

No entanto, se você tiver subwoofers passivos, precisará de um amplificador externo para conectar ao receptor para fornecer a potência necessária. Neste caso, você conectará o receptor ao amplificador e, em seguida, o amplificador ao subwoofer.

Resumo


Quando se trata de obter o melhor desempenho de áudio do seu sistema de áudio doméstico, emparelhar um subwoofer passivo com seu amplificador é fácil e simples. Tudo o que você precisa fazer é conectar com um cabo RCA e depois conectar o restante dos dispositivos.

No entanto, muitos audiófilos dirão que é necessário um pouco de experimentação ao configurar seu sistema, para garantir que o posicionamento do subwoofer permita obter o melhor desempenho de áudio. Por fim, confira nosso guia sobre como conectar alto-falantes passivos a amplificadores.