>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Amp monobloco vs amplificador de 2 canais:qual é o certo para você?


Um amplificador monobloco é apenas um único canal. Por outro lado, o de dois canais possui 2 canais, cada um com suas entradas/saídas. Cada um pode ser amplificado independentemente para permitir certos recursos como som surround ou bi-amplificação.

Os amplificadores Monobock são amplificadores de um canal ou amplificadores mono. Você pode usá-los para alimentar subwoofers apenas. Por outro lado, amplificadores de 2 canais são amplificadores estéreo que podem ser usados ​​para alimentar 2 alto-falantes, então você pode usá-los para as portas e/ou alto-falantes traseiros, use um amplificador de 2 canais.

Leia para saber mais.

Especificações do amplificador monobloco



1. Design/Portabilidade


Os amplificadores monobloco geralmente são muito leves e compactos devido à falta de componentes internos, como potenciômetros, transformadores e cabos de alimentação.

Isso os torna ótimos para transporte e instalação em espaços apertados, como atrás ou embaixo de um assento de carro.

Os monoblocos também podem ser embutidos ou montados fora do seu veículo, um exemplo seria alimentar os alto-falantes do seu barco com um amplificador monobloco em vez de 2.

2. Preço e orçamento


A faixa de preço para este tipo de amplificador é geralmente muito alta. Isso ocorre porque os entusiastas de áudio automotivo mais experientes geralmente os compram, instaladores de som ou mecânicos que fazem instalações de carros como seu trabalho em tempo integral.

Eles provavelmente lhe darão um preço acessível se você negociar com eles. Os preços variam dependendo do nome da marca, potência (classe), recursos integrados (controles de tom, etc.) e qualidade geral dos materiais usados.


3. Qualidade de som


Este tipo de amplificador é tipicamente muito alto. Eles produzem um som limpo e claro principalmente se você usar um cabo de alto-falante adequado com fio de cobre dentro ou cabo sem oxigênio.

Este tipo de amplificador não foi projetado para SQ ou qualidade de som. Destinam-se principalmente a aumentar a saída de volume do sistema de áudio do seu carro.

4. Conectividade


A maioria dos amplificadores monobloco tem entradas e saídas RCA, para que você possa conectá-los a outros amplificadores externos. Isso é, se desejar, alimentar vários alto-falantes/subwoofers de uma só vez ou usar apenas uma entrada para “encadear” entre os dois amplificadores.

Dessa forma, você só precisa de um conjunto de fios de alto-falante que vão da unidade principal para cada amplificador.

No entanto, se você acha que isso seria muita fiação no painel do seu carro, você sempre pode comprar um amplificador com conectividade Bluetooth como o JL Audio Slash Series, que é 100% sem fio.

Se você tiver mais de um subwoofer, poderá conectá-los a um amplificador mono usando vários métodos. Por exemplo, confira este guia sobre como você pode conectar 2 subs a um amplificador monobloco. Isso é especialmente fácil de fazer se você quiser conectar dois subs a um monobloco com dois terminais.

5. Considerações de espaço


Este tipo de amplificador não possui componentes internos, então você não precisará encontrar espaço extra para nada além do próprio amplificador.

A única coisa que você deve ter em mente é se o seu carro pode ou não encaixar um monobloco com espaço suficiente para conectá-lo a outro subwoofer, se necessário.

Se isso é algo em que você está interessado, compre um desses amplificadores sem gabinete e, em vez disso, coloque-o no chão do seu porta-malas para obter energia instantânea do subwoofer.

Para saber mais sobre amplificadores monobloco, confira nosso guia de amplificadores monobloco.

6. Ajuste


Se você deseja sintonizar corretamente seu subwoofer, você precisa sintonizar seu amplificador monobloco. Para fazer isso, gire o botão de volume continuamente até atingir o volume máximo sem ouvir nenhuma distorção. Este volume será o seu volume máximo de afinação.

Especificações de amplificadores de 2 canais



1. Design/Portabilidade


A opinião pública é que um amplificador de 2 canais precisa ser bem projetado, fácil de colocar em qualquer sala e compacto o suficiente para caber no chão ou em pequenas prateleiras. O tamanho não deve limitar ao selecionar um amplificador, pois muitos modelos não ocupam muito espaço.

2. Preço e orçamento


Um amplificador de 2 canais pode custar entre US$ 100 e US$ 150, dependendo de onde você o compra e quais recursos você deseja em seu amplificador. Alguns amplificadores têm uma estética de design à qual se presta atenção, enquanto outros fornecem qualidade de som de alta fidelidade a um preço baixo.

3. Qualidade de som


A qualidade do som sempre será importante ao considerar a compra de um amplificador, pois afeta a experiência de audição do usuário. A maioria dos consumidores procura amplificadores de 2 canais que tenham reprodução de som de alta fidelidade.


4. Conectividade


A conectividade do amplificador é determinada por quantos alto-falantes ele pode alimentar, quantas entradas/saídas Aux e quais outros dispositivos você pode conectar.

Este é um excelente exemplo de um amplificador com ótima conectividade é o Rockville RVAMP2CH. Você pode conferir nosso guia sobre amplificadores Rockville para saber mais. Possui saídas de gatilho de 12V para ligar/desligar equipamentos auxiliares automaticamente quando ligado ou desligado.

Ele também possui entrada RCA para conectar várias fontes como players de vídeo iPod, receptores de satélite SAT, etc.

5. Considerações de espaço


Alguns amplificadores podem ser montados na parede, mas não cabem atrás das almofadas dos assentos dos carros, enquanto alguns modelos são feitos especificamente para instalação em carros.

6.Ajuste


Para sintonizar corretamente um amplificador de 2 canais, você precisa definir o seguinte corretamente:

Volume: Ajuste o volume ao máximo que puder sem distorção. Neste ponto, ative o ganho e o reforço de graves do seu amplificador para zero e ative os filtros de crossover para off ou full.

Ganho: Aumente lentamente o ganho até atingir o máximo que você pode ir sem distorção de direção.

Reforço de graves: Você pode deixar esta configuração intocada se você se preocupa com a longevidade do seu sistema. No entanto, o volume é o único fator importante para você, você pode ativar o reforço de graves.

Prós do amplificador monobloco

  • Eles podem fornecer duas vezes mais oscilação de tensão em cargas de baixa impedância, pois cada transistor oferece metade da oscilação de corrente e tensão para cada saída.
  • Os amplificadores monobloco usam menos peças do que um amplificador estéreo comparável:um transformador de potência, um ou dois transistores de saída e um capacitor grande na entrada de alimentação do amplificador (duas tampas no caso de ponte mono). Por definição, os monoblocos usam apenas um chassi.
  • Eles podem fornecer mais potência para alto-falantes de baixa impedância. Isso ocorre porque eles efetivamente têm o dobro do ganho de tensão que dois amplificadores separados que os conduzem.
  • O isolamento geral entre os canais é melhor do que o de um amplificador estéreo. Portanto, haverá menos interação entre os canais esquerdo e adequado, resultando em imagens e apresentação de som superiores.
  • Se a impedância mínima não cair muito, eles podem acionar qualquer alto-falante.
  • Os monoblocos podem ser expandidos estéreo-mono, o que lhe dará quatro canais de potência de amplificação.

Contras do amplificador monobloco

  • A fonte de alimentação do monobloco é limitada à fonte de alimentação de um amplificador.
  • Uma falha em um canal colocará todo o amplificador fora de operação.

Prós do amplificador de 2 canais


1. Para sistemas Hi-Fi e home theater :O amplificador de 2 canais pode ser aplicado a sistemas de som hi-fi ou sistemas de home theater/surround.
2. Excelente desempenho de energia :Construído com tecnologia linear por circuito Classe AB e Classe D, amplificadores de 2 canais podem produzir uma saída de alta potência com baixa distorção ao mesmo tempo.
3. Flexibilidade :Existem muitos tipos de amplificadores de 2 canais para escolher - de multicanais a blocos mono, dependendo do que você precisa deles.
4. Bom desempenho de ruído :Como existem apenas duas saídas em vez de várias, a distorção cruzada durante o processo de saída será muito menor quando comparada com o amplificador multicanal.
5. Baixo consumo de energia :Para maximizar a economia de energia, a maioria dos designs modernos para este tipo de amplificador usa tecnologia de drive Classe D ou Classe G que permitirá produzir mais saída com menos potência.
6. Custo mais baixo :Em comparação com os amplificadores multicanal, os amplificadores de 2 canais são mais baratos de produzir, o que geralmente se traduz em um preço mais baixo para usuários finais como você e eu.

Contras do amplificador de 2 canais

  • Flexibilidade limitada
  • Controle limitado de várias zonas

Amp monobloco vs. 2 canais:como eles diferem?


Os amplificadores monobloco são usados ​​para alimentar um único subwoofer após a saída do pré-amplificador do amplificador alimentar os alto-falantes frontais. Em uma configuração de 2 canais, você pode usar um amplificador para cada alto-falante.

Um amplificador mono é geralmente usado quando você quer mais potência do que o que pode ser fornecido a partir de um amplificador tradicional de 2 canais. Isso ocorre porque a maioria dos amplificadores de 2 canais produz cerca de 75W por canal (4 ohms).

Isso significa que, se eles fossem unidos, a potência resultante daria 150W – o que fica aquém da quantidade ideal que a maioria das pessoas gostaria para seus sistemas de áudio de carro. Os amplificadores mono normalmente fornecem 200W ou mais por canal (4 ohms).

Conclusão


A principal diferença entre os dois amplificadores é a saída de potência, onde os monoblocos tendem a produzir mais potência do que os amplificadores de 2 canais.