>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Você pode usar um receptor estéreo para som surround?


Então, você tem uma configuração estéreo doce, mas sempre parece estar faltando algo no som que você ouve. Então, você pode estar se perguntando se é possível usar seu receptor estéreo para obter aquele som surround doce que você deseja.

Você não pode usar um receptor estéreo para som surround. Surround e estéreo são dois tipos diferentes de som e possuem amplificadores diferentes construídos para eles, portanto, não é possível usar um receptor/amplificador estéreo para som surround. No entanto, é possível criar uma mistura dos dois sistemas de som.

Leia também:Você deve ouvir música em estéreo ou som surround?

Neste artigo, veremos as diferenças entre som estéreo e surround e como seus sistemas de som correspondentes diferem. Isso nos mostrará por que é impossível usar um receptor estéreo para som surround, mas veremos como você pode combinar os dois para obter o melhor dos dois mundos.

Ao final do artigo, você poderá criar o sistema de som perfeito para suas necessidades.

Por que você não pode usar um receptor estéreo para som surround?


Você não pode usar um receptor estéreo para som surround porque esse tipo de receptor é construído exclusivamente para som estéreo, enquanto os amplificadores surround são feitos exclusivamente para essa finalidade. Isso ocorre porque o som estéreo depende de apenas dois alto-falantes, enquanto o som surround depende de pelo menos cinco alto-falantes.

O som surround é bastante autoexplicativo. Destina-se a criar uma sensação de que você está cercado pelo som; ou seja, você mergulha no som 3D ao seu redor. Como tal, é perfeito para sistemas de vídeo doméstico, pois ajuda a imitar a experiência que você pode obter no cinema devido às suas capacidades altamente imersivas.

Os sistemas de som surround vêm em várias variedades:
  • 5.1
  • 6.1
  • 7.1

Ao contrário do som surround, o som estéreo depende apenas de dois alto-falantes (frontal esquerdo e frontal direito) para criar o efeito desejado.

O objetivo é criar um som semelhante ao de um show, onde o som não o cerca, mas vem da sua frente. Isso o torna preferível para música e tem sido o padrão da indústria há algumas décadas.

Além dos alto-falantes frontais esquerdo e direito, um sistema de som estéreo geralmente incorpora um subwoofer, para cobrir os sons graves profundos. Além disso, um sistema de alta fidelidade inclui um receptor/amplificador estéreo para aumentar o volume e ajudá-lo a controlar o som.

Um receptor estéreo e um amplificador são praticamente a mesma coisa. A única diferença é que um receptor estéreo também inclui um sintonizador de rádio, enquanto um amplificador estéreo apenas amplifica o som. É por isso que os dois termos podem ser usados ​​de forma intercambiável.

Como um receptor estéreo simplesmente não é feito para lidar com som surround, seria impossível usá-lo para isso. Você deve optar por um ou outro, com base em suas necessidades e preferências.

Se você precisa de um sistema de som para seu home theater, escolher o som surround é provavelmente a melhor opção. Para a melhor experiência musical, o som estéreo é o caminho a percorrer.

Você pode combinar som estéreo e surround?


Você pode combinar seus amplificadores estéreo e surround. Você pode conectar seus alto-falantes frontais ao seu amplificador estéreo e, em seguida, conectar os outros alto-falantes ao seu amplificador surround. Depois disso, você precisa conectar as pré-saídas frontais direita e esquerda do seu amplificador surround à entrada AV do seu amplificador estéreo.

Se você tiver a sorte de ter os dois tipos de amplificadores e quiser combiná-los, para não precisar desconectar e conectar tudo sempre que quiser mudar de ouvir música para assistir filmes, feliz em saber que isso é possível.

Isso permitirá que você obtenha o melhor de ambos os sistemas com desvantagens mínimas. Você pode fazer isso com qualquer amplificador estéreo com entradas RCA padrão, mas é preferível encontrar um com entrada AV dedicada. Se você está confiante de que pode fazer isso, há apenas alguns passos a seguir.
  1. Conecte os alto-falantes frontais ao amplificador estéreo.
  2. Conecte os outros alto-falantes (central, subs, surround etc.) ao seu amplificador surround.
  3. Use interconexões analógicas para conectar as pré-saídas frontais do amplificador surround à entrada AV do amplificador estéreo.
  4. Calibrate the speakers using the surround amp’s setup.
  5. Connect video sources to the surround amp.
  6. Connect the audio sources to the stereo amp.

With a little bit of effort, you’ll have a balanced combined system that gives you the most bang for your buck.

The Drawbacks


Of course, no system is going to be perfect, and neither is this one. There are two majors drawbacks to this kind of setup:
  • Slight inconsistencies in the sound
  • The price

You can get some sonic inconsistencies because the auto-calibration of a surround amp is designed to calibrate sound in a surround package. It will apply the same principle here, and sadly, there is no way to prevent this.

If this occurs, it can be minimized by paying close attention to the calibration process and carefully controlling the sound coming from each of the speakers. However, even if something like this happens, the quality of the hi-fi sound is going to more than make up for it.

Apart from that, this setup can get quite costly. While a stereo amp with an AV input may not be too costly on its own, you’ll have to pay that on top of the price of the surround amp. Plus, you’ll need to get good speakers as well, and when all those costs add up, you get a pretty expensive setup.

Considerações finais


You will not be able to use a stereo receiver/amplifier for surround as it’s simply not what it’s made for. However, you can combine a stereo and surround system to create the optimal experience for both music and home theater.