>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

amplificador de potência vs pré-amplificador — principais diferenças explicadas


Se você é um novato em música e gravação, pode ser muito fácil se afogar em todas as informações que de repente são lançadas em você, o que pode atrapalhar e impedir seu progresso.

Às vezes, você encontrará duas peças diferentes de equipamento que podem parecer semelhantes ou quase iguais no início, mas na verdade desempenham papéis diferentes e funcionam de maneiras diferentes. Uma dessas fontes de confusão é a distinção entre amplificadores de potência e pré-amplificadores.

Leia também:Receptor x Amplificador x Pré-amplificador – Principais diferenças

Amp de potência vs pré-amplificador – Diferença básica


Um amplificador de potência está no final de sua cadeia de gravação e sua finalidade é aumentar o volume do som que entra nos alto-falantes. Por outro lado, um pré-amplificador está no início da cadeia de gravação e serve para aumentar os sinais fracos que vêm do seu microfone ou instrumento antes de irem adiante.

Essa diferença pode parecer um pouco técnica demais, especialmente se você é iniciante, então espere enquanto mergulhamos nas diferenças entre esses dois tipos de amplificadores. Vamos dar uma olhada em ambos e ver o que exatamente eles fazem, para que você possa compará-los e analisar as diferenças.

O que é um amplificador de potência?


Um amplificador de potência é um amplificador que aumenta o sinal vindo de sua entrada para um nível alto o suficiente para ser transmitido através de seus alto-falantes ou fones de ouvido. Idealmente, ele deve direcionar o sinal diretamente para a saída sem nenhuma alteração no som.

Como o nome sugere, um amplificador de potência está lá para fornecer energia aos seus alto-falantes. Seu trabalho é aumentar ainda mais o sinal pré-amplificado proveniente do início de sua cadeia de gravação/amplificador e trazê-lo para um volume alto o suficiente para que seus alto-falantes processem.

O único controle que geralmente existe em um amplificador de potência é o botão de ganho (além do botão liga/desliga, é claro). O ganho determina o quão alto seu som será. Você não verá um EQ detalhado em seu amplificador de potência.

Essa também deve ser a única coisa que seu amplificador de potência faz. Um amplificador de potência de qualidade não deve fazer nenhuma alteração no seu som. Não deve torná-lo mais quente ou alterá-lo de forma alguma, pelo menos não significativamente. A maioria das mudanças no seu som deve ser feita antes que o sinal chegue até ele.

Depois de mexer o suficiente no seu som e defini-lo ao seu gosto, seu amplificador de potência deve apenas amplificá-lo - ou seja, torná-lo mais alto, para que você possa realmente ouvi-lo. Claro, alguns amplificadores de potência de qualidade inferior podem influenciar um pouco demais o seu som, mas geralmente, eles não deveriam fazer isso.

Preciso de um amplificador de potência?


Você precisa de um amplificador de potência para tocar música e outros tipos de áudio, bem como para gravá-lo. Caso contrário, o sinal da entrada seria inutilizável, pois não haveria nada para impulsioná-lo para um nível aceitável.

Você pode estar se perguntando como seu equipamento de áudio geralmente funciona sem um pré-amplificador dedicado. O problema é que, na maioria dos casos, você estará trabalhando com alto-falantes ativos, que possuem amplificadores de potência embutidos e não precisam de um equipamento separado para funcionar. Na verdade, conectá-los a um amplificador de potência separado pode até danificá-los.

Portanto, você pode ir do seu pré-amplificador direto para os alto-falantes. Contanto que sejam alto-falantes ativos, eles funcionarão bem.

Os amplificadores de guitarra e teclado também possuem amplificadores de potência embutidos, e é por isso que eles podem funcionar como unidades únicas que não fazem você carregar amplificadores individuais diferentes. Além disso, eles também possuem pré-amplificadores integrados, que incluem todo o EQ, para que você tenha uma configuração tudo-em-um por padrão.

O mesmo vale para a maioria dos eletrônicos de consumo, como sistemas de home theater, aparelhos de som, CD players e assim por diante. Há um amplificador de potência incluído em todos esses casos, e é por isso que você não os vê com frequência e por que pode se perguntar se eles são necessários.

O que é um pré-amplificador?


Um pré-amplificador é um amplificador que aumenta os sinais de entrada fracos para levá-los ao nível de linha, o que permite que eles sejam processados ​​pelo resto da cadeia de amplificação/gravação. Ele também remove o ruído, o que melhora a qualidade do som. Não deve alterar significativamente seu som de outras maneiras.

Normalmente, seu pré-amplificador será a primeira coisa que os sinais do seu instrumento ou microfone serão recebidos. Esses sinais geralmente são fracos e precisam ser aumentados para o nível da linha. O nível de linha é o nível de intensidade do sinal padrão para transmissão de som analógico entre diferentes dispositivos.

Por exemplo, os microfones podem precisar de um ganho de cerca de 30 a 60 decibéis para atingir o nível de linha, o que é um aumento significativo. Guitarras podem precisar de 15 a 30 dB, e até instrumentos eletrônicos podem precisar de até 10 dB para atingir esse nível. Isso torna os pré-amplificadores um equipamento muito importante, sem o qual a maioria das suas idéias de gravação e reprodução não podem funcionar.

Ele pode vir como um equipamento separado, mas também pode ser simplesmente um chip em um dispositivo de áudio. Muitas vezes, o último pode ser o caso, e é por isso que você pode perder um pré-amplificador, mesmo que o use o tempo todo.

Outros usos de pré-amplificadores


Além de aumentar o som de entrada, um pré-amplificador normalmente terá algumas outras funções. Eles variam de dispositivo para dispositivo, então você terá que verificar o que seu pré-amplificador pode fazer exatamente, mas aqui estão alguns dos recursos mais comuns.
  • Phantom power: Phantom power é um meio de fornecer energia para microfones ativos. A alimentação é fornecida através do mesmo cabo que transporta o sinal de áudio. Daí o nome, já que não há fonte visível de poder.
  • Entradas: Um pré-amplificador terá pelo menos uma entrada de microfone, mas muitas vezes terá várias. Normalmente, serão entradas de linha, para vocais e mixers, e entradas de instrumentos.
  • Ganhar controle: Esta pode ser a função mais importante do seu pré-amplificador, pois é sua função principal. Também é um ótimo indicador de qualidade. Se não controlar bem o ganho, então simplesmente não é um bom pré-amplificador.
  • Filtro de corte baixo: Um filtro de corte baixo, também conhecido como filtro passa-alta, é um filtro que permite a passagem de altas frequências enquanto reduz as frequências mais baixas. Isso ajuda a reduzir alguns dos graves para equalizar seu som. Você também pode usá-lo de forma criativa para moldar seu som como quiser.
  • Polaridade reversa: Esta função é útil quando você está gravando um instrumento com dois microfones. Ele inverte a polaridade de fase, o que significa que seus microfones estarão em fase e não se cancelarão.

Um pré-amplificador melhorará meu som?


Um pré-amplificador pode melhorar seu som reduzindo e eliminando ruídos e permitindo que você controle seu ganho, corte sons baixos e coloque seus microfones em fase. Todas essas funções ajudarão você a obter um som melhor.

Mas se você está perguntando sobre seu som como músico, provavelmente está se perguntando sobre seu tom. Nesse sentido, um pré-amplificador não deve mudar muito as coisas - em outras palavras, deve ser bastante transparente.

Alguns músicos preferem o som de pré-amplificadores vintage, que fornecem um pouco de calor e cor ao seu tom, mas os pré-amplificadores modernos visam ser o mais transparentes possível. Se você realmente gosta de pré-amplificadores vintage, pode encontrar alguns dos anos 1950 e 1960, mas também pode obter imitações se estiver procurando uma opção de orçamento.

Preciso de um pré-amplificador?


Você precisa de um pré-amplificador para ter o melhor controle sobre seu som, e é definitivamente uma necessidade para gravar música. Caso contrário, seus sinais serão muito fracos para trabalhar e seu amplificador de potência não poderá usá-los.

Sem um pré-amplificador, você não poderá levar seu som ao nível de linha, o que significa que seu som será muito fraco para sua placa de som, câmera, equalizador ou o que você estiver usando.

Além disso, usar um pré-amplificador lhe dará mais controle sobre o som de entrada. Isso é especialmente verdadeiro para guitarras e baixos, com os quais você deseja ajustar vários aspectos de seu som, mas também para vocais, onde você deseja obter um som o mais claro e transparente possível. Isso é mais facilmente alcançado com um pré-amplificador.

Alguns audiófilos relatam que, ao construir um sistema de música, pode não ser absolutamente necessário incluir um pré-amplificador se você for usá-lo apenas para ouvir música. No entanto, é provável que haja um pré-amplificador em algum dos seus dispositivos, para que você nem precise se preocupar em obter um pré-amplificador separado.

Conclusão


Um pré-amplificador está lá para aumentar os sinais fracos do seu microfone ou guitarra para que possam ser processados ​​pelo resto dos seus dispositivos de áudio. Um amplificador de potência está lá para alimentar seus alto-falantes e aumentar ainda mais o volume da entrada. A maioria dos dispositivos de consumo tem ambos os amplificadores integrados.