>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Guia de universalidade da lente da câmera:o que funciona e o que não funciona?


As montagens de lente são parte integrante do entendimento se uma lente funcionará ou não com seu sistema de câmera. Na maioria das vezes, não temos essa escolha porque as câmeras de nível básico vêm com uma lente de kit.



No entanto, uma vez que queremos ir além de uma lente de kit e queremos comprar uma lente extra, surge a pergunta inevitável – essa lente cabe na minha câmera?



O fator mais importante envolvido na compra de uma lente que combina com sua câmera é a montagem. Além de diferentes marcas, existem diferentes montagens mesmo dentro de uma marca. Portanto, perguntas como uma lente EF funciona em uma câmera EF-S ou uma lente DX funciona em uma câmera de montagem FX precisam ser respondidas para que você possa tomar uma decisão informada.

É isso que tentarei fazer aqui, respondendo a todas essas perguntas e muito mais nesta discussão.

Todas as lentes da câmera se encaixam em todas as câmeras?


Todas as lentes das câmeras não se encaixam em todas as câmeras. Não nativamente, pelo menos. Isso significa que você não pode simplesmente pegar uma lente Nikon AF-S e parafusá-la em uma câmera de montagem Canon EF-S. Você danificará a eletrônica de montagem da câmera e os acoplamentos mecânicos ou danificará os acoplamentos correspondentes da lente ou, pior ainda, danificará ambos. Dito isso, existem adaptadores projetados por empresas terceirizadas que permitem que você monte uma lente projetada para que um suporte seja parafusado em uma câmera de um suporte diferente. A universalidade da lente da câmera pode ser alcançada até certo ponto.

Esses adaptadores são chamados de adaptadores de montagem de lente.

Como posso saber se uma lente de câmera é compatível com minha câmera?


A melhor maneira de descobrir se a lente é compatível com sua câmera é saber a qual montagem sua câmera corresponde e, em seguida, verificar as especificações da lente para confirmar se a lente corresponde a essa montagem.

Digamos que você tenha uma Nikon D7000. Essa é uma DSLR APS-C da Nikon estável. Ele usa a montagem F da Nikon. Digamos que alguém lhe dê uma lente, qualquer lente e não apenas uma lente Nikon, e pergunte se ela funcionará na sua câmera.

O que você precisa fazer é descobrir pelas marcações na lente e confirmar se essa lente corresponde à montagem da câmera, ou seja, neste caso, se ela se encaixa na montagem F da Nikon. Normalmente, a montagem da lente é mencionada no corpo da lente.

As lentes proprietárias são mais fáceis de descobrir porque têm acrônimos correspondentes, por exemplo, lentes projetadas para câmeras DX têm as letras 'DX' mencionadas nelas e, dessa forma, você sabe que caberá em sua câmera. As lentes full-frame são marcadas como lentes FX (para Nikon) e, portanto, você pode confirmar que a lente corresponderá à sua câmera se você tiver uma Nikon DSLR full-frame.

No entanto, marcas diferentes têm marcadores e fatores de compatibilidade diferentes.

A Canon usa o famoso ponto vermelho e a caixa branca para marcar se a lente e a montagem da câmera combinam. Por exemplo, se sua câmera tiver um ponto vermelho e uma caixa branca no suporte, significa que é uma câmera APS-C e que aceitará lentes EF e EF-S (lentes projetadas para os sistemas de câmera full-frame e os sistemas de câmera APS-C menores, respectivamente).



Por outro lado, se tiver apenas um ponto vermelho na montagem, isso significa que a câmera é uma unidade de quadro completo e só aceitará lentes projetadas para a montagem Canon EF (montagem de quadro completo).

Quais lentes de câmera são intercambiáveis?


Existem várias lentes que são intercambiáveis, no sentido de que podem ser usadas em mais de uma montagem. Não obstante, as lentes intercambiáveis ​​são geralmente da mesma marca ou mesmo consórcio de marcas de lentes. Vamos citar alguns exemplos para facilitar o entendimento.

A Nikon 50mm f/1.8G é uma lente projetada para o sistema de câmera full-frame da Nikon. Isso significa que o círculo da imagem da lente corresponde ao sensor full-frame de uma câmera Nikon FX típica.

Dito isto, esta lente também pode ser montada em uma câmera DX. Uma câmera DX tem um sensor menor em comparação com uma câmera full-frame. Isso significa que o círculo de imagem da lente é maior que o tamanho do sensor dentro de uma câmera DX.



Alternativamente, as lentes DX também podem ser montadas em câmeras FX. Mas como o círculo de imagem da lente é menor que o sensor, o modo de corte é ativado automaticamente na câmera FX.

Tomemos outro exemplo.

A Canon tem duas lentes diferentes para sua linha DSLR, uma EF e outra EF-S. Além destes, eles também têm duas linhas de lentes sem espelho. As lentes EF são intercambiáveis ​​com os sistemas de câmera EF-S. Isso significa que você pode usar as lentes EF em câmeras que usam a montagem EF-S.



No entanto, você não pode usar a lente EF-S nos sistemas de câmera de montagem EF. Ao contrário das câmeras Nikon, as lentes EF-S menores não são compatíveis e intercambiáveis ​​com os sistemas de câmera de montagem EF maiores.

Tomemos outro exemplo.

O micro sistema de quatro terços é a gênese de dois grandes conglomerados eletrônicos:Olympus e Panasonic. O sistema foi projetado como padrão em 2008. Um grande número de fabricantes de eletrônicos mais tarde se juntou ao conglomerado como DJI, Blackmagic e Kodak, entre outros, começaram a fabricar câmeras para este sistema.





Fabricantes de lentes de terceiros, como Samyang, Mitakon, Tamron, Sigma e Lensbaby, além da Olympus e Panasonic e muitos outros fizeram lentes. As lentes feitas por um fabricante seriam intercambiáveis ​​com todas as câmeras usando o formato, independentemente do fabricante.

Você pode usar qualquer lente em uma câmera Canon?


Você não pode usar qualquer lente em uma câmera Canon. Você só pode usar lentes OEM compatíveis, que estejam em conformidade com a regra EF e EF-S, conforme mencionado acima, na seção "Como saber se uma lente é compatível com minha câmera?" ou qualquer lente de terceiros que também está em conformidade com as mesmas condições, ou qualquer lente que possa ser montada usando um adaptador.

Você pode usar lentes de câmera antigas em câmeras digitais?


Em alguns casos, e com funcionalidade limitada, você pode usar lentes de câmera antigas em câmeras digitais. Nem todas as lentes, ou seja, mesmo lentes fabricadas pela mesma marca daquela que fabricou a câmera, são compatíveis. Mas se alguma lente antiga for compatível, as chances são maiores, seriam lentes feitas pela mesma marca.

A maioria das lentes antigas são projetadas para câmeras de filme. Muitos são incapazes de se adequar à medição e quase todos não possuem mecanismo de foco automático.

Uma regra simples a ser lembrada se você estiver experimentando com lentes Nikon mais antigas e tentando descobrir se elas funcionariam em sua SLR digital Nikon é que, se a lente for fabricada após 1977, provavelmente funcionará em sua SLR digital.

A Nikon inventou as lentes do sistema AI em 1977. AI significa Indexação Automática de Abertura Máxima. Em outras palavras, as lentes AI possuem um sistema de acoplamento mecânico que conectaria a lente ao mecanismo de exposição da câmera.

Observe que todas as lentes AI são lentes de focagem manual. Além disso, muitos são incapazes de medir através da lente, exceto quando você usa uma SLR digital full-frame de última geração.

Câmeras mais baratas ainda podem montar uma lente de IA, mas não poderão usar o foco automático nem medir através da lente. Na melhor das hipóteses, essas lentes se tornarão lentes de foco manual e você terá que medir usando um medidor de luz externo.

Este é apenas um guia sobre como usar um tipo específico de lente em um tipo específico de montagem de câmera. Eu gostaria de fazer uma discussão detalhada no futuro sobre várias montagens e compatibilidade de lentes.

Todas as lentes Nikon se encaixam em todas as câmeras Nikon?


Todas as lentes Nikon não se encaixam em todas as câmeras Nikon. Já mencionei acima um cenário típico de caso com a montagem F da Nikon e o tipo de lente AI. Ainda existem lentes mais antigas (mais antigas que AI) que nem são montadas em nenhuma câmera F-mount. Então, novamente, as lentes lançadas após a série AI, como o AIS e o AI-P, adicionaram funcionalidades adicionais.

Como uma lente Nikon pode se encaixar em uma câmera Canon?


A única maneira de encaixar uma lente Nikon em uma câmera Canon e vice-versa é usando um adaptador de montagem de lente.

Esses adaptadores têm dois lados. Cada lado se encaixa em uma montagem específica. Então, se você estiver procurando por um adaptador de montagem Canon EF para Nikon F, ou seja, você está tentando montar uma lente Canon EF (projetada para câmeras Canon full-frame) em uma câmera full-frame Nikon usando uma montagem F, você precisa verificar se o adaptador se encaixa perfeitamente.



Os adaptadores de montagem são sempre dispositivos de terceiros porque não faz sentido comercial para um grande fabricante de lentes como a Canon fazer adaptadores que ajudariam a montar uma lente Canon em suas câmeras Nikon. É uma teoria contraproducente.

A Nikkor e a Nikon são iguais?


Nikkor é a marca da unidade de fabricação de lentes da Nikon. Inicialmente, esse nome de marca estava limitado apenas às lentes Nikon de melhor qualidade. Mas lentamente, todas as lentes fabricadas pela Nikon passaram a ser chamadas de Nikkor.

Sensor de corte vs Lentes Full Frame


Ao iniciar sua jornada no mundo da fotografia, você será bombardeado com termos como sensor de corte e sensor de quadro completo e tamanhos de sensor. Vou lhe dar uma breve idéia sobre os sensores de corte e full-frame.

Um sensor full-frame é aproximadamente do tamanho de um filme de 35 mm. Na fotografia digital que é 36mm por 24mm. Todos os sistemas de câmera full-frame que você vê nas marcas têm o mesmo tamanho de sensor sob o capô.

É o tamanho das câmeras com sensores menores que tendem a variar de uma marca para outra. Por exemplo, os sensores APS-C da Canon têm 22,3 mm por 14,9 mm. Nikon, Pentax, Sony, Fuji e Sigma, por outro lado, usam um sensor um pouco maior para suas câmeras APS-C. O tamanho deste sensor é de 23,6 mm por 15,6 mm.

Existem alguns outros tamanhos de sensores populares. Um deles é o sistema micro de quatro terços e o outro é o tipo de 1 polegada. O sistema micro quatro terços usa um sensor de 17,3 mm por 13 mm.

O tipo de 1 polegada tem um tamanho de sensor de 13,2 mm por 8,8 mm.

Por definição, sensores de cultura são qualquer tipo de sensor menor que um chip full-frame. Ser menor significa que eles capturam menos luz quando comparados a um sensor full-frame. Menor também significa que, se você montar uma lente projetada para o círculo de imagem de uma câmera full-frame em uma câmera menor, o tamanho reduzido dará a sensação de que a lente está ampliada.

É por isso que, ao verificar a distância focal das lentes, você notará que os fabricantes de lentes também fornecerão a 'distância focal efetiva' da lente nas câmeras APS-C.

Isso é calculado usando um multiplicador de distância focal ou como é comumente referido como fator de corte.

Você pode estar pensando que quanto da imagem é cortada e existe uma maneira de determinar com precisão qual seria a distância focal efetiva se eu montar uma lente full-frame em uma câmera de corte? Além disso, qual é o fator de corte para diferentes montagens de lentes?

Há. Muito simplesmente, o sensor de corte da Nikon tem um fator de corte de 1,5x. Digamos que eu pegue uma lente prime de 50 mm projetada para o quadro completo e monte isso em uma câmera de corte. a distância focal efetiva será 1,5 x 50 =75mm.

O sensor APS-C da Canon é um pouco menor que o da Nikon e, portanto, o fator de corte é de 1,6x. Uma lente principal de 50 mm projetada para uma câmera full-frame se tornará o equivalente a a =1,6 x 50 =80 mm em uma câmera crop.

As melhores marcas de lentes?


Os compradores de câmeras de primeira viagem costumam falar sobre marcas. Qual marca é a melhor do lote? Em que marca devo investir? Qual lente produz as melhores imagens? Não há uma maneira fácil de responder a isso. Cada marca produz vidro de alta qualidade. Sim, algumas marcas são mais populares do que outras. Por exemplo, Nikon vs Canon tem sido um tópico popular para debate há anos. E o estranho é que existem fãs obstinados em ambos os lados da linha. O mesmo pode ser dito sobre a Sony, que é a segunda maior marca de fabricação de câmeras e lentes.

Independentemente da marca que você escolher, certifique-se de fazer uma verificação de antecedentes quanto ao desempenho passado e ao roteiro futuro. Algumas marcas estão mais inclinadas a uma determinada linha de câmeras do que outras. A Sony, por exemplo, tem se concentrado em sua linha mirrorless.

A Nikon e a Canon, juntamente com a Olympus, Fujifilm, Pentax e Panasonic, são as campeãs do segmento DSLR. Mas ultimamente a Nikon, a Canon e as outras marcas começaram a desenvolver suas divisões mirrorless.

Se você quiser uma sugestão sobre as melhores marcas, eu diria que Sony, Canon e Nikon são três marcas com as quais você não pode errar se comprar uma configuração de câmera e lente.

Para mais esclarecimentos, o vídeo abaixo explica as diferenças entre as montagens de lente da câmera:







Espero que este artigo tenha sido útil em sua busca para entender a universalidade das lentes. Clique no link a seguir para saber qual lente usar quando.