>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Melhor câmera para vlog em 2022:filme você mesmo com facilidade


Os vlogs do YouTube tiveram um grande crescimento em popularidade, por isso reuni um post para ajudá-lo a escolher as melhores câmeras para vlogs do ano.

Eu explico os recursos da câmera que podem tornar sua experiência de vlog fácil e divertida, e ajudo você a entender o que faz uma boa câmera de vlog.

Iniciar seu próprio blog de vídeo não é difícil e, se você for consistente e publicar conteúdo de boa qualidade, poderá até ganhar dinheiro com vlogs.

Esta revisão ajudará você a escolher a câmera certa para o trabalho, então vamos direto ao assunto!

Melhor câmera para vlog em 2022

Imagem Produto Detalhes
Panasonic GH5 A NOSSA ESCOLHA Nº 1
  • Sensor Micro Quatro Terços de 20,3 MP
  • vídeo 4K
Canon 80DTOP RATED
  • Sistema AF de tipo cruzado de 45 pontos
  • Sensor CMOS de 24,2 megapixels (APS-C)
Canon G7x Mark ii#1 COMPACT
  • Sensor CMOS de 20,1 megapixels*
  • Vídeo Full HD 1080p
Canon SL2GRANDE VALOR
  • Sensor CMOS (APS-C) de 24,2 megapixels
  • Full HD 60p e entrada de microfone externo
Sony RX100 Mark IV
  • Filme Clip-4K de alta resolução
  • Até 960 fps
Sony a5100
  • Foco automático ultrarrápido
  • Grava em Full HD 1080/24/60P
Panasonic ZS70S
  • Sensor MOS de 20,3 megapixels
  • Gravação de vídeo QFHD 4K


1. Panasonic Lumix GH5 | Melhor câmera de vlog completa


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Megapixels :20,3
Dimensões :5,45 x 3,86 x 3,44" (138,5 x 98,1 x 87,4 mm)
Peso :645 g (1,42 libras / 22,72 onças)

Se você está procurando as melhores câmeras de vlog com recursos completos com recursos de vídeo 4K e ergonomia semelhante a DSLR, não procure mais, a excelente câmera sem espelho Panasonic Lumix GH5 micro quatro terços.

É bom ver que as empresas de câmeras estão se especializando em seus vários nichos com suas câmeras de bandeira. Para Nikon e Canon, é a câmera fotográfica profissional completa e, para a Panasonic, é o vídeo.

A Panasonic ficou com seu sensor micro-quatro terços de 20 megapixels testado e comprovado com o GH5, um formato de sensor que atrai alguma confusão devido ao seu tamanho reduzido. Afinal, por que investir em uma câmera com sensor menor do que APS-C, e apenas cerca de metade do tamanho de um sensor full frame?

Embora um sensor MFT nunca seja capaz de fornecer o desempenho líder de classe de sensores maiores com pouca luz, eles ainda são uma ótima opção em condições normais de iluminação e oferecem benefícios como corpos e lentes menores, mais leves e mais acessíveis (consulte as melhores lentes micro-quatro terços).

A Panasonic Lumix GH5 certamente não é uma câmera pequena e leve, mas oferece desempenho de vídeo normalmente associado a dispositivos muito maiores. O desempenho com pouca luz não pode corresponder a algo como a Canon 6D Mark II, mas ainda é bom o suficiente para a maioria das situações de vlogging.

Antes de prosseguirmos, provavelmente devemos enfrentar o elefante na sala - ou seja, o Lumix GH5 vs Lumix GH5s ... (observe o 'S'!)

Sim, a Panasonic Lumix GH5s possui um sensor maior e várias outras pequenas melhorias, como a capacidade de gravar em 4K 60/50p em Cinema 4K (4096 x 2160) - uma estreia mundial, nada menos.

Então, por que não a incluí aqui nesta lista das melhores câmeras de vlog do ano?

Bem, sim, é uma ótima câmera para atualizar seu vlog, mas o aumento de preço realmente justifica os novos recursos e, além disso, eles realmente beneficiam o vlogger médio? Vou deixar Kai Wong responder isso neste vídeo:

Então, vamos voltar para o Panasonic Lumix GH5 (não o 's'!), vamos?! A qualidade do vídeo é excelente. Filmar em 4K a 60fps produz algumas das imagens de vídeo mais incrivelmente detalhadas que já vi em uma câmera de nível profissional.

As opções de taxa de quadros, resolução e taxa de bits são abundantes e certamente agradarão até os entusiastas de vídeo mais hardcore. Há uma opção para gravar imagens em 4K a 24 fps cinematográficos usando um espaço de cores 4:2:2 de 10 bits mais rico que oferece uma faixa dinâmica mais ampla para gradação na pós-produção.

Os vloggers que gostam de usar filmagens com lapso de tempo podem aproveitar o controle de taxa de quadros na câmera que permite reduzir para apenas 2 fps.

Fotografar em uma taxa de quadros mais rápida para desacelerar a filmagem na postagem é uma técnica popular para vloggers - filmar em 180fps em 1080P no Lumix GH5 permite que você crie imagens em câmera lenta lindamente suaves.

Tudo pode ser gravado em 2 cartões de memória SD ao mesmo tempo, ou você pode configurar o segundo cartão de memória para atuar como overflow quando o primeiro ficar cheio. A GH5 é, na verdade, a única câmera recomendada nesta lista que oferece dois slots para cartão SD.

Um recurso interessante para vloggers que precisam extrair miniaturas para seus vídeos do YouTube é o modo de foto 6K do Lumix GH5, que permite gravar vídeos a 30fps e extrair qualquer um desses quadros na postagem como uma imagem estática de 18mp.



A gravação de vídeo no estilo de documentário de corrida e arma é muito mais fácil graças à impressionante estabilização de imagem nas lentes compatíveis e no corpo - de longe o melhor OIS que já vi implementado em uma câmera nessa faixa de preço.

Ao gravar vlogs em primeira pessoa, uma lente grande angular é normalmente preferível para permitir a filmagem no comprimento do braço, que inclui seu rosto e o máximo possível do ambiente. Graças à excelente estabilização de imagem e foco automático de detecção de rosto do Lumix GH5, a filmagem em primeira pessoa também é muito mais fácil.

Se você estiver gravando uma cena em que pode controlar a posição de seus assuntos, há um ótimo recurso no Lumix GH5, onde você pode fazer a transição automática entre pontos de foco predefinidos.

Vale a pena mencionar que, com pouca luz, o desempenho do AF tende a ser difícil, portanto, o uso de uma luz LED externa é recomendado se você estiver gravando muito à noite.

Confira outras pequenas queixas do influente vlogger do YouTube Casey Neistat sobre esta câmera no vídeo abaixo – assista dos minutos 2 a 7.



Quanto ao áudio, o microfone embutido possui um algoritmo aprimorado de redução de ruído do vento para ajudá-lo a obter imagens de áudio mais nítidas quando não estiver usando um microfone dedicado.

Para aqueles que desejam usar um microfone montado na sapata, o Lumix GH5 possui todas as entradas essenciais de microfone de 3,5 mm, além de uma entrada de fone de ouvido também, para você monitorar suas gravações.

No ano passado, Casey Neistat deixou de usar sua fiel Canon 80D para usar a Panasonic GH5 para vlogging, já que a Canon ainda não havia produzido uma DSLR 4K, além da volumosa e cara Canon 5D Mark IV.

Outros recursos aleatórios, mas genuinamente úteis, incluem a capacidade de iniciar/parar a filmagem usando o botão do obturador (que parece mais natural do que o botão vermelho de gravação); Conectividade USB-C para taxas de transferência ultrarrápidas de SD para computador; 5 botões personalizáveis ​​e bateria de longa duração semelhante a DSLR.

Uma possível desvantagem da Panasonic Lumix GH5 para vloggers é seu tamanho e peso, o que pode se tornar um problema ao fotografar com a câmera por longos períodos. Com 645 g (1,4 lbs), é um peso aceitável se fosse uma câmera DSLR de nível básico, mas como uma câmera sem espelho micro de quatro terços, é definitivamente do lado pesado.

Então, em resumo, se você aguentar um pouco de peso extra e estiver preparado para usar uma luz externa quando o sensor MFT estiver com pouca luz, a Lumix GH5 é realmente uma excelente câmera de cineasta. Acho seguro dizer que é a melhor câmera de vlog de 2022 .

Também fez parte da minha lista das melhores câmeras sem espelho.

2. Canon EOS 80D | Melhor câmera de vlog por menos de US$ 1.000


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Megapixels: 24.2
Dimensões: 3,09 x 5,47 x 4,14" (78,5 x 138,9 x 105,16 mm)
Peso: 730 g (1,61 libras / 25,75 onças)

Se você está procurando câmeras Canon para vlogging, sem dúvida encontrou a Canon 80D. Provavelmente, você também se deparou com a Canon 70D e a Canon SL2.

Verdade seja dita, todas são excelentes câmeras Canon, mas vamos ver por que acho que a Canon 80D é a melhor de todas aqui em 2022.

Em primeiro lugar, a Canon 80D preenche todas as caixas principais quando se trata de hardware - possui uma tela flip com interface de tela sensível ao toque, sem fio embutido, estabilização óptica de imagem, uma porta de microfone externo, porta de fone de ouvido externa e bateria de longa duração.

É, no entanto, um pouco pesado – 730 g (1,6 lbs) não é irracional para uma câmera DSLR de nível profissional, mas como uma câmera para ser usada apenas para vlogging, pode apresentar alguns problemas para aqueles que desejam segure-o com o braço estendido por longos períodos.

Uma coisa que também deve ser mencionada é que, ao investir em uma Canon DSLR para vlogging, você também está abrindo as portas para o maravilhoso mundo das lentes Canon – minha recomendação é o kit de 2 lentes Power to Create que oferece uma grande angular zoom e um prime rápido e leve por um preço incrível.

Você também poderá tirar proveito de lentes acessíveis e leves, como o excelente zoom grande angular Canon 10-18mm f/4.6-5.6 - uma das lentes mais populares para vloggers que usam câmeras Canon e uma das Canon de Casey Neistat Lentes 80D recomendadas também.

O foco automático líder da classe na Canon 80D é uma das principais razões pelas quais tantos vloggers do YouTube estão usando esta câmera. Os 45 pontos AF de tipo cruzado sensíveis, juntamente com o excelente Dual Pixel CMOS AF da Canon, significa que a câmera pode adquirir e travar o foco em milissegundos.

Ser capaz de tocar a tela articulada de 3” detalhada e rica durante a gravação para focar instantaneamente um assunto é um recurso incrível e também funciona impressionantemente com pouca luz, com desempenho de foco até EV-3.



A utilidade da tecnologia Dual Pixel AF da Canon era um ponto discutível para fotógrafos de fotos, mas para fotógrafos de vídeo e vloggers, é uma vantagem real, permitindo que você faça transições de foco de estilo cinematográfico com facilidade.

Alternar entre assuntos com a Canon 80D é tão simples quanto tocar na tela e, combinado com o poder preditivo do Movie Servo AF e a ampla variedade de pontos AF, até assuntos em movimento podem ser rastreados suavemente.

O vlog geralmente exige que você se filme muito e, felizmente, os recursos de foco automático de rastreamento de rosto da Canon 80D são inigualáveis.

A qualidade da imagem do filme é excelente, como seria de esperar de uma câmera Canon para praticamente feita para vlogging.

Não há gravação de vídeo 4K que pode ou não ser um problema para você. Ter a capacidade de cortar suas imagens durante a postagem pode ser uma vantagem, e os detalhes extras são bons, mas você deve considerar se o espectador aproveitará ao máximo suas imagens em 4K - a maioria estará assistindo em seus telefones celulares, afinal.

Apesar da falta de gravação em 4K, você pode gravar full 1920 x 1080 HD a 30 e 24 fps em MOV, e a 60/30/24 fps no modo MP4 – ser capaz de gravar 60 fps em 1080p é um ótimo novo recurso, o que significa que você não precisa mais fazer downgrade para 720P para filmagens em câmera lenta.

Outras opções de MP4 incluem HD (1280 x720) a 60/30 fps. Há também um modo de filme HDR (1920 x 1080) a 30 qps e um novo recurso de lapso de tempo (não disponível na 70D).

Ser capaz de gravar diretamente em MP4 é útil para quando você deseja fazer upload direto para a web, enquanto o formato MOV é melhor para maximizar a faixa dinâmica, com sua taxa de bits mais alta e menos compactação.

Se você realmente precisa ter recursos de gravação de vídeo 4k a esse preço, a Sony a6500 é uma opção e também oferece foco automático ainda melhor do que a Canon 80D…

No entanto, e isso é uma grande desvantagem, ele não possui uma tela flip para ver a si mesmo durante a gravação - por isso não o incluí nesta lista das melhores câmeras de vlog.



Outras melhorias em relação à Canon 70D (outra ótima câmera de vlogging), incluem um fone de ouvido para que você possa monitorar seu áudio durante a gravação, um processador digic 6 para melhor ISO (máximo de 25.600), mais pontos AF (45 vs 19), mais branco equilibrar as configurações de ajuste fino, NFC para transferência de arquivos, a capacidade de alterar os níveis de áudio manuais durante a gravação (ambos microfone E fones de ouvido) e a capacidade de controlar as transições de velocidade AF.

Esse último é um ótimo recurso, permitindo que você crie adoráveis ​​puxões de foco lento, apenas deslizando o dedo de um assunto para outro na tela sensível ao toque. A Canon 80D faz pleno uso da tecnologia Dual Pixel para fazer com que esse recurso funcione perfeitamente – melhor do que as câmeras de vlogging Sony ou Panasonic.

Contanto que você não precise gravar em 4K, a Canon 80D não tem muitos negativos. Ela não possui estabilização de imagem no corpo, mas várias lentes da Canon possuem, como a Canon 18-55mm f/3.5-5.6 IS II – uma lente barata, leve e versátil com ótima estabilização de imagem integrada – eu altamente recomendo que você compre com esta câmera.

Outra pequena desvantagem é a falta de listras de zebra para detectar falhas de destaque e também a falta de foco no pico para ajudar no foco manual. Também não há como ampliar sua imagem durante a gravação para verificar ainda mais seu ponto de foco.

Por fim, você não pode controlar a velocidade do servo AF e a sensibilidade da faixa, a menos que esteja no modo AF único, o que significa que não pode aproveitar esses recursos ao usar o rastreamento de rosto, o que é um pouco estranho.

Apesar dessas pequenas queixas, há um grande fator que influencia tantos vloggers a investir na Canon 80D, e esse é o preço.

Por quase metade do preço da Lumix GH5, você está adquirindo uma câmera com melhor AF e desempenho com pouca luz, além de ter acesso a todo o arsenal de incríveis vidros da Canon.

Eu diria que a Canon 80D é a melhor câmera de vlog por menos de US$ 1.000 . Sim, a Canon 70D e a Canon SL2 podem ser mais acessíveis e ótimas para vlogging também, mas a 80D com seus recursos aprimorados realmente leva o biscoito.

3. Canon G7x Mark II | Melhor câmera de vlog compacta


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Megapixels: 20.1
Dimensões: 1,65 x 2,4 x 4,15" (41,91 x 60,96 x 105,41 mm)
Peso: 319 g (0,7 lbs x 11,3 onças)

Após a enorme popularidade da câmera compacta Canon G7x de primeira geração, fotógrafos e vloggers de todo o mundo ficaram encantados em 2016 com o lançamento de sua sucessora – a Canon G7x Mark II.

Mantendo a mesma lente zoom f/1.8-2.8 equivalente a 24-100mm e sensor de 20MP, a Mark II melhora a original de várias maneiras, com um design exterior atualizado e um processador de imagem DIGIC 7 mais rápido.

Ainda não há opção de captura de vídeo 4K, mas o vídeo de alta qualidade pode ser capturado em 1080/60p e também inclui 24p para um visual mais cinematográfico de suas filmagens de vlog. A qualidade da imagem é ótima para uma câmera desse tamanho, com bordas nítidas delineando assuntos e muita clareza.

Quando fotografado com abertura total em f/1.8 ou zoom direto em um assunto em close em f/2.8, é fácil desfocar o fundo e obter aquele visual bokeh procurado que não é comumente associado a uma câmera compacta para vloggers.

Ser capaz de desfocar elementos de fundo/primeiro plano usando a ampla abertura da lente da Canon G7x Mark II é incrivelmente útil ao fazer vlogs, oferecendo a capacidade de direcionar o olhar do espectador para longe de elementos que distraem e para o assunto de sua filmagem.

A faixa de zoom equivalente a 24-100 mm também é útil e particularmente impressionante para uma câmera compacta. Esse tipo de alcance de zoom em uma câmera DSLR ou sem espelho exigiria o uso de uma lente volumosa, tornando toda a configuração inadequada para vlogging estendido.

Fotografar sob a luz do sol com grandes aberturas geralmente é impossível sem o uso de filtros ND e, felizmente, a Canon G7x Mark II possui um embutido.

Com o clique de um botão, você pode simular óculos de sol para sua lente, permitindo fotografar em f/1.8 em plena luz do dia e ainda produzir uma profundidade de campo rasa – algo que pode ajudar a elevar seu trabalho de outros vloggers.

Se você está planejando filmar seu próprio rosto como a maioria dos vloggers escolhe, a combinação da excelente tecnologia de rastreamento de rosto da Canon e uma linda tela flip up de 3″ ajudará você a manter tudo bem composto e seu rosto em foco nítido, mesmo quando em movimento. Também torna a Canon G7x Mark II uma ótima câmera para selfies.

A movimentação do foco para frente e para trás é fácil e eficaz, usando a tela sensível ao toque para tocar literalmente nas áreas que você deseja focar.



Outro ótimo recurso que torna a Canon G7x Mark II ideal como uma câmera compacta para vlogs é a estabilização de imagem óptica de sensor duplo.

Normalmente, é notoriamente difícil obter imagens de vídeo suaves ao segurar câmeras compactas, devido ao seu tamanho/forma. Eles não são realmente destinados a filmagens no estilo run-and-gun, que normalmente apresentam muita trepidação da câmera, mas felizmente a Canon G7x Mark II é diferente.

Com 3 níveis de OIS para experimentar, é surpreendente o quanto sua filmagem pode ser suavizada nas configurações médias ou altas sem degradação visual na qualidade - ótimo se você não tiver um cardan.

Vale a pena notar que, para conseguir isso, seu vídeo resultante será ligeiramente cortado e você poderá notar pequenas diferenças na cor/exposição.

A duração da bateria é excelente para uma câmera compacta, e estender a vida útil da bateria por meio de um carregador de bateria portátil agora é uma possibilidade graças à entrada mini-USB. Esta é claramente uma grande vantagem para vlogging durante todo o dia, mas um pequeno problema está na restrição de aproximadamente 4 GB de filmagem por segmento – a 1080p 60fps que equivale a aproximadamente 30 minutos.

É raro os vloggers filmarem por períodos tão longos em uma ‘tomada’, mas talvez ainda seja algo para se estar ciente.

O lapso de tempo está bem implementado na Canon G7x Mark II e oferece uma ótima oportunidade para os vloggers aumentarem o valor da produção por meio dessa técnica popular de contar histórias - lembre-se de usar um tripé, de preferência tão pequeno e compacto quanto a câmera, como um tripé para smartphone.

Tal como acontece com todas as câmeras Canon, o WiFi também é bem implementado, oferecendo a capacidade de acionar remotamente uma gravação ou enquadrar seu vídeo à distância. Ser capaz de transferir suas criações via Wi-Fi para um smartphone também é um recurso útil para atualizações rápidas de mídia social em campo.

Quanto ao áudio, o G7x Mark II inclui um filtro de vento que tenta reduzir o ruído do vento, mas devido ao posicionamento dos dois microfones na parte superior da câmera, você ainda pode ter dificuldades para obter um áudio realmente claro, mesmo com ventos fracos.

Não há entrada de microfone nem de fone de ouvido, então não há uma boa maneira de realmente melhorar o áudio capturado por esta câmera, economize comprar alguns adesivos de pára-brisa de pele - não é o ideal, mas ajudam.



A Canon G7x Mark II também inclui pico de foco (consulte os termos de fotografia) e um recurso de 'nível automático' que mantém seus horizontes retos. Você pode até alternar entre foco automático e manual com apenas um toque na tela e ajustar o foco mesmo quando ainda estiver gravando.

Embora existam muitos vloggers que preferem usar o modo manual para a captura de vídeo, eu diria que a maioria gosta da velocidade e conveniência de um dos modos automáticos. A captura de vídeo em modo automático na G7x Mark II é confiável o suficiente para filmagens em ritmo acelerado e mudanças nas condições de iluminação, ou você pode ajustar as configurações manualmente através da tela sensível ao toque.

No modo manual, você pode ajustar a velocidade do obturador, abertura, compensação de exposição e ISO durante as filmagens com apenas alguns toques – um recurso essencial para as câmeras que os YouTubers usam.

Há também a capacidade de ajustar a compensação de exposição usando o ISO automático no modo de exposição manual, para que a câmera altere o ISO, em vez da velocidade do obturador ou da abertura, o que pode afetar negativamente a aparência desejada da sua foto. Esse é um recurso que algumas câmeras de ponta nem oferecem.

Em suma, apesar de suas deficiências e idade relativa, a Canon G7x Mark II ainda é a melhor câmera compacta para vlogging do ano. É uma ótima relação custo / benefício e inclui alguns ótimos recursos em um corpo não muito maior que o seu smartphone - ideal para vlogging leve e sem complicações.

4. Canon EOS Rebel SL2 (200D)


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Megapixels: 24.2
Dimensões: 2,7 x 4,8 x 3,6" (68,58 x 121,92 x 91,44 mm)
Peso: 453,59 g (1 lb / 16 onças)

Suponho que esta é a câmera que você esperava ver mais adiante nesta lista das melhores câmeras de vlog do ano…

Na verdade, se houvesse uma categoria de melhor câmera de vlog da Canon por menos de US $ 600, seria a Canon EOS Rebel SL2!

É também a câmera que eu recomendaria para um iniciante em vlogs, especialmente quando comprada com a 18-55mm STM – uma lente de ótimo custo-benefício que vem com a SL2 aqui.

Você também deve considerar optar pela versão branca também – afinal, com que frequência você vê uma câmera DSLR toda branca com lente prata?!

Então, o que exatamente torna a Canon SL2 tão boa? Bem, uma série de coisas na verdade. Vamos começar com o hardware…

Tudo é construído em torno do sensor CMOS APS-C de 24,2 MP testado e comprovado da Canon, com o mais recente processador DIGIC 7 oferecendo AF fantástico e desempenho com pouca luz que normalmente não está disponível em uma câmera nessa faixa de preço.

Você pode ter hesitado antes de comprar uma DSLR para vlogging, adiada pelo volume normalmente associado a esse tipo de configuração. A Canon SL2 é a exceção da regra aqui, pesando apenas 453 g (1 lb) – devido à ergonomia fantástica, ela realmente parece mais leve do que algumas câmeras compactas!

O tamanho também é típico de uma câmera de nível básico, sendo uma boa opção para montar em um mini tripé, como o Joby Gorillapod 1k.

A qualidade de construção é decente, com botão de obturador de metal atualizado e dial dando uma sensação um pouco mais sofisticada a uma câmera de vlog de orçamento de outra forma plástica.

A importantíssima tela flip é outro recurso de destaque, com operação de tela sensível ao toque ágil que envergonha os esforços inacabados da Sony. Aproveitando ao máximo o incrível rastreamento de rosto da Canon e o AF de pixel duplo, a EOS Rebel SL2 não tem problemas para travar em um assunto e nunca soltar.

A focagem de rack suave e semelhante ao cinema também é um pedaço de bolo, com o toque para focar cuidando da transição de foco para imagens de vídeo com aparência mais profissional. A estabilização eletrônica embutida também é muito boa para suavizar a filmagem.

A Canon EOS Rebel SL2 (também conhecida como 200D ou Kiss X9) é na verdade a Canon mais barata com AF de pixel duplo e, portanto, uma maneira acessível de aproveitar não apenas essa tecnologia, mas também uma ótima maneira de obter acesso à invejável Canon linha de lentes também.

A 18-55mm STM que vem com a SL2 é uma lente versátil que é boa para a maioria das situações, mas investir em alguns vidros mais rápidos, como a excelente Canon EF-S 17-55mm f/2.8 é uma maneira rápida de criar uma aparência muito mais agradável filmagem com a câmera.

Confira o vídeo abaixo onde o revisor recomenda a Canon SL2 com o kit de 2 lentes Power to Create, que inclui a versátil ultra grande angular 10-18mm f/4.5-5.6 e a super nítida 50mm f/1.8:



A captura de vídeo atinge o máximo de 1080 a 60 fps, permitindo que você crie imagens em câmera lenta suaves e amanteigadas quando desacelerar na pós. Não há 4k, mas a maioria dos vloggers do YouTube não vai perder.

Um recurso exclusivo de uma DSLR para vlogging nessa faixa de preço é a entrada de microfone externo e os controles manuais completos sobre os níveis de áudio. Funcionalidade como essa indica que a Canon EOS Rebel SL2 é realmente uma câmera voltada para filmadores de vídeo que procuram uma maneira econômica de obter imagens de áudio e vídeo de nível profissional.

Enquanto alguns vloggers optam por deixar todas as configurações no manual, deixar pelo menos o ISO para a câmera ainda é uma escolha popular. É bom ver que, ao usar o ISO automático na Canon SL2, você pode aumentar ou diminuir a exposição durante a filmagem usando a compensação de exposição para ajustar o ISO e não precisa se preocupar com a câmera ajustando automaticamente a velocidade do obturador ou a abertura para obter a aparência desejada.

A adição de Bluetooth e GPS agradará alguns vloggers que precisam acionar suas filmagens remotamente, transferir imagens para smartphones ou marcar suas imagens com dados de localização. O GPS funciona muito bem, mas gasta a bateria, por isso deve ser usado com moderação.

Com todo esse desempenho incrível a um preço acessível, o que exatamente torna a Canon 80D mais cara e volumosa melhor do que a Canon EOS Rebel SL2 como câmera DSLR ou vlogging? Bem, como se vê, não é muito, na verdade…

O sistema AF de 9 pontos é bem básico no SL2, especialmente quando comparado aos 45 pontos no 80D. O rastreamento de assuntos em toda a tela não deve ser tão bom com uma câmera com menos pontos de AF, mas para vídeo, graças ao impressionante AF de pixel duplo e rastreamento de rosto no SL2, você realmente não percebe.



Há mais mostradores, botões, uma entrada de fone de ouvido externa e uma tela LCD superior na Canon 80D, e a qualidade geral de construção com seu corpo à prova de intempéries é muito melhor. Por outro lado, também é 277 gramas (0,5 lbs) mais pesada e muito maior que a Canon SL2, que na verdade é a menor DSLR do mundo.

O 80D usa as baterias LP-E6 de longa duração que superam facilmente as baterias usadas no SL2. Depois, há a taxa de quadros mais rápida para fotos e maior cobertura do visor.

Como você pode ver, ao colocar a Canon 80D vs Canon SL2 dessa maneira, os benefícios de gastar mais na 80D não parecem valer a pena, pelo menos para o novato no vlog… e isso resume a comparação realmente – Eu recomendaria a Canon SL2 sem hesitação se você está apenas começando a fazer vlogs e precisa de uma DSLR completa e barata para filme.

No entanto, se você já faz vlogs há algum tempo e precisa de um upgrade, recomendo a Canon 80D com seus recursos um pouco superiores, alguns indispensáveis ​​para cinegrafistas profissionais (como a porta de fone de ouvido, por exemplo).

Em suma, a Canon EOS Rebel SL2 é uma câmera de vlog de ótimo custo-benefício. Eu a chamaria de a melhor câmera econômica para vlogs, mas 'orçamento' parece que estou fazendo um desserviço! É uma câmera de nível profissional embalada em um corpo de nível básico, que atenderá às necessidades e excederá as expectativas de muitos vloggers aqui em 2022.

5. Sony RX100 Mark IV


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Megapixels: 20.1
Dimensões: 4 x 1,6 x 2,29" (101,6 x 40,64 x 58,1 mm)
Peso: 298 g (0,66 libras x 10,5 onças)

O Sony RX100 original foi uma espécie de lançamento marcante, com qualidade de imagem semelhante a DSLR e velocidades de disparo contínuas, tudo embalado em um corpo de metal fino do tamanho de um baralho de cartas.

Estamos na 7ª iteração da série, então por que estou aqui recomendando uma câmera lançada em 2015, a Sony RX100 Mark FOUR?!

Bem, para fotógrafos de fotos ou aqueles com orçamentos maiores, com certeza, vá em frente e gaste mais dinheiro em um modelo mais recente RX100 – a Sony RX100 Mark VI é sem dúvida a melhor versão no papel, e essa lente equivalente a 24-200mm é simplesmente incrível . No entanto…

Em sua essência, o Mark IV compartilha o mesmo sensor CMOS empilhado de 1″ 20.1MP de seus sucessores, oferecendo excelente qualidade de imagem, principalmente com cores precisas, detalhes nítidos e desempenho impressionante com pouca luz.

Depois, há a excelente lente f/1.8-2.8 equivalente a 24-70mm, que oferece uma faixa de zoom versátil e abertura variável rápida para desfocar o fundo e fotografar com pouca luz.

A qualidade de construção em toda a linha Rx100 é excelente - um chassi leve, todo em metal, com ótima aparência. Deve-se dizer, no entanto, que a ergonomia de ter uma câmera plana e escorregadia é questionável, e eu recomendo que você gaste US $ 14 extras em um acessório de aderência, para economizar uma queda dispendiosa.

Uma omissão no Mark IV que está presente no Mark V e nos modelos posteriores é a detecção de fase AF. Sem entrar em detalhes técnicos, uma câmera com AF de detecção de fase focará mais rápido do que uma sem, principalmente em situações de pouca luz.

Vale a pena o salto de preço de US $ 100 do Mark IV para o V? Bem, apenas se você estiver comparando as câmeras frente a frente, o que a maioria das pessoas não fará, e mesmo assim a diferença não será tão aparente com luz decente.

Enquanto estamos no tópico de preço, vale a pena considerar se o custo extra de US $ 150 da Sony RX100 Mark IV vale a pena quando comparado à Canon Gx7 Mark II, que discutimos anteriormente.

Bem, o resumo é isso – se você precisar gravar em 4k, pegue a Sony. Se você não fizer isso, pegue a Canon.

4k oferece melhor qualidade de imagem e permite um pouco mais de flexibilidade no reenquadramento/zoom/estabilização durante a edição, mas também é um arquivo muito maior para trabalhar, e a maioria dos visualizadores móveis nunca será capaz de perceber a diferença.



A Sony RX100 Mark IV pode gravar vídeo 4K a 30fps e oferece o perfil de vídeo S-Log2 muito anunciado, que oferece mais latitude na gradação de cores durante a edição.

Um recurso importante é o vídeo de alta taxa de quadros, exclusivo das câmeras Sony, e uma das principais razões pelas quais essa compacta Sony tem sido uma das câmeras compactas mais populares para o YouTube nos últimos anos.

O HFR permite que você fotografe a impressionantes 960 fps para saída em super câmera lenta, embora com uma ligeira perda de qualidade. Fotografar até 500 fps parece ser um bom ponto ideal para manter uma qualidade decente (1676 x 566), mesmo quando a câmera faz o upscaling do arquivo de volta para full HD.

Você só pode fotografar por 2 segundos no modo HFR no RX100 Mark IV (aumentou para 4 nos modelos posteriores), mas ainda é importante ter a capacidade de fazer essas taxas de quadros incrivelmente rápidas em uma câmera compacta a esse preço -sopro. Se você tiver conteúdo interessante para filmar, esta super câmera lenta e sedosa pode realmente adicionar um toque agradável às suas filmagens de vlog.

Confira o vídeo abaixo, que mostra o quão legal até as coisas mais banais podem parecer quando filmadas no modo HFR da Sony:

Uma coisa a notar - quanto mais você usa os recursos de gravação de vídeo 4k e o recurso HFR da Sony RX100 Mark IV, mais a vida da bateria já fraca sofrerá. Com apenas 45 minutos aproximados de gravação de vídeo, não é ótimo de forma alguma, mas, curiosamente, é melhor do que o Mark V!

Sem surpresa para uma câmera de vlogging compacta deste tamanho, não há fone de ouvido ou microfone em nenhum dos modelos RX100. There’s also no touchscreen, which is a nuisance, especially since the actual flip out screen is nice and big and functions well.

Not having touchscreen for a vlogging camera is almost a deal-breaker for some, but since you can rely on the RX100 Mark IV’s auto focus in most situations, it’s not all bad. Just don’t expect to be able to quickly rack in and out of focus with a slide of the finger, like you can on the Canon vlogging cameras.

Sony actually lags behind the other camera companies with its touchscreen capabilities even on its top end Alpha full frame cameras, which is strange since it’s so technologically advanced and innovative in other areas.

On the topic of the flip out screen, one ‘technique’ you’ll see many vloggers use when filming their own faces is to wear sunglasses to hide their eyes, which are no doubt darting back and forwards to the forward facing LCD screen to check focus, exposure and composition.

As for the Auto settings on the RX100 Mark IV, they’re reliable enough that you can largely delegate the handling of exposure to the Auto modes, so you can really concentrate on story telling… which is after all what vlogging is all about.

Successful daily vloggers like Casey Neistat won’t care about uploading footage with frequent focus drop-outs or exposure inconsistencies, as long as the story is being told in an entertaining or informative fashion.

In this way, a camera like the Sony RX100 Mark IV may not offer the best AF out there, but thanks to stellar 4K video quality and some truly innovative features, it offers all an average vlogger would ever need, all squashed up into a tiny body that can slip into your back pocket.

6. Sony a5100 | Best Vlogging Camera under $500


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Megapixels: 24.3
Dimensions: 4.31 x 1.38 x 2.48″ (109.6 x 35.07 x 63 mm)
Weight: 283 g (0.62 lb / 9.98 oz)

If you’re looking for the best vlog camera under $500, the Sony a5100 is at the top of the pile. Despite being released back in 2014, it’s still an absolute bargain of a camera for vloggers who want professional looking video quality in a small, lightweight package.

Before you start screaming “take my money!!” at the screen, let’s get a few of the negatives of the Sony a5100 out the way first. They may be deal-breakers for some, but for others, they may just be minor gripes that you can live with.

First off, no 4k. Big deal? Hardly . I really don’t consider 4k video recording capabilities necessary for vlogging, even here in 2022. Most vloggers don’t like importing 4k footage in to their video editor, since it slows down their workflow, especially when using After Effects of any of its alternatives.

What’s more relevant though is that there’s no audio input jack. The built in stereo mic is ok for recording ambient sounds, but it’s definitely not a tool to record good quality spoken audio. For this, you’ll need to invest in a separate Lav mic (like this great all-in-one kit from Rode), and sync your audio later.

Recording audio separately in this way isn’t a major pain, but it does add some extra work in post production.

There’s also no EVF, which may be a hindrance if you shoot a lot in very bright sunshine when the rear LCD may be hard to see, and build quality is rather plasticky and cheap feeling, especially when compared to the Sony a6000 series cameras.

On the other hand, it’s thanks in part to its consumer-grade build that the price of the Sony a5100 is so reasonable, and also the size/weight is actually not that much more than the Sony Rx100 series… except that this offers the huge advantage of inter-changeable lenses.

The Sony a5100 offers the same 24MP APS-C sensor and e-mount lens compatibility as its bigger brothers, meaning you can take advantage of all the best lenses for the Sony a6000 too.

Auto Focus is excellent, with face tracking working just as well as on the excellent Sony a6000. As a camera used for vlogging, you won’t have to worry about the Sony a5100 keeping your face in focus whatever you’re doing.

Another rare feature for a compact camera under $500, is the ability to shoot 1080p at 60fps, meaning the Sony a5100 is great for filming sports or any fast moving subject that would otherwise be blurry, and also for slowing down your footage in post for some smooth slow-motion footage.

One of the features that sets the a5100 apart from other cameras is its use of the XAVC S video codec. XAVC S codec has a higher dynamic range, resulting in more editing latitude of your video in post-production, as opposed to other codecs like MP4 (just remember to use an SDXC memory card, like the ones recommended in this list of accessories for Sony cameras).

Another nice feature on the Sony a5100 is the ability to shoot XAVC S video and MP4 simultaneously. This allows you to share the small, compressed MP4 file as you record it via WiFi, while saving the much higher quality XAVC S to your memory card.

As for lenses, you can get the kit lens bundled with the a5100 for a bargain price or spend a little more and get the excellent 50mm f/1.8 lens included too – a great way to aid low light shooting and create out-of-focus bokeh elements in foreground and background. (Related:Sony e mount lenses.)

With its relatively slow f/3.5-5.6 aperture range, the kit lens does have its limitations in low light, but as an everyday walk around lens, the 16-50mm zoom range is versatile and good for vlogging.

It also has image stabilization (‘OSS’) baked in to help smooth out video footage, which is a huge plus since the Sony a5100 lacks in-body stabilisation.



Sony often releases several similar cameras that overlap in some features, but neglect some other ones. With the release of the Sony a5100, the vlogging world rejoiced when it saw the 3″ front facing flip out touchscreen – the only one available in its Sony compact camera lineup.

Why are there not more Sony cameras for vlogging with a front-facing screen like the a5100? I have no idea, and find it especially annoying that a flip-screen isn’t included on the full frame Sony cameras.

Although the Sony touch capabilities are somewhat limited when compared to Canon vlog cameras, being able to touch your face to focus, or touch the screen to zoom in to check your manual focus accuracy, are really useful features.

Other things like focus peaking and zebra stripes to help you spot blown out highlights are features not commonly seen on a compact vlogging camera, or even much more expensive DSLRs.

Battery life, however, isn’t great, but at least you’re able to maintain a charge using a portable battery pack plugged into the mini-USB port.

In summary, the Sony a5100 offers a lot of amazing features in a point and shoot camera sized body, all for a very attractive price. (Related:why a5100 is better than a5000.)

As a primary vlogging camera, you may find the lack of mic input to be a hindrance, but as a second camera for b-roll footage, or as a camera to be used in conjunction with a separate mic, it really is unbeatable.

7. Panasonic Lumix ZS70 (TZ90) | Best Budget Vlogging Camera


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Megapixels: 20.3
Dimensions: 4.41 x 2.65 x 1.62″ (112.0 x 67.3 x 41.2 mm)
Weight: 322 g (0.71 lb / 11.36 oz)

If you’re looking for the best budget camera for vlogging , I hope you’ve read this far. The Panasonic Lumix ZS70 (also known as the TZ90) manages to pack a lot of features and the ability to record in 4K into a device that costs under $400.

A key stand out feature not normally seen on a camera of this price is the 3″ articulating touch screen, which allows you to tap to pull focus while recording . You can also adjust exposure settings while recording via the well-implemented touch screen – a huge plus for vloggers who need to quickly adjust their scene mid-recording.

The headline feature is obviously the 4K recording option, and it’s available at 25 or 30fps.

However, you do need to put up with a cropped view of your image when shooting in 4K. If you want to capture video at the full sensor width, you’ll need to reduce the quality to 1080, although you’ll notice a vertical crop due to the different aspect ratios – 16:9 vs 4:3.

4k Live Cropping mode takes advantage of the 4k frame to provide a digital pan and zoom feature at 1080p resolution. You simply select a start and end point of the clip by tapping the screen, then select an overall time of the clip for the camera to simulate a smooth pan/zoom, as if using a tripod.

Another nice touch is something called ‘Snap Movie’, which allows you to set up a ‘focus pull’ in advance, by tapping the screen to define the start and end focus positions, then record a short clip of between 2 and 8 seconds.

The Panasonic Lumix ZS70 records 1080p at up to 28Mbit/s in AVCHD or MP4 modes. In addition to 1080p 50/60, the MP4 modes are 1080p 25/30 and 720p 25/30.



In good light, the quality of the 4k footage from the Panasonic Lumix ZS70 is surprisingly good, and the built-in mic does a decent job at picking up audio… which is fortunate since this camera lacks an external mic port.

The five-axis in-built optical image stabilization does alright at smoothing out the small bumps associated with hand holding a compact camera, and can make run-and-gun style vlogging footage much less nauseating to watch.

Due to the 4k crop, the OIS doesn’t work quite as well when recording 4K video, with most of the effect being reserved for HD video and stills.

There’s also a Level Shot function which detects and maintains the image’s horizontal line, even if the camera is tilted.

As a budget camera for vlogging, the Panasonic Lumix ZS70 isn’t able to offer the same lightning fast Auto Focus as the other cameras in this roundup. However, focusing speeds are speedy enough for the majority of situations, and the AF-tracking system in conjunction with face-detect and Continuous AF hand does a good job at finding a subject’s face and locking onto it.

The rubber grip and thumb rest are a nice addition to an otherwise slippery metallic shell, but I’d still recommend investing in a mini tripod like these to ensure you have something more substantial to grip hold of.

With some truly unique options and the ability to record in 4k, all for a bargain-basement price, the Lumix ZS70 is great for vloggers on a budget, or for use as a backup camera.

Panasonic cut some corners to be able to offer such an affordable compact camera for vlogging, but nothing that should get in your way of producing some great looking video content for your YouTube channel.

What Features Do Good Vlog Cameras Share?


I’ve listed the features I consider most important when choosing a camera for vlogging below.

I’ll be referring to these features in each camera review, so you can quickly see how each camera stacks up compared to the competition.
  1. Flip Screen – vlogging by its very nature usually means that you’ll need to film yourself. Having a flip screen (a rear LCD which can face forwards in the direction of the lens) makes this much easier, helping you ensure you’re in focus, correctly exposed and your shot is framed correctly. Sure, you could use an external field monitor like these, but these tend to make the entire set-up heavy and unwieldy.
  2. Touch Screen – adjusting controls on a front-facing screen is much easier when the camera has a touch screen.
  3. Good AutoFocus – cameras which offer fast AF, or features like face tracking and dual pixel AF are preferable for keeping your subject in focus, even when moving.
  4. Good Audio – an external Mic input is preferable, to allow you to hot-shoe-mount a mic for better quality audio. It also means you won’t need to waste time syncing your audio during post-production.
  5. Good Image Quality – Being able to shoot in 4K can be advantageous for superior video quality, but it’s also useful for image stabilization and reframing/cropping during post. Good high ISO performance is a plus for shooting in low light.
  6. Optical Image Stabilization – In-camera, in-lens, or dual OIS is preferable for a steady shot without the need for a gimbal.
  7. Lightweight – holding a camera + lens + mic at arm’s length can become tiring quickly…
  8. Fast Frame Rates – Being able to shoot in 60fps or higher (preferably in 1080p) will allow you to create good looking slow-motion footage when editing.
  9. Long Battery Life – carrying spare batteries is a must while vlogging, but a longer battery life is favourable for extended shooting duration.
  10. Weather Proofing – vlogging should be able to take place come rain or high water!
  11. Time Lapse Mode – time lapse footage is popular b-roll footage for vloggers.
  12. Dual Memory Cards – not essential by any means, but a nice in-field backup solution or way to expand your vlogging capacity.
  13. Wifi/Bluetooth/NFC – for framing your shot and triggering the record button remotely, as well as transferring footage to a smart device to share on social media.

The cameras in my review below contain a varying number of these features. You need to spend a lot of money if you want a camera that has all the features, so it’s usually a case of deciding what’s most important to you, then seeing if that camera falls in your budget.

For me, the perfect vlog camera needs to have a front facing (flip) touch screen with excellent auto-focus and the ability to plug in an external hot-shoe mountable mic.

If the camera is compact and lightweight too, this is a bonus, but not essential. I don’t really care about 4k, since it slows down the post production too much.

Best Cameras for Vlogging | Palavras finais


Finding the best camera for vlogging of the year can be a confusing task – not because there’s a lack of them, but because there are just so many cameras available that can be used for filming short videos for YouTube or Vimeo.

I’ve tried to narrow down my recommendations above to just the cameras with flip screens, but in doing this, I’ve ignored a whole host of other cameras that vloggers are using every day to create entertaining video content.

Having a flip screen may be essential for one vlogger, but maybe it’s not so important to you. Just as having 4k recording ability may be necessary for one person, but not the next.

You just need to have a think about what you need in a camera to start vlogging easily . Keep it simple, especially when you’re just starting. And make sure to create a great YouTube banner to entice new viewers to subscribe to your channel.

The story is much more important than the equipment. If your story is entertaining enough, no one will care if it’s shot in 4k, or even if everything is properly exposed or in focus. Just make sure your story is great, and the rest will come with experience. Happy vlogging!