>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como obter o melhor preço para câmeras e lentes usadas?


O mercado de câmeras e lentes de segunda mão está em alta há muito tempo, pois equipamentos fotográficos decentes têm um preço – você recebe o que paga, enquanto marcas icônicas como a Leica sempre cobraram um prêmio. Com os preços dos novos lançamentos mais quentes no momento relativamente altos (o Sony A7R IV, por exemplo, custa apenas £ 3.500 apenas no corpo), há uma forte demanda por modelos mais antigos, que, embora não estejam mais na vanguarda, ainda podem fornecer imagens ou vídeos de excelente qualidade.

Ou, com tantas novas câmeras interessantes lançadas nos últimos 18 meses, os primeiros usuários estão ansiosos para trocar e atualizar. A atual incerteza econômica no Reino Unido também está levando mais pessoas a considerar a compra de usados, possivelmente pela primeira vez. Com isso em mente, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter o melhor preço para seu equipamento, especialmente ao vender para um revendedor especializado.

Equipamentos próximos como o Sony Alpha 7R IV solicitam trocas de atualizadores e também interesse em produtos mais baratos e com menos cortes. modelos de borda

Entender como os varejistas precificam equipamentos usados
Especialistas em equipamentos usados, como a MPB, investiram muito em sua tecnologia de precificação, como explica Marc Read, analista de precificação da empresa. “Nossos sistemas de preços são baseados em dados históricos, então analisamos os preços atuais no mercado e o efeito de novos lançamentos, mas também a demanda pode ser sazonal. Vemos uma demanda maior por câmeras de nível básico chegando ao Natal, por exemplo, presumivelmente porque as pessoas as querem para presentes ou para lentes telefoto no verão, presumivelmente para viagens ou natureza.”


“Ajustamos os preços com base na demanda e, muitas vezes, o lançamento de um novo modelo, como a Sony A7R IV ou a Canon EOS 90D, aumentará a demanda pelos modelos mais antigos da linha ou verá mais chegando de pessoas que desejam atualizar, ” Marc acrescenta. Ele também observa que as empresas ansiosas por aumentar a participação de mercado, como a Sony, geralmente têm estratégias de preços bastante voláteis. “Agora temos ótimos preços no Sony A7 original, em torno de £ 500, então estamos vendo muitas pessoas vindo para a Sony.”

MPB investiu maciçamente em sistemas para verificar equipamentos de câmera e estabelecer preços competitivos

Garantindo que você obtenha o melhor preço para seu equipamento usado
Muita preparação de equipamentos antes de vendê-los é senso comum; vale a pena dar uma boa limpeza na sua câmera e lentes e juntar todos os acessórios. Mas e a limpeza do sensor? “Preferimos sensores limpos, mas não é essencial, pois fazemos nossas próprias verificações realmente completas”, explica Marc. Você pensaria que mesmo a menor marca no sensor pode tornar uma câmera muito difícil de vender, mas é decidido caso a caso. “Se o custo de substituição do sensor for maior do que o valor da câmera, não compraremos a câmera”, diz Marc, “mas se for uma marca na lateral que não afeta a imagem final, pode ser ok e ajustaremos nosso preço de acordo.”

Pequenas marcas de sensor e sujeira são uma coisa, mas você realmente quer evitar fungos dentro de qualquer câmera ou lente que você espera vender. Como Aaron Bridgen, gerente de produtos usados ​​para câmeras de parque, explica:“geralmente não tocamos em nada com fungos ou mofo. Às vezes pode ser removido, mas tende a voltar e se espalha com muita facilidade. O fungo também pode ser difícil de detectar, então você deve sempre guardar seu equipamento em um local seco e não úmido, mesmo que seja à prova de intempéries.” Riscos e rachaduras graves em todas as lentes, exceto as mais caras, geralmente também são um problema.

Aaron Bridgen de Park Cameras

E caixas e tampas?
Quanto a caixas, embalagens e acessórios, os varejistas tendem a ter políticas ligeiramente diferentes. A MPB, por exemplo, não vai rebaixar o preço que lhe dá pelo seu equipamento usado se você não tiver a caixa. “Esta tem sido a nossa política desde o início da empresa”, explica Marc Read. “Mas gostamos de ver acessórios originais, como baterias genuínas e carregadores de bateria. Os manuais não são essenciais, pois muitos estão online agora.” A Park Cameras, por sua vez, oferece um preço um pouco mais alto se a embalagem original for fornecida, juntamente com a bateria e o carregador originais. “No entanto, não penalizamos os clientes se eles não tiverem lentes ou tampas de corpo, pois temos montanhas deles aqui”, explica Aaron Bridgen.

No entanto, o especialista em Nikon usado, Grays of Westminster, pagará mais por câmeras e lentes com a caixa original, embalagem, instruções e recibo/garantia. “Mostra aos compradores que o proprietário original realmente cuidou de tudo; se os compradores tiverem a opção de uma câmera ou lente com a caixa e literatura original, e outra sem, eles geralmente optarão pela primeira”, diz o fundador Gray Levett. “Para nós, é tudo uma questão de atenção aos detalhes.”

As dicas acima também são relevantes se você decidir vender em um site de leilões como o eBay ou um site de classificados, portanto, da próxima vez que receber uma câmera ou lente nova, pense em manter tudo em forma para quando decidir vendê-lo ou trocá-lo parcialmente. Como Maz Caudle, gerente de negócios de troca de peças da Wex Photo Video, coloca:“temos inspetores totalmente treinados que procuram com muito cuidado qualquer coisa que possa desencorajar o próximo comprador”. É assim que você precisa pensar também...