>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Reflexões e um teste de campo:a lente Tamron 17-28mm f/2.8 para Sony


As lentes da Sony são notoriamente caras, por isso é um alívio bem-vindo que os fabricantes de terceiros estejam fabricando lentes E-Mount sólidas. A Tamron 17-28mm f/2.8 é uma dessas lentes. É a tão esperada continuação da Tamron 28-75mm f/2.8, que foi anunciada em 2018 e quase sempre está em espera devido à sua popularidade. Depois de testar a Tamron 17-28mm f/2.8, não tenho dúvidas de que essa lente será igualmente popular.

Leia para descobrir o porquê.


Especificações técnicas da Tamron 17-28mm f/2.8


Primeiro, 17-28mm é realmente um nicho e uma distância focal única. Nenhum outro fabricante faz uma lente com essa faixa. A comparação mais próxima é a 16-35mm f/2.8, uma distância focal feita pela Sony, Canon e Nikon.

Se você está decepcionado por ter menos alcance com a Tamron, considere que, se você usar essa lente com um full-frame da Sony, sempre poderá fotografar no modo APS-C, que oferece mais alcance. Este é um dos recursos mais úteis no meu Sony a7R III.

Por que a Tamron optou por essa distância focal um pouco mais limitada é intrigante, mas provavelmente explica como eles mantiveram a lente em um tamanho tão pequeno. Na foto de comparação abaixo, você verá que a 17-28mm é essencialmente do mesmo tamanho da Canon 16-35mm f/2.8 original e da Sony 24-70mm f/4. Em termos de peso, o Tamron é o mais leve, chegando a 420 g (0,93 lbs). Isso é um pouco mais leve que a própria 16-35mm f/2.8 da Sony, que pesa 680 g (1,5 lbs).

Já que estamos no assunto de comparações, vamos falar de preço. A Sony cobra US$ 2.200 por sua lente 16-35mm f/2.8. Embora sua lente ofereça uma construção mais sólida e uma faixa focal mais flexível, isso ainda é uma mudança. Por outro lado, a Tamron 17-28mm custa US$ 899, o que é bastante razoável para uma lente f/2.8.

Comparação de tamanhos da Canon 16-35mm f/2.8 (esquerda), da Tamron 17-28mm f/2.8 (centro) e da Sony 24-70mm f/4 (direita).

Estabilização de imagem


A lente Tamron 17-28mm não possui estabilização óptica de imagem (OIS). No entanto, é tão leve que ainda é muito fácil tirar fotos e vídeos estáveis ​​​​na mão. Na verdade, seu tamanho combina bem com o Sony a7R III e o Sony a7 III.

Foco automático


A Tamron 17-28mm f/2.8 está equipada com um sistema de autofoco (AF) suave e silencioso. Ele combina bem com as modernas câmeras sem espelho da Sony e todos os modos AF estão disponíveis, incluindo o Eye AF. Na prática, achei o Eye AF um pouco lento e imprevisível. Mas, novamente, eu não considero 17-28mm como meu alcance focal ideal para retratos de qualquer maneira, e eu prefiro alcançar um zoom de médio porte ou uma lente padrão de 50mm.

Melhores usos para a Tamron 17-28mm f/2.8


Uma lente grande angular como a 17-28mm é ideal para capturar paisagens, interiores e imóveis. Esses são os tipos de fotografia em que me concentrei ao testar essa lente. O retrato que fiz foi mínimo, e foi principalmente para fotografar em uma abertura diferente de f/11 para ver como o bokeh se comportava (foi muito bem).

Uma foto de mão tirada de um passeio de helicóptero sem portas.

Qualidade da imagem


Para meu primeiro teste de tiro com a 17-28mm, fiz um passeio de helicóptero sem portas. Se você já esteve em um desses, sabe como pode ser incrivelmente ventoso na cabine principal e como é difícil focar em qualquer foto. Este é muito mais um tipo de cenário de fotografia “spray and pray”. Para minha surpresa, a 17-28mm se saiu incrivelmente bem.

A partir do momento em que comecei a fotografar com a Tamron 17-28mm, quase imediatamente esqueci que era uma lente de terceiros. O foco automático foi rápido (eu não estava usando o Eye AF), não havia atraso ou falha de comunicação entre a lente e a câmera, e a qualidade da imagem era impressionante. As fotos eram nítidas, não havia distorção e as cores pareciam até um pouco mais pop do que o normal.


Construção física


Como essa lente é tão compacta e leve, não espere materiais totalmente metálicos ou de policarbonato, como a Sony usa em suas lentes GM. No entanto, a qualidade de construção da Tamron 17-28mm ainda parece muito sólida nas mãos, e acho que aguentaria bem com o tempo.

A Tamron diz que a 17-28mm está equipada com “construção resistente à umidade” e um revestimento hidrofóbico de flúor para repelir sujeira e impressões digitais. Não se fala muito mais sobre vedação contra intempéries, e eu não me sentiria confortável em submeter essa lente a condições climáticas extremas.


6 anos de garantia Tamron


Um dos maiores benefícios de comprar uma lente Tamron é sua generosa garantia de 6 anos. Em vigor por seis anos a partir da data de compra (somente nos EUA), as lentes Tamron têm “garantia contra defeitos de fabricação ou materiais”. Enquanto isso, a Sony oferece 1 ano de garantia em suas lentes.

Uma combinação feita no paraíso do fotógrafo


Baseada puramente em especificações, esta lente combina perfeitamente com a Tamron 28-75mm f/2.8. Na verdade, a Tamron afirma que o peso combinado de ambas as lentes equivale a menos de 1 kg (2,2 lbs), o que é incrivelmente leve para duas lentes f / 2,8. Ambas as lentes também aceitam o mesmo tamanho de filtro de 67 mm, facilitando a troca de polarizadores e filtros ND. Esse recurso por si só torna muito atraente investir em ambas as lentes.


Conclusão


Durante os dias de reinado das DSLRs, muitos fotógrafos zombavam das lentes de terceiros, dizendo que “você recebe o que paga”. Talvez naquela época eles tivessem um ponto.

Mas hoje, as lentes de terceiros realmente aumentaram seu jogo, e a Tamron 17-28mm f/2.8 é um dos melhores exemplos de vidro de terceiros superior. Se você está no mercado para uma lente grande angular para o seu corpo Sony, não há como errar com essa lente.

Para obter mais informações sobre a lente Tamron 17-28mm f/2.8 para Sony, confira este vídeo que filmei, juntamente com algumas fotos de amostra adicionais abaixo: