>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão do tripé de viagem Peak Design


Desde que a Peak Design lançou seu Capture Clip em 2011, eles criaram um nicho único e importante para si mesmos na fotografia moderna. Desde seus sistemas para proteger seu equipamento até sua linha de bolsas para armazenar tudo, a Peak Design tem tudo o que um fotógrafo em movimento pode desejar. No entanto, a única coisa que falta em sua linha é um dispositivo portátil e compacto para manter sua câmera estável em uma praia, calçadão ou montanha varrida pelo vento. Tudo isso mudou em maio de 2019, quando eles lançaram seu primeiro tripé de viagem.


O tripé de viagem Peak Design


Eu tive alguns tripés ao longo dos anos, e o que eu uso com mais frequência é um conjunto de pernas Manfrotto 055XDB acoplado a uma cabeça esférica Manfrotto 496EC2. Funciona muito bem para quase qualquer situação, sendo a principal desvantagem o tamanho e o peso.

Viajar com esse tripé é uma tarefa árdua, e até mesmo ações simples, como estender as pernas, podem ser complicadas. Meu equipamento Manfrotto suporta minha câmera full-frame com uma bateria e lente 70-200 f/2.8 como um campeão, mas gostaria que fosse mais fácil de transportar e configurar.

É por isso que fiquei tão intrigado com o Peak Design Travel Tripé. Pareceu ser uma ótima solução para alguém como eu que quer um tripé pequeno, leve, mas robusto e durável. Em teoria, seria ótimo para guardar tudo, desde minha Fuji X100F até minha Nikon D750 com uma lente grande e pesada. Se fosse tão prático, transportável e durável como a Peak Design alegou, poderia ser o único tripé que eu precisaria.



Como este tripé foi projetado especificamente para viagens, eu queria colocá-lo em prática de maneira autêntica. Levei-o comigo quando minha família voou pelo país para ver parentes em Minnesota, e ele teve um desempenho incrível. Em uma semana, coloquei-o dentro e fora da bagagem de mão do avião, usei-o para várias fotos de grupo em casas, cabanas e parques e fotografei os fogos de artifício do Dia da Independência.

Além de alguns detalhes aqui e ali, posso dizer com confiança que o tripé desempenhou suas funções com desenvoltura.

Depois de nossa viagem, minha esposa e eu discutimos como não haveria como tirar tantas fotos de nossas férias sem o tripé de viagem. Nosso tripé Manfrotto era grande demais para ser levado e nosso GorillaPod era pequeno demais para ser útil para fotos de grupo ao ar livre.

O Peak Design Travel Tripé tornou possível tirar fotos de amigos e familiares que só vemos a cada poucos anos. Isso nos permitiu capturar memórias que de outra forma não teríamos como fotografar.

Tamanho


A primeira coisa que notei quando coloquei minhas mãos no Peak Design Travel Tripé foi o quão diminuto ele era. É um pouco maior que o meu GorillaPod. Mas com as pernas totalmente estendidas, é tão alto quanto um tripé normal.

Quando recolhido, o tripé tem aproximadamente o tamanho de uma lente 70-200 f/2.8 com a câmera acoplada.

A Peak Design optou por uma construção de seis lados para as pernas. Esse design permite que eles se dobrem e minimizem a quantidade de espaço não utilizado no meio. Eles também criaram uma cabeça de bola única que fica extremamente baixa nas pernas. Este é um forte contraste com outras cabeças esféricas que muitas vezes apresentam uma coluna central que se projeta para cima e, assim, aumenta a altura total do tripé.

Após uma inspeção mais detalhada, encontrei muitos toques clássicos do Peak Design implementados para torná-lo o menor possível. O alojamento para cada dobradiça de perna foi moldado para abraçar a coluna central. As alavancas de came ficam ao lado das pernas, mas oferecem bastante alavancagem ao estendê-las. Até mesmo o botão que permite que a coluna central se estenda é diminuto e discreto – quase um pouco demais, pois meus dedos tinham dificuldade para segurá-lo de vez em quando. (Mas mais sobre isso daqui a pouco.)



Depois de usar este tripé de viagem, acho que não quero voltar ao meu outro tripé, mesmo quando não estiver necessariamente em movimento. A conveniência de algo tão pequeno e leve é ​​difícil de superar, especialmente quando ainda pode segurar meu equipamento de câmera completo.

Qualidade de construção


Tendo possuído outros equipamentos Peak Design, pensei que tinha uma boa ideia do que esperar em termos de construção e qualidade de construção. Apesar disso, fiquei agradavelmente surpreso quando comecei a testá-lo. A unidade de fibra de carbono que testei parece sólida, resistente e muito bem feita



É difícil dizer o quão bem isso vai se manter ao longo dos anos. No entanto, todas as peças mecânicas do tripé, desde as alavancas de came que estendem as pernas até o colar que trava a cabeça da bola no lugar, parecem extremamente robustas. Certamente tão bom quanto qualquer outro tripé, e muito melhor do que alguns. A cabeça esférica tem uma espessura satisfatória sem ser arrogante. Além disso, a qualidade geral da construção certamente inspira muita confiança.

Minha esposa e eu temos um Everyday Messenger e uma Everyday Backpack – ambos usados ​​diariamente. Mesmo após anos de uso, essas bolsas estão se sustentando maravilhosamente, com apenas alguns sinais de desgaste. Como tal, espero o mesmo nível de qualidade e longevidade do Tripé de Viagem. Pelo que vi até agora, não acho irracional esperar que esse dispositivo sirva a fotógrafos ocupados por muitos anos.

Com as pernas e a coluna central totalmente estendidas, o Tripé de Viagem tem quase o mesmo tamanho que a maioria dos tripés padrão.

Facilidade de uso


Pequenos e leves são bons pontos para se ter na lateral de uma caixa, mas se um tripé for desajeitado e pesado, ele acabará passando mais tempo em um armário escuro do que no mundo real. Esta é uma área onde o Peak Design Travel Tripé se destaca, embora com algumas ressalvas. Configurar o tripé é muito fácil e você pode tê-lo pronto para fotografar em segundos. E isso não é exagero.

Operações como ajustar a posição da cabeça esférica, estender a coluna central, abrir os cames para deixar as pernas saírem e conectar e desconectar uma câmera são simples e rápidas. Você pode realizar muitas dessas operações com uma mão em questão de segundos. Além disso, quando você combina isso com o peso total do tripé de cerca de 3 libras (um pouco mais para a versão de alumínio, um pouco menos para a versão de fibra de carbono), torna-se um produto altamente atraente.


Cabeça de bola


Encaixar sua câmera no topo da cabeça da bola é muito fácil. Anexe a placa de montagem à sua câmera e coloque-a no tripé com um clique satisfatório enquanto o clipe com mola a trava no lugar. Você pode então girar um colar na base da cabeça para ajustar a tensão do clipe de mola para garantir que sua câmera não caia.

Devo admitir, demorei algumas tentativas para pegar o jeito dessa cabeça de bola em particular. Foi um pouco mais complicado do que outras cabeças de bola que usei. No entanto, a desvantagem é uma cabeça de tripé significativamente menor e mais compacta. Se você estiver usando este dispositivo para viajar, ficará muito feliz com os resultados.

Placa de montagem


O tripé vem com uma placa de montagem Peak Design que requer um parafuso sextavado, o que significa que você precisa usar uma pequena chave inglesa para prender a placa à sua câmera. O tripé é fornecido com a chave inglesa, que se parece com as pequenas chaves sextavadas que você pode encontrar com os móveis da IKEA. Ele ainda tem um pequeno bolso na bolsa do tripé para armazenamento.

Anexar e remover uma câmera do tripé é fácil. Colocar e remover a placa de montagem da câmera requer um pouco de trabalho – pelo menos na versão atual.

A desvantagem desse arranjo se torna aparente toda vez que você deseja mover sua placa de montagem para outra câmera, o que pode ser várias vezes durante uma determinada sessão de fotos. Você precisa localizar a chave, desparafusar a placa de montagem, guardar a chave, pegar sua outra câmera, pegar a chave e segurar tudo no lugar enquanto prende a placa.

Não parece muito, mas poucos dias depois de usar o tripé, eu já havia perdido a chave algumas vezes. Ele estraga o que é uma configuração bastante simples. Claro, você também pode obter outra placa de montagem. É compatível com placas Arca-Swiss, então você já deve ter algumas que funcionariam.

A Peak Design ouviu muitos comentários sobre esse problema desde o lançamento deste tripé de viagem. Atualmente, eles estão trabalhando em uma solução para provavelmente envolver uma chave hexagonal personalizada que se conecta ao próprio tripé, em vez de guardá-lo em uma bolsa. A versão final não estava disponível para teste, mas estou bastante confiante de que resolverá a maioria das preocupações que existem com a configuração atual.

Eu tive que reposicionar rapidamente minha câmera para capturar esta foto de fogos de artifício, o que foi fácil graças ao tamanho e peso do Tripé de Viagem Peak Design.

Minha solução foi simples; Acabei de deixar a placa de montagem presa à minha câmera durante nossa visita a Minnesota. A única vez que removi, foi quando tive que trocar a bateria. Caso contrário, a placa era discreta. No uso diário, eu realmente não percebi isso na câmera. Isso me permitiu encaixar minha Fuji X100F no tripé a qualquer momento.

No que diz respeito ao uso geral, achei o Tripé de Viagem um excelente desempenho. Era sólido e segurou meu equipamento de câmera no lugar facilmente. Ajustar a posição da cabeça esférica e bloqueá-la no lugar é fácil quando você pega o jeito, e estender as pernas é rápido e simples. Como um motorista diário em sessões de fotos exigentes, pode haver opções melhores que possam suportar o peso constante e o abuso da fotografia em tempo integral.

No entanto, como solução de viagem, este tripé é excelente.


Fotografia na orientação retrato


Algumas análises on-line mencionaram que a cabeça esférica não permite que você fotografe na orientação retrato tão facilmente quanto outros, mas nunca achei que fosse esse o caso. É verdade que raramente fotografo na orientação retrato ao usar meu tripé, mas quando o fiz, apenas ajustei a posição da placa de montagem ou girei o tripé um pouco. Sinceramente, não foi um problema para mim. No entanto, não estou dizendo que não seria um problema para todos. Sua milhagem pode variar, mas não vejo que isso seja um problema.

A cabeça esférica permite que você posicione facilmente sua câmera à esquerda para orientação de retrato….

…mas se você inclinar para a direita, seu movimento é limitado. É um inconveniente, mas não um disjuntor.

Recursos


Os produtos Peak Design são conhecidos por pequenos floreios que podem não ser perceptíveis no início, mas podem deixá-lo agradavelmente surpreso ao longo do tempo. Suas bolsas vêm cheias de bolsos ocultos, fechos magnéticos e presilhas e alças cuidadosamente colocadas. Essas coisas as tornam eminentemente práticas de maneiras que não vejo com frequência em outras bolsas.

Este tripé de viagem continua essa tradição. Ele vem com apetrechos adicionais, como um suporte de telefone celular guardado na coluna central - acessível com um giro rápido do gancho de lastro.



Nenhum deles é motivo suficiente para comprar um tripé, mas é bom ter em uma pitada. A percepção de que você pode montar um telefone celular facilmente, remover a coluna central rapidamente e anexar links de ancoragem com segurança adicionou um pouco mais de valor a um dispositivo já excelente.

Alguns deles, como o suporte do celular, estão tão bem guardados que você pode esquecer onde estão ou como acessá-los. No entanto, depois de descobrir onde está tudo e como usá-lo, você pode começar a se sentir um pouco menos como um fotógrafo e um pouco mais como o Q dos filmes de James Bond.

Uma anedota que ilustra a filosofia Peak Design tem a ver com o botão de tensão, que permite estender a coluna central. Achei difícil de entender no início, e foi uma tarefa árdua de usar por causa de sua colocação tão perto da coluna real.

Parecia um descuido tão óbvio e, a princípio, fiquei desapontado com a forma como a Peak Design escolheu a forma sobre a função a esse respeito. Isso é até que eu percebi que o botão é mantido perto da coluna magneticamente. Basta puxá-lo para fora, torcê-lo e colocá-lo de volta onde fica fora do caminho. Não vejo essa atenção aos detalhes em muitos outros produtos, e isso fala da criação cuidadosa desse tripé.

O botão para estender a coluna central se destaca para facilitar o manuseio.

Veredito


Decidir se este tripé é adequado para você pode muito bem se resumir a uma questão de valor.

É um tripé sólido e bem feito que pode acompanhá-lo em suas aventuras? Definitivamente.

Vale a pena o dinheiro? Possivelmente.

Foi o tripé de viagem perfeito para minha viagem a Minnesota, junto com meu uso diário em casa? Absolutamente.

Será a solução ideal para você? É provável, mas essa é uma pergunta que não posso responder para você.



Não há como contornar o fato de que este é um tripé caro. Se você optar pela versão em fibra de carbono, gastará dez vezes mais que um GorillaPod, que há anos é companheiro constante de fotógrafos viajantes.

Existem outros tripés de viagem no mercado que oferecem recursos semelhantes por menos dinheiro, mas também muitos que custam muito mais. Felizmente, se você deseja todos os recursos deste tripé em um pacote um pouco mais pesado, o alumínio pesa um pouco mais, mas custa 40% menos.

A Peak Design construiu uma reputação por lançar produtos de qualidade que atendem às necessidades de fotógrafos exigentes e, na minha experiência, resistem ao teste do tempo. O Travel Tripod continua admiravelmente essa tradição e tenho o prazer de recomendá-lo.

Classificações:


Tamanho:5/5

Qualidade de construção:5/5

Facilidade de uso:4/5

Características:4,5/5

Geral:4,5/5


Revisor do resumo Simon Ringsmuth Data da revisão Tripé de viagem Peak Design de item revisado