>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão:Tripé de fibra de carbono Manfrotto 055 e cabeça esférica XPRO


Comprar um tripé pode ser um dos empreendimentos mais complicados que um fotógrafo pode assumir. Luzes, lentes e outros acessórios são bem fáceis. A maioria das coisas no mercado nesses casos são relativamente semelhantes e as diferenças podem ser insignificantes. Com tripés, esse não é o caso.

Há tantas opções em todos os preços no mercado que é difícil escolher. No meu caso, passei por vários modelos nas extremidades mais baratas e intermediárias do mercado com resultados variados. No início, os modelos mais baratos eram bons. Tudo para que eu os usava era trabalho de mesa, onde se eu não batesse acidentalmente, havia pouca chance de movimento.

Mas quando comecei a sair mais para fotografar paisagens, as desvantagens de usar um tripé barato ficaram aparentes imediatamente. A atualização para modelos de nível médio fez pouco para resolver o problema. Ainda bem em um ambiente de estúdio, eles sempre tiveram um desempenho inferior no local.

Encontrando o tripé certo




Tudo isso mudou quando visitei a barraca Manfrotto em uma feira no Reino Unido. A princípio, pensei que seria mais um caso de estar sobrecarregado pela escolha sem diferenças aparentes nos vários modelos. Foi mais ou menos exatamente o que aconteceu. Isso é até que eu vi o Manfrotto XPRO Ball Head. Dois minutos depois de brincar com ele, eu sabia que era exatamente o que eu queria nos últimos anos.

Com uma cabeça de tripé escolhida, eu só precisava encontrar um conjunto de pernas. Passando pela seleção de pernas de tripé, nenhuma delas parecia certa. Eles eram todos muito pesados, muito curtos, ou os controles eram muito desajeitados. Quando estava prestes a desistir, avistei o Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055. Foi perfeito. Leve, uma altura máxima logo acima do nível dos meus olhos, construção robusta em fibra de carbono e controles fáceis, mas firmes, somados a tudo o que eu havia desistido de encontrar.

As pernas


O Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055 possui algumas características relevantes.

Construção de fibra de carbono


Isso é bastante autoexplicativo, mas a fibra de carbono construída neste tripé é excelente. Apesar de ser bastante leve com 4,6 libras (2kg), ainda é resistente como pregos.

Certa vez, desisti de um local de paisagem após 15 minutos por causa de ventos fortes. Quando cheguei em casa, percebi que os quadros estavam todos nítidos, sem sinais de movimento de câmera.

Essa coisa é resistente. Qualquer uma das outras meia dúzia de tripés que usei na última década provavelmente teria se partido ao meio naquela ocasião. (Um exagero, é claro, mas não parece um.)

Desisti deste local depois de 15 minutos por causa de ventos muito fortes. Quando cheguei em casa, percebi que o tripé se sustentava e não havia sinal de trepidação da câmera, apesar do clima.

Aqui está um pequeno bônus:


Todos os meus tripés anteriores eram de alumínio. Como é difícil operar tripés com luvas grossas em dias frios de inverno, eles rapidamente se tornam dolorosos quando usados ​​ou carregados por qualquer período de tempo. Uma das primeiras coisas que notei neste tripé é que as pernas nunca ficaram realmente frias, mesmo com o pior tempo.

No começo, pensei que estava inventando e era psicossomático, mas quando você tem má circulação como eu, essas coisas são realmente perceptíveis. Um pouco de pesquisa mostrou que a condução de calor com fibra de carbono é muito menor do que com alumínio. Se você tem má circulação e carregar metal frio no inverno é doloroso para você, mesmo com luvas, tente fibra de carbono. Pode lhe dar um pouco de alívio que você não esperava.

Controles


Todos os fechos, botões e níveis do Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055 funcionam muito bem. Todos os botões podem ser apertados com pequenos movimentos e soltos com a mesma facilidade. Longe vão os dias em que eu teria que passar anos apertando um botão com toda a minha força apenas para que ainda não estivesse apertado o suficiente. Nesse caso, os engenheiros da Manfrotto se superaram. Torça e vá.

Os fechos que mantêm as pernas no lugar são fortes, mas são projetados para serem fáceis de usar, mesmo com luvas grossas. No começo, parecia que abrir os fechos era um pouco difícil. Mas uma vez que você se acostuma com a quantidade de pressão que precisa aplicar para abrir e fechar, você começa a apreciar quanta força está mantendo as pernas na posição.

Só não feche os dedos neles. Isso iria doer muito.

Os fechos nas pernas são fortes e exigem um pouco de esforço para abrir e fechar, mas cumprem muito bem o seu papel.

Altura


Sem a cabeça, o Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055 tem uma altura máxima de 66,9” (170cm). Essa estatística por si só poderia ter me causado a não dar uma segunda olhada nesse tripé se fosse mais curto. Houve muitas ocasiões, quando no local, que não consegui tirar a foto porque não consegui posicionar o tripé sobre uma barreira de tamanho normal, como uma cerca ou grade.

Foi frustrante, e é por isso que a altura foi uma consideração importante na escolha do meu próximo tripé. O problema é que todos os tripés que eu olhei tinham uma altura semelhante e os mais altos eram significativamente mais caros. Este tripé, no entanto, fica exatamente na altura que eu procurava e estava dentro do orçamento que eu estava disposto a gastar.

Totalmente estendido, o Manfrotto 055 chega (quase) ao nível dos meus olhos, tornando-o a altura perfeita para mim.

Nível espiritual




O corpo do Manfrotto 055 possui um nível de bolha que se move independentemente do resto do tripé e da cabeça. Você pode colocá-lo em qualquer posição ao redor da coluna central. Embora a cabeça esférica XPRO já possua dois níveis de bolha, este terceiro garante que você tenha acesso visual a um nível o tempo todo.

Tamanho


Quando dobrado, o Manfrotto 055 é pequeno e fácil de transportar.

Apesar de ter apenas um metro e oitenta quando totalmente estendido, quando é compactado, o Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055 se dobra bem pequeno. Com a cabeça destacada, cabe perfeitamente na pequena mala de mão com a qual viajo. No local, posso deslizar uma das pernas pelas alças na lateral da bolsa da minha câmera e ela se destaca apenas alguns centímetros extras.

Design de tripé


Pode ser uma coisa estranha de se dizer sobre um tripé, mas este com certeza é bonito.

Como um aparte, vale a pena mencionar a estética do design do Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055 e da Cabeça Esférica XPRO. Considerando que estamos falando de um tripé, ambos parecem muito bons.

As pernas de fibra de carbono apresentam um padrão agradável e a coisa toda tem uma dose generosa de vermelho metálico que fica bem aos olhos. Agora, o design estético é a última coisa que você deve considerar ao escolher um tripé, mas como existe aqui, vale a pena mencionar.

Talvez seja um sintoma desse lendário design italiano, ou talvez apenas reflita o preço. De qualquer forma, não compre um tripé porque parece bom, mas este faz a mesma coisa.

A cabeça da bola


Resumindo, o Manfrotto XPRO Ball Head é um sonho. Como mencionado, é exatamente o que eu sempre quis em uma cabeça de tripé.



Se você não sabe o que é uma cabeça de bola, imagine um mouse trackball antigo (se puder). A placa do tripé é montada na bola que, por sua vez, se move livremente em seu suporte até que você a aperte. Isso permite que você mova a câmera livremente para qualquer posição dentro do alcance de movimento da cabeça e prenda-a na posição com o giro de um botão ou dois.

As cabeças de bola são ridiculamente convenientes e fáceis de usar.

Fotógrafos de paisagem dedicados que podem se recusar a pensar em ângulos alegres podem escolher outras opções, como cabeças de pan e tilt, mas eu fotografo paisagens por diversão quando posso. A versatilidade e facilidade de uso de uma cabeça esférica no estúdio ou para uma sessão de retratos a tornam ideal para vários fotógrafos disciplinados.

Controles de cabeça de bola


Ambos os botões que seguram a bola no lugar (sim, são dois) são fortes e apertam com movimentos curtos e sem esforço.

Assim como o Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055, os controles do XPRO Ball Head são muito bem desenhados e fáceis de usar. Os movimentos dos botões que seguram a cabeça na posição desejada são leves, mas mantêm-se firmes sem qualquer deslizamento.

Além disso, existem dois botões para segurar a bola no lugar, criando uma camada de redundância quando realmente importa. O mesmo se aplica aos demais mecanismos e controles. Todos funcionam perfeitamente e no tempo que uso o tripé, nada escorregou ainda.

Níveis de Espírito




A cabeça de bola Manfrotto XPRO possui dois níveis de bolha em orientações perpendiculares que facilitam a garantia de que seus tiros estão nivelados.

Preço


Você pode estar pensando que estou sendo um pouco lírico demais sobre as virtudes deste tripé e cabeça. Eu prometo, é realmente tão bom, mas há uma desvantagem significativa. Toda essa grandeza tem um custo.

Por US$ 379 para as pernas e US$ 139,95 para a cabeça, este não é um equipamento barato. Se você estiver usando muito, esse preço é bom, mas se você estiver procurando por um tripé para uma ocasional incursão na paisagem, esse tripé provavelmente não é para você. Da mesma forma, se você estiver usando apenas em um estúdio para assuntos estáticos, poderá facilmente se safar com um modelo mais barato.

Conclusão




Como você pode perceber no artigo, este tripé funciona muito bem quando em uso. É robusto, com controles fáceis que funcionam de forma rápida e fluida. É leve e cumpre o que diz na caixa.

Se você está procurando um tripé de qualidade e uma combinação de cabeça que seja um cavalo de batalha, considere o Tripé de Fibra de Carbono Manfrotto 055 e o combo XPRO Ball Head. Ele faz exatamente o trabalho que se destina com finesse. Sim, é um kit caro, mas o preço reflete a qualidade.

Um bom tripé é um ótimo investimento, que você não terá que repetir se escolher com sabedoria.
Revisor do resumo John McIntire Data da revisão Item revisado Tripé de fibra de carbono Manfrotto 055 e cabeça esférica XPROAvaliação do autor 5