>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Lente favorita do escritor dPS:Canon 100mm Macro


A lente macro Canon 100mm estava na minha lista de desejos há muito tempo, ao lado da Canon 10-22mm Ultra Wide Angle. Estranhamente, uma vez que o comprei, nunca o usei, e ficou acumulando poeira no armário por alguns anos. Agora é minha lente para fazer natureza morta, comida e, claro, macro fotografia.


Por que é minha lente favorita?


Nitidez, qualidade de imagem, cor e versatilidade – tem tudo!

Eu sei que ao usar essa lente, ela captará absolutamente todos os detalhes e, quando estiver nítida, será cristalina. Infelizmente, devido ao peso combinado da lente (625g) na minha Canon 7D MK II, acho difícil segurar na mão e obter fotos nítidas. Então eu uso no meu tripé para garantir o foco.


Méritos da lente macro Canon 100mm


Esta lente tem uma riqueza de cores que eu aprecio, dá a melhor reprodução de cores de qualquer uma das minhas lentes. Além disso, quando você está fotografando em seu 2.8 nativo, o desfoque suave do fundo também é delicioso.

Por fim, a versatilidade desta lente, por se tratar de uma lente macro, é impressionante. Eu o uso para macro, fotografia de alimentos, fotografia de flores e outros assuntos de natureza morta. É também uma lente favorita para fotógrafos de retratos devido aos fatores que a tornam minha favorita.

É silenciosa, rápida e é uma lente adorável de usar. Depois que dominei a arte da focagem fina com uma profundidade de campo muito pequena e consegui obter fotos nítidas de forma consistente, a qualidade das imagens me impressionou cada vez mais.





Como eu uso

1 – Fotografia de alimentos


Trabalhar com luz natural no meu home studio às vezes significa que a luz nem sempre é abundante. Ou, possivelmente, você precisa filtrá-lo bastante para não explodir os destaques em um pouco de chantilly ou glacê. Então, trabalhar em condições de luz um pouco abaixo do ideal é onde acho que essa lente realmente se destaca.

Com um diâmetro de filtro de 67 mm, tem muita área de superfície para trazer a luz disponível. A abertura nativa f/2.8 captura toda a luz possível. Embora eu possa ter que aumentar um pouco o ISO, isso não é suficiente para afetar a qualidade da imagem.

Com uma qualidade de imagem tão alta, capturar os pequenos detalhes mais finos realmente adiciona personalidade às fotos de comida tiradas com esta lente. Gotas de água em frutas ou os minúsculos cabelos em uma framboesa tornam-se maravilhas, trazidas à vista pelas capacidades desta lente.


2. Fotografia de flores


Fazer fotografia de flores foi o que finalmente me obrigou a tirar minha lente Canon 100mm do armazenamento e começar a usá-la. Eu me interessei por fotografia de natureza morta e estava usando flores como tema para basear minhas composições.

As flores oferecem tantas oportunidades para ser criativo com esta lente, você pode fotografar a flor inteira, mover-se para fotografar apenas uma parte dela ou realmente entrar no lado macro das coisas.



A cor adorável e o bokeh suave combinam muito bem com a fotografia de flores, e eu gosto muito de usá-lo. É muito divertido experimentar áreas de foco seletivo ou apenas usar a profundidade de campo de maneiras inesperadas.




3. Fotografia macro


Há todo um mundo de coisas pequenas demais para nossos olhos verem naturalmente que de repente se revelam quando fotografamos com uma lente macro. É fascinante descobrir pequenos detalhes em objetos do cotidiano.

Brincar com texturas abstratas ou apenas explorar as coisas que normalmente não podemos ver é possível com a lente macro de 100 mm. O ordinário torna-se extraordinário quando você pode chegar perto e pessoalmente. Quando minha câmera está montada em meu tripé, sei que posso obter foco nítido com uma profundidade de campo muito estreita em um assunto muito pequeno.






4. Outras opções


Eu não sou um fotógrafo de retratos, mas tenho gatos, e eles são divertidos de fotografar com essa lente, pois capta tantos detalhes. Pessoalmente, luto para segurar com sucesso minha 7D Mark II com essa lente e obter imagens nítidas, então não fotografo com ela fora do meu tripé com muita frequência.


Especificações


A lente Macro Canon EF 100mm F2.8 IS L – especificações completas no site da Canon – 625g, distância mínima de foco 300mm, Estabilização de Imagem Híbrida para fotografia macro portátil.

Prós

  • Nitidez
  • Profundidade de campo
  • Bokeh é suave
  • Cor
  • Estabilização de imagem híbrida
  • Compatível com EF e EFS
  • Ampliação de 1:1
  • Vem com uma capa de lente e bolsa de transporte


Contras

  • Pesado e difícil de segurar, exigindo um tripé
  • Caro
  • distância mínima de foco de 300 mm

Conclusão


No geral, para mim, os prós de fotografar com essa lente superam em muito os contras. Você já usou a lente macro Canon 100mm ou uma similar? Por favor, compartilhe nos comentários abaixo se você gosta tanto quanto eu.