>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Comparação de câmeras de 3 modelos populares da Nikon:D750 – D7100 – D5100


Não importa em que estágio você esteja no mundo da fotografia DSLR, muitas vezes surge a grande questão. Qual câmera você compra para iniciar ou progredir em sua jornada fotográfica e fazer com que a criatividade flua?

Neste artigo, vou comparar três câmeras Nikon amplamente populares (o corpo Nikon D750 24 MP FX - US $ 1.499, o corpo Nikon D7100 24 MP DX - US $ 724 e o corpo Nikon D5100 16 MP DX - US $ 189) de diferentes níveis de capacidade e preços . Ele lhe dará uma visão prática da qualidade de imagem deles, usando-os em cenários de fotografia do mundo real (paisagem/eventos sociais/esportes) que você pode querer cobrir em sua fotografia.



De acordo com estatísticas do explorecams.com, essas três câmeras (em 11 de setembro de 2017) estão classificadas na contagem de fotos da Nikon:D7100 primeiro, D750 segundo, D5100 sexto. Então, de fato, essas são câmeras confiáveis ​​e usadas por fotógrafos da Nikon em todo o mundo.

Este artigo não é uma teoria da fotografia, especificações da câmera, melhores configurações, lentes ou revisões técnicas da câmera. Existem excelentes recursos da web para isso e eu encorajo você a verificar isso, tanto aqui no dPS quanto em outros sites. Essa comparação fornecerá exemplos da vida real para ver qual câmera pode atender melhor às suas necessidades, expectativas e carteira.

Todos os cenários terão a seguinte estrutura:
  • Uma descrição da cena
  • Equipamento e configurações usados ​​para garantir a comparabilidade
  • As fotografias de saída
  • Resumo

Cenário de paisagem

A cena


Muito provavelmente você se encontrará em algum ponto do lado de fora, com a câmera na mão, querendo capturar a beleza que vê ao seu redor. No sul da Grécia, a pitoresca vila de Planiteros, com seus riachos e enormes sicômoros, é o cenário perfeito para nosso primeiro cenário.

Equipamento e configurações


Companheiros razoáveis ​​para este tipo de fotografia são uma lente grande angular, um tripé e um controle remoto. A lente Tokina 12-28 f/4, o tripé de fibra de carbono Sirui T-025X e o controle remoto Nikon ML-L3 foram usados. O uso da Tokina, que é compatível com full frame ou FX (D750) e com sensor de corte ou câmeras DX (D7100 / D5100), permitiu que fotografias de distâncias focais muito semelhantes fossem tiradas para comparação.

Nikon D5100, capaz de lidar com esta situação?

Com o objetivo de dar uma interpretação de fluxo um pouco mais suave do fluxo, mantendo ampla profundidade de campo, um tempo de exposição mais longo e uma abertura mais estreita eram desejáveis. Para todas as três câmeras, a técnica de redução de vibração sensível foi aplicada para este tipo de visão de disparo. Montar a câmera em um tripé, usar um controle remoto para acionar o obturador e ativar o travamento do espelho (disponível na D750 e D7100) ou o atraso da exposição (na D5100, pois o travamento do espelho não está disponível) são passos sólidos para obter uma paisagem de boa qualidade foto.

Modo de prioridade de abertura (definido em f/8), medição matricial, WB automático, modo de foco automático único (AF-S), foco de ponto único, foco automático no mesmo ponto usando visualização ao vivo e usando o ISO básico para cada câmera (100 para o D750 e D7100, e ISO 200 para o D5100), foram as configurações aplicadas para extrair os arquivos de melhor qualidade possível de cada sensor. Arquivos brutos foram processados ​​no Lightroom (LR) para produzir JPGs semelhantes.

As fotografias de paisagem


Observe as fotografias abaixo e tente adivinhar qual câmera produziu qual imagem. A resposta vem logo após as fotografias.







Resposta: 1) D750 (superior), 2) D5100 (meio), 3) D7100 (inferior).

Resumo da paisagem


Se você não conseguiu encontrar uma borda entre uma foto sobre a outra, isso faz de nós dois. Eu ficaria feliz em pendurar uma impressão 12×16″ de qualquer um deles na minha parede. A técnica adequada neste cenário é mais importante do que a câmera usada e cria condições equitativas para todos os sensores.

Cenário de eventos sociais

A cena


Reuniões com amigos e familiares são ocasiões em que você deseja capturar um momento sincero ou a foto do ambiente que servirá como lembrança por muitos anos. Bons amigos Nikos e Athina tiveram a gentileza de convidar a mim e minha esposa para uma taça de vinho. Esta foi a ocasião perfeita para comparar as três câmeras em um ambiente social usual.

Equipamento e configurações


Ao contrário do ritmo contemplativo e mais lento de filmagem do cenário da paisagem, as reuniões sociais geralmente se prestam mais a um estilo de tiro na mão, corrida e arma. Portanto, nenhum equipamento específico além da lente Tokina 12-28 f / 4 foi usado aqui. Embora essa não seja uma distância focal usual para fotografar em ambientes internos com pessoas, quando usada a uma distância sensata e na extremidade mais ampla, ela pode servir para a comparação entre as três câmeras.

Nikon D7100

Modo de prioridade de abertura (em f/4), medição matricial, WB automático, modo de foco automático único (AF-S), foco de ponto único, foco através do visor e uso de ISO automático sem redução de ruído ISO alta aplicada, foram as configurações usadas para extraia os arquivos de melhor qualidade possível de cada câmera.

Usar o Auto ISO tem a ver com meu estilo de fotografia individual. Nesse cenário, é o mesmo que usar ISO 1600 para D5100 e D7100 e ISO 3200 para D750. Esses são, na minha experiência, os níveis ISO mais altos que cada câmera pode suportar (especialmente para JPGs diretos da câmera) antes que o ruído se torne muito intrusivo.

Tanto os JPGs fora da câmera quanto aqueles feitos após processamento semelhante de arquivos raw no Lightroom são fornecidos na próxima seção.

As fotografias de eventos sociais


Vamos começar com os JPGs da câmera. Qual câmera produziu qual foto virá logo após os dois conjuntos de fotos (JPGs de câmera e JPGs processados ​​por LR).







E aqui estão as contrapartes processadas LR na mesma ordem.







Resposta: 1) D7100 (superior), 2) D750 (meio), 3) D5100 (inferior).

Resumo dos eventos sociais


Novamente, como no cenário da paisagem, seria difícil encontrar um vencedor aqui. Foco menos do que perfeito (foco frontal ou traseiro) ou trepidação da câmera (devido a uma velocidade lenta do obturador) têm muito mais impacto do que o modelo da câmera em tais ambientes de disparo (por exemplo, a iluminação interna doméstica aqui).

Cenário esportivo

A cena


Fotografar movimentos, seja seus entes queridos jogando no quintal ou fotografando qualquer esporte, pode gerar fotografias altamente dinâmicas, cativantes e memoráveis. Normalmente, jogo futebol com meus amigos uma vez por semana. Por causa deste artigo, coloquei meu equipamento de futebol de lado e peguei meu kit de fotos para fotografar o cenário esportivo.

Equipamento e configurações


Dependendo do esporte e do local, diferentes lentes podem ser empregadas em seu arsenal de equipamentos. O consenso parece ser que um zoom telefoto é uma peça inestimável de kit para esportes em geral. Uma lente Tamron 70-300 f/4-5.6 foi usada para este teste, pois é compatível com câmeras FX e DX. Um monopé de fibra de carbono Sirui P-224SR e uma cabeça de tripé Manfrotto 410 Junior Geared foram usados ​​para criar a plataforma de suporte.

A mão segurando uma câmera DSLR com uma lente acoplada é possível por períodos de tempo. No entanto, ao fotografar esportes, talvez por horas, e acompanhar consistentemente a ação à medida que ela se desenrola, exige mais apoio. Esta combinação de monopé e cabeça está funcionando muito bem para mim.

A Nikon D750 realmente se destaca nessa situação.

Normalmente, a fotografia de esportes se presta ao modo de prioridade do obturador. Selecione pelo menos 1/500 de segundo. Em seguida, continue a partir daí para congelar a ação conforme necessário (a menos que o panning seja usado, onde talvez até 1/60 ou mais lento pode ser suficiente).

Infelizmente, nas condições de luz disponíveis neste cenário, nem mesmo 1/20 foi atingível com qualquer uma das três combinações de câmera-lente, usando ISOs razoáveis, conforme discutido anteriormente. Para combater um pouco isso, um mínimo de ISO 3200 foi usado para todas as câmeras. Isso empurrou os limites do ruído aceitável, mas comprou alguns décimos preciosos de segundos de velocidade.

Com este ponto importante em mente, modo de prioridade de abertura (variando entre f/4 e f/5.6 em toda a faixa de zoom), medição matricial, WB automático, modo de foco automático contínuo (AF-C), modo AF de área dinâmica (d9 para comparabilidade ), autofoco através do visor e sem redução de ruído ISO alto, foram as configurações usadas para extrair os arquivos de melhor qualidade possível de cada câmera.

Tanto os JPGs fora da câmera quanto os JPGs após processamento semelhante de arquivos raw no Lightroom são compartilhados na próxima seção.

Por fim, para mostrar como o alto desempenho ISO evoluiu ao longo dos anos, incluirei um JPG bônus com Hi-2 (ISO 51.200) direto da câmera da D750 (apenas cortada e perfilada no Lightroom).

As fotografias


Primeiro os JPGs da câmera, depois os processados ​​LR. Qual é o que é mostrado no final após ambos os conjuntos:







E aqui estão as contrapartes processadas LR na mesma ordem.







Resposta: 1) D7100 (superior), 2) D5100 (meio), 3) D750 (inferior).

O arquivo de bônus ISO 51.200 da D750.


Resumo dos esportes


O tiro esportivo é de fato um animal completamente diferente. Equipamentos que obterão fotos perfeitamente adequadas em situações normais (por exemplo, natureza e situações sociais como acima) simplesmente não serão suficientes para esportes. Não é por acaso que você vê grandes corpos de vidro e profissionais usados ​​em locais esportivos em todo o mundo.

Dito isto, é possível com qualquer uma das três câmeras discutidas aqui obter algumas fotos úteis capturando o pico do movimento dos atletas. Meu aprendizado também é que aumentar o ISO até bem acima de 3200 pode ser sensato para todas essas câmeras. O benefício de maior velocidade do obturador compensa o aumento do ruído.

O principal diferencial entre as três câmeras Nikon não é a qualidade das fotos do guardião. É a grande superioridade do sistema de foco automático, taxa de quadros e desempenho ISO da D750 que permitirá que você crie muito mais guardiões, muito depois de os outros dois corpos terem desistido de tentar.

Conclusão e propostas


Você passou por muitas informações aqui. Agora é hora de fazer algum sentido disso. Espero ajudar oferecendo meus insights após esta comparação de câmeras Nikon e meus poucos anos tentando decifrar os princípios da fotografia e as escolhas de equipamentos.

O mais novo e o maior nem sempre são necessários


A última câmera mais cara, com mais Megapixels, não é necessária nem garante a obtenção de boas fotos. A DX D5100 lançada em 4/2011, juntamente com uma lente adequada (ou seja, com motor de foco embutido), pode criar fotografias com a mesma qualidade em muitas situações que a DX D7100 lançada em 2/2013 ou a DX D7100 lançada em 9/2014 (e muito mais mais caro) irmãos FX D750.

Técnica de disparo sólida e equipamento básico (por exemplo, um tripé) são essenciais, independentemente do corpo da câmera usado.

Em alguns casos, quanto maior, melhor


Corpos de especificações mais altas oferecem benefícios de disparo tangíveis além da qualidade da imagem. Isso ficou evidente no cenário esportivo. Seja desempenho de foco superior, motor de foco interno, visor maior, capacidade de flash de comando, ajuste fino de AF, botões físicos para mais funções à mão, os corpos prosumer (D7100) ou semiprofissional (D750) podem ajudá-lo a levar sua fotografia para o próximo nível de refinamento.

Considere cuidadosamente suas compras de lentes. Garanta a melhor compatibilidade possível caso você decida mudar de DX para FX. Algumas compras inteligentes podem oferecer lentes compatíveis com FX e DX com ótima relação custo-benefício (dica:Tokina).

No entanto, alugue ou experimente equipamentos de amigos antes de se comprometer. Não posso exagerar o fator de facilidade de uso da vida real versus a excelência de qualquer folha de especificações.

Então, aqui estão minhas propostas para você, dependendo do seu estágio na jornada fotográfica


Apenas começando. Não se sinta pressionado a obter um corpo caro de alta especificação. Uma abordagem sensata pode muito bem ser pegar uma D5100 usada barata e uma lente usada barata de 18-200 mm. Veja se a fotografia DSLR combina com você e seu estilo de vida e comece a partir daí. Dê um tempo e não salpique imediatamente em muitas lentes diferentes. Além disso, a D5100 também pode atuar como uma ótima câmera de vídeo graças à sua tela giratória.

O bug mordeu você. É preciso uma discussão honesta consigo mesmo para ver se você realmente precisa de todos os sinos e assobios desse novo corpo versus um modelo D5xxx inicial ou D7000. Se a resposta for sim, então minha proposta é aguentar firme. Ignore a D7100 e economize dinheiro para a D750 (nova ou usada), a menos que a série D7xxx mais recente tenha foco automático e desempenho ISO semelhantes por um preço mais baixo.

Você está pronto para ganhar dinheiro com sua fotografia e torne-se semi-profissional ou mesmo profissional em tempo integral. Parabéns! Até agora você provavelmente superou até mesmo o D750 por causa de outros corpos pro FX e DX. Não há muito que eu possa oferecer em termos de conselhos aqui, exceto que um D750 sempre pode ser um corpo de backup leve, ótimo para fotos e vídeo.

Conclusão


Obrigado pelo tempo lendo este artigo e veja onde sua paixão pela fotografia o leva a seguir!

Você tem e usa alguma dessas câmeras Nikon? Que tipos de fotografia você fotografa? Por favor, compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.