>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Revisão da Nikon D850 DSLR


A mais recente adição à linha Nikon foi uma câmera full frame altamente antecipada. Enquanto muitas outras câmeras estavam sendo atualizadas, rumores começaram a circular 12 meses atrás de que a D810 seria atualizada. Finalmente, veio a notícia de que a Nikon D850 estava sendo lançada. Parecia que todos na indústria da fotografia estavam ansiosos por isso. Tanta especulação – o que terá e como será o desempenho?

A Nikon D850 com a lente 14-24mm.



O Hype


Houve um hype semelhante cerca de 5 anos atrás, quando a Nikon lançou o D800. Passaram-se quase 12 meses antes que eu conseguisse um, e quando a conversa começou sobre este eu sabia que iria conseguir um. A D800 tem sido uma câmera incrível e de longe a melhor que já tive. Mas está mostrando sua idade e fazer longas exposições com ele estava se tornando mais difícil. A atualização lógica sempre seria a substituição do D810.

O que eu precisava era de uma câmera capaz de fazer longas exposições sem o problema de pixels mortos ou quentes. Eu queria uma tela sensível ao toque, pois as outras que usei foram fantásticas. Eu esperava que com o Live View fosse possível ver através dos Filtros ND sem ter que removê-los o tempo todo. Embora não fosse necessário, poder transferir fotos da câmera para o telefone também seria útil.

Uma vez que a câmera foi lançada e eu finalmente coloquei minhas mãos em uma, não havia nada para se decepcionar. Correspondeu às minhas expectativas, talvez até mais. É uma câmera complicada, e a frase que está sendo usada, “A game changer” é verdadeira. Faz muito e levará algum tempo para aprender tudo o que minha nova câmera pode fazer.

Uma imagem de manhã cedo da cidade com reflexões.

Primeiras impressões do D850


Para a maioria das pessoas, parecerá uma câmera gigantesca. No entanto, aqueles que usam a D800 ou D810 não ficarão surpresos. É um pouco maior, mas não muito. O peso é em torno do mesmo também. No geral, parece quase o mesmo. À medida que você começa a estudar o D850, você pode ver como algumas funções mudaram de posição. Eu continuo pressionando o botão de modo agora para alterar o ISO.

Fazendo uma longa exposição no topo de um penhasco com a Nikon D850.

Sensor de 45,7 MP


A grande coisa a testar seria o enorme sensor de 45,7 megapixels. Na maioria das outras câmeras Nikon foram usados ​​sensores da Sony, no entanto, a Nikon desenvolveu seus próprios sensores para a D850. Diz-se ser nítida e criar imagens muito nítidas. Isso parece ser verdade até agora. Há um aviso sobre o uso de lentes de baixa qualidade, o que pode criar muita aberração cromática. Até agora, tenho notado isso.

Touchscreen


A Nikon deu à D850 uma tela sensível ao toque e estou muito feliz. As telas sensíveis ao toque tornam a navegação pelo menu muito mais fácil. Você pode folhear suas fotos com muita facilidade ou alterar uma configuração no menu.

Com a tela sensível ao toque ativada, você também pode focar a câmera e tirar suas fotos, esteja usando um tripé ou não. Com a configuração Bulb, agora você pode tocar na tela para abrir o obturador e depois tocar novamente para fechá-lo. Isso significa que, quando você sai para tirar longas exposições, não precisa se preocupar tanto com um disparador remoto ou intervalômetro. Ele não possui um cronômetro ou exibe quanto tempo se passou, mas sempre há maneiras de contornar isso, como usar seu telefone.

Capturando um único rastro de luz de uma bicicleta ao longo de Southbank à noite.

A tela LCD pode ser manipulada


Como outros modelos, agora você pode manipular a tela para movê-la para ajudá-lo a tirar fotos no modo ao vivo ou ao usar a função de reprodução. Se você gosta de tirar fotos perto do chão, pode fazê-lo agora sem ter que ficar no chão ou adivinhar a composição. Estou ficando velho demais para cair no chão, levantar de novo não é tão fácil, então essa função é uma que eu esperava ansiosamente.

A frente da D850, configurada para uma longa exposição.

Usando a exibição ao vivo para exposições longas


Uma das coisas frustrantes de fazer longas exposições com a D800 era ter que remover constantemente os filtros toda vez que você queria recompor sua imagem. Eles estavam escuros demais para a câmera ver. A Canon 5D Mark IV é capaz de ver através dos filtros no Live View, então eu realmente esperava que a Nikon D850 também tivesse essa capacidade. Fico feliz em informar que sim.

Não funciona da mesma maneira, você precisa abrir um pouco a abertura, mas não precisa remover os filtros. Se você puder abri-lo em f/2.8, é como se não houvesse filtros lá. Também facilitará o uso de filtros graduados e polarizadores ao fazer fotografia de longa exposição.

A câmera fotografando a Cabeça do Dragão.

Como alguém que adora fazer longas exposições, esse novo recurso é uma adição muito bem-vinda à câmera. É algo que vou usar muito. Meu fluxo de trabalho ao fotografar mudou de nunca usar o Live View para usá-lo constantemente.

Uma das principais vantagens de fotografar com o Live View é que seu espelho está levantado, para que você não tenha essas vibrações minúsculas quando estiver tirando uma imagem.

ISO


Um dos maiores problemas com a fotografia é a pouca luz. Embora na maioria das situações você possa usar um tripé, existem algumas situações que significam que não é possível. Com uma classificação ISO de até 25.600, você pode tirar fotos facilmente sem um tripé.

Capturando janelas de Natal usando ISO 25600.

Haverá ruído nas imagens, isso é uma coisa que você não pode evitar. No entanto, comparado com o que você obteve com os modelos anteriores da série D800, é uma grande melhoria. Você pode ir confortavelmente até ISO 2000, talvez ainda mais alto e obter imagens com as quais ficaria feliz.

No outro extremo da escala, você pode ir para ISO 64 quando quiser imagens de melhor qualidade nas condições de iluminação corretas ou ao usar seu tripé. A maioria das câmeras só chega a 100, portanto, ter esse passo extra significa granulação mais fina ou quase nenhum ruído em suas imagens.

Alguns dos controles estão em lugares diferentes


Embora a configuração básica seja muito semelhante a todas as câmeras Nikon, há algumas coisas que mudaram em relação aos modelos anteriores (para mim, isso é comparado à D800). O botão Modo está nos botões superiores esquerdos com WB e QUAL. O ISO agora está próximo ao botão do obturador. O recurso de suporte agora está definido onde o botão de flash costumava estar.

No geral, a câmera é praticamente a mesma. O sistema de menus permanece muito semelhante aos modelos anteriores e é fácil de entender. É uma coisa que sempre foi boa com a Nikon, você pode ir de um modelo para outro e ainda ser capaz de descobrir como funciona.

Fim de tarde na cidade de Melbourne.

Sem flash


Uma grande mudança da D800 e D810 é a remoção do flash embutido. Para a maioria dos usuários, não era necessário e o flash aparecendo poderia criar problemas. Você ainda pode anexar um flash externo a ele, portanto, para a maioria, isso não será um problema, pois eles usariam essa opção de qualquer maneira.

3 tamanhos RAW diferentes


Uma das principais preocupações com a câmera foi o sensor de 45,7 megapixels. Quanto mais MPs tiver, maiores serão as imagens. O armazenamento pode se tornar um problema, especialmente ao fotografar em RAW. A D850 agora vem com três tamanhos diferentes de arquivos RAW. Você pode optar por fotografar imagens RAW em Grande, Médio ou Pequeno. O grande tirará imagens de 8256 x 5504 pixels, enquanto o pequeno tirará imagens de 4128 x 2752 pixels, semelhante a um sensor recortado.

Ter a opção de decidir o tamanho da sua imagem é uma boa função a ser adicionada. Se você sabe que vai tirar uma foto para as redes sociais, sem a intenção de fazer outra coisa, então usar a opção pequena faz sentido. No entanto, se você estiver tirando fotos para um cliente ou para imprimir em grande escala, o tamanho grande é a melhor escolha.

Fazendo uma longa exposição da Cabeça de Dragão na praia de Rye back.

Modo rápido de frames por segundo


Eu fui de uma Nikon D300s, que podia gravar de 6 a 7 quadros por segundo, para a D800, que era capaz de apenas quatro. Foi um choque e possivelmente uma das maiores decepções com essa câmera. Sempre parecia desajeitado quando você tirava várias imagens ao mesmo tempo, especialmente para bracketing.

É bom ver que eles aceleraram a taxa de quadros na D850. Levará cerca de 6 imagens por segundo, por isso é razoavelmente rápido. Quando você está agrupando, há menos chance de erro ao tirar uma série de imagens. É ótimo ouvir o quão rápido ele dispara os quadros.

Usando a Nikon D850 no zoológico para capturar pássaros.

O cartão XQD


Com o lançamento da Nikon D850, vemos também que ela possui dois slots para cartão de memória; um para um cartão SD e outro para um cartão XQD. Como os tamanhos dos arquivos são grandes e você pode tirar muitas imagens por segundo, você também precisa de um cartão que possa acompanhar. Os cartões XQD são bons para gravar suas imagens rapidamente, para que você não tenha momentos em que não possa fotografar porque a câmera está salvando suas imagens no cartão.

Esses cartões são muito caros. Não são muitos os fabricantes que os fabricam, o que comprei foi feito pela Sony. Você também precisa obter um leitor de cartão de memória para estes também. Eu comprei o meu na B&H, tinha 128GB e custou quase $200.

Capturando uma cachoeira com uma longa exposição.

Wifi e Snapbridge


As câmeras Nikon que possuem Snapbridge permitem que você use seu telefone com a câmera. Você pode baixar imagens para ele, para facilitar o carregamento nas mídias sociais quando estiver fora de casa. Há também a opção de seu telefone capturar dados de GPS para referência futura.

Quando o Snapbridge foi lançado pela primeira vez, houve muita publicidade negativa sobre ele. As pessoas disseram que não funcionou corretamente e, se formos honestos, não foi ótimo. Mas melhorou muito. Agora é mais fácil conectar sua câmera ao telefone para ver fotos. Você pode configurá-lo para transferir automaticamente as imagens para o seu telefone. Eles vão para a nuvem, para que não ocupem espaço no seu telefone.

A única desvantagem parece ser que, para enviar suas imagens para o telefone, você precisa filmar no formato jpeg. Considerando o mercado-alvo de quem usará o D850 (principalmente profissionais), é um pouco decepcionante. A maioria dos usuários tirará suas fotos no formato RAW e não poderá fazer isso.

Para superar isso, decidi filmar em RAW e JPG básico. Você não precisa de JPGs de alta qualidade para compartilhar, e o básico é bom para mídias sociais. Depois que todos os arquivos são baixados para o meu computador, seleciono todos os jpegs e os excluo. Isso significa que você usará mais memória em seus cartões, mas eu tenho cartões de 128 GB, então não será um problema com tanta frequência. Eu também só usaria essa seleção se soubesse que queria capturar uma imagem para compartilhar, caso contrário, escolheria apenas RAW.

O Snapbridge manterá o firmware da sua câmera atualizado, o que é ótimo, caso contrário, isso só acontece se você fizer a manutenção. Uma coisa que é definitivamente uma vantagem para alguém como eu é que o aplicativo também garante que a hora e a data estejam corretas na sua câmera, sincronizando-a com o telefone. Você não precisa mais se preocupar com o horário de verão e alterar as configurações da câmera (ou quando viaja e altera os fusos horários).

A D850 com o Lensbaby Velvet 56 fotografando flores macro.

Duração da bateria


A experiência de outras câmeras mostrou que o uso do Live View pode esgotar sua bateria. No início deste ano, tive a oportunidade de experimentar a Canon 5D Mark IV e, ao usar o Live View para longas exposições, a bateria se esgotou muito rapidamente. Você teria talvez três horas com ele ao usar esse modo. Com a Nikon D850, o uso do Live View não esgota a bateria tão rapidamente.

Uma bateria totalmente carregada para uso normal dura alguns dias, com uso pesado um dia ou mais. As baterias Nikon são muito boas e, se você quiser peças sobressalentes, é aconselhável optar por baterias comuns da Nikon em vez de opções de terceiros.

Uma imagem tirada ao nascer do sol com a Nikon D850.

Conclusão


Sem dúvida, aqueles que descreveram a Nikon D850 como um divisor de águas não estavam mentindo. É uma das câmeras mais sofisticadas do mercado. Embora aclamada como uma ótima câmera para fotógrafos de paisagens, também é adequada para muitos outros gêneros de fotografia. É preciso imaginar o que eles farão com a próxima geração do D5 para torná-lo melhor que o D850.

Para obter mais informações sobre as especificações, clique aqui para acessar a Nikon. A câmera é vendida na Amazon por US$ 3.295.

Eu daria à câmera uma classificação de 9,9 de 10, talvez até 10. Eu amo a Nikon D850, é a melhor câmera que já usei.




Nota – este post contém links de afiliados para a Amazon. Você não paga mais pelos produtos que compra lá, mas ganhamos uma pequena comissão pela indicação.
Revisor do resumo Leanne Cole Data da revisão Item revisado Nikon D850Avaliação do autor 5