>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Como usar drones para fazer fotografias aéreas impressionantes




Um dos desenvolvimentos mais empolgantes da fotografia nos últimos dois anos é o drone – câmeras voadoras que permitem capturar pontos de vista únicos de assuntos comuns. Recentemente, o custo de colocar uma câmera no ar caiu drasticamente e, se você decidir se aventurar por esse caminho, garanto que não ficará desapontado. Além das imagens incríveis que você irá capturar, elas também são muito divertidas!



Tal como acontece com a tecnologia mais moderna, existe uma vasta gama de drones, ou UAVs (veículos aéreos não tripulados), no mercado. Semelhante ao equipamento de câmera em geral, quanto você está preparado para gastar determinará a qualidade da câmera a bordo e as características de voo do próprio drone. Existem modelos de baixo custo que tiram imagens muito básicas, até os brinquedos de meninos grandes que alegremente elevarão sua premiada DSLR aos céus. Você pode até adicionar sua GoPro a algumas unidades que aproveitarão o equipamento da câmera que você já possui. Uma empresa possui uma gama de modelos que possui uma grande porcentagem do mercado – DJI. Sua linha de drones Phantom é a primeira escolha para muitos e, embora eles façam alguns modelos de ponta, os modelos da série Phantom 3 são os drones mais populares do mundo, por um bom motivo.

Primeiros passos




Um dos grandes recursos de publicidade da maioria dos drones atualmente é a facilidade de operação. “Fly Straight Out of the Box” é um termo comum que você verá e, na verdade, também é muito verdadeiro. Carregue a bateria, baixe o aplicativo para o seu smartphone, ligue-o e pronto.

No entanto, deve-se mencionar que, por mais fácil que seja voar, o bom senso e o cuidado são uma grande parte do vôo aéreo. Sugere-se que você comece com algumas limitações, facilmente configuradas no aplicativo de smartphone que executa o drone. Isso geralmente ocorre no sentido de limitar a altura máxima que você pode voar e também a distância que você pode enviar o drone.

Foto cortesia de DJI

Sempre comece em algum lugar bem aberto, como um oval ou parque local, e passe algum tempo experimentando os controles antes mesmo de pensar em pressionar o botão do obturador. Esteja sempre ciente de sua localização em relação ao que está ao seu redor. Como essas câmeras geralmente têm uma lente grande angular (equivalente a 20 mm) e é fácil julgar mal seu posicionamento quando estiver próximo de objetos como árvores e prédios, especialmente se a visualização da tela do smartphone for o seu principal.

Regras e regulamentos


A maioria dos países tem regras a seguir e, embora nem todas possam ser mencionadas aqui, geralmente seguem as seguintes linhas:
  • O drone deve estar sempre na linha de visão (LOS) – isso basicamente significa que você deve sempre poder vê-lo
  • Altura máxima 133 metros (400 pés)
  • Nunca sobrevoe grupos de pessoas
  • Respeite a privacidade dos outros
  • Proibido voar perto de aeroportos e outras zonas de exclusão aérea, conforme especificado em cada país

Sugere-se que você verifique com as autoridades locais de segurança aérea para obter detalhes específicos em sua área.



Alguns meses atrás, eu estava voando sobre a minha estação ferroviária local, procurando a imagem perfeita ao entardecer, assim que as luzes se acenderam e iluminam a torre todas as noites neste edifício histórico. Feliz voando por mais ou menos cinco minutos, olhei para baixo e vi dois policiais locais vindo até mim. Minha primeira reação nessas circunstâncias é avaliar a reação deles ao voo de drones, e se houver alguma preocupação, desligo a máquina imediatamente. Infelizmente, os drones têm recebido alguma publicidade negativa na imprensa, certamente não ajudada pela pessoa que caiu no gramado da frente da Casa Branca em Washington no início de 2015. Felizmente, esses dois policiais estavam muito interessados ​​no que eu estava fazendo. Ao mostrar-lhes exatamente na tela o que eu estava vendo, e explicar todo o procedimento e os cuidados que eu estava tomando para não voar diretamente acima de qualquer pessoa, eles saíram com uma atitude muito positiva.

Acho muito importante voar com essa atitude em mente. E outra coisa sobre voar em lugares públicos... você precisa estar preparado para se tornar o centro das atenções, pois as pessoas geralmente ficam bastante intrigadas com o que você está fazendo!



Também é tentador pensar que a imagem aérea será um ótimo novo caminho para ganhar algum dinheiro com sua fotografia. Mais uma vez, esta é outra área em que as regras variam de país para país, e você deve verificar a certificação que pode precisar em sua área para realizar trabalhos aéreos pagos.


Tecnologia incrível


Os drones de hoje têm uma tecnologia incrível a bordo que revolucionou a fotografia aérea:
  • Ao conectar seu smartphone à unidade de controle remoto portátil, você pode ver na tela exatamente o que o drone está visualizando. Isso permite ajustes de composição perfeitos.
  • Os controles da câmera são amplos - controle automático ou manual completo, captura RAW e até lapso de tempo
  • O drone irá pairar em um ponto com incrível estabilidade, quase como um tripé aéreo! Você pode tirar as mãos dos controles e o drone permanecerá nessa posição.
  • Opções de voo à prova de falhas. Com um tempo médio de voo de 20 minutos por carga de bateria, o drone pode detectar quando a bateria está fraca e entrará no modo RTH (retorno automático para casa), garantindo que o drone volte para você! Se por algum motivo a conexão da ponte de luz entre o controle remoto e a própria máquina for perdida (isso pode acontecer ao voar atrás de prédios ou árvores), mais uma vez o RTH é ativado. Outro grande uso para o recurso RTH é quando você perde o drone de vista, o que é bastante fácil de fazer quando ele se afasta de você, pressionando o botão RTH, sua câmera voadora retornará alegremente para você antes que você perceba.


Fotografia aérea


Quando você começa a voar, é muito emocionante chegar em casa, carregar suas imagens e se maravilhar com as cenas incríveis que você capturou. Nas minhas primeiras semanas de voo, tudo o que fiz foi emocionante. No entanto, rapidamente percebi que a fotografia aérea não é diferente de outras formas de fotografia – ainda é tudo sobre a luz! Então, em vez de apenas sair aleatoriamente, mais uma vez comecei a perseguir a luz e as condições, que sempre foram a força da minha fotografia de paisagem.

Como fotógrafo de paisagem, estou sempre atento às condições climáticas e ao que elas podem oferecer. Agora ainda mais, como piloto de drone, você também terá que levar em consideração as previsões de vento. Drones não são algo que você voa em ventos fortes (a menos que você tenha aquela cena incrível que acontece uma vez na vida!) e você se encontrará procurando por um clima calmo mais do que qualquer outra condição.



Atualmente, as câmeras embutidas na maioria dos drones não estão nem perto da qualidade com a qual você está acostumado com sua câmera no nível do solo. No entanto, descobri que as imagens que consegui capturar são surpreendentemente boas. Embora apenas 12mps, o fato de você poder gravar um arquivo RAW oferece mais opções para trabalhar mais tarde. Os arquivos jpg também são surpreendentemente bons, especialmente se você estiver voando com boa luz.

Mesmo ao fotografar com pouca luz, a qualidade tem sido incrível para uma unidade de câmera tão pequena, e a estabilidade da câmera a 300 pés pode ser bastante surpreendente. Você também pode fotografar imagens panorâmicas como faria ao nível do mar, mais uma vez criando algo muito único. E por que não tentar um lapso de tempo de 300 pés?! Eu tive imagens impressas em tamanho A3 (aproximadamente 12×16) e seria difícil dizer que elas foram tiradas com uma câmera de 12mp.



Também devo mencionar que a maioria dos drones atualmente grava vídeos de alta qualidade, até 4K, o que produz imagens aéreas impressionantes. De fato, na resolução 4K é possível tirar um quadro de alta qualidade diretamente do vídeo.

Visualizações únicas


Uma coisa que você vai adorar são os padrões incríveis que você encontra na paisagem quando vistos de cima. Os drones permitem que você entre na área que a maioria dos aviões e helicópteros não tem permissão - abaixo de 300 pés. O Google Maps é um ótimo ponto de partida para encontrar locais que valem a pena visitar.

Certamente é melhor colocar sua câmera no final de um poste de três metros (sim, eu fiz isso alguns anos atrás).



Como fotógrafo de paisagem há vários anos, não posso recomendar imagens aéreas suficientes como uma maneira única de adicionar esse aspecto extra à sua fotografia. Todos com quem você compartilhar suas imagens ficarão surpresos e intrigados, e não se esqueça de como é divertido. Se você se cansar disso, você pode tentar pastorear ovelhas com seu drone – sim, já foi feito!

Você já experimentou algum drone ou fotografia aérea? Por favor, compartilhe suas dicas e imagens nos comentários abaixo.