>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Dicas para escolher uma cabeça de tripé




Um dos primeiros acessórios que muitas pessoas compram depois de comprar uma câmera é um tripé, e a maioria deles é do tipo all-in-one com três pernas na parte inferior e uma parte superior chamada cabeça, na qual você monta sua câmera. Normalmente, essas cabeças apresentam uma alça que se projeta de um lado que pode ser apertada ou afrouxada para permitir que você altere o ângulo em que sua câmera está situada. Esses tripés geralmente custam cerca de US $ 25 a US $ 50, o que os torna bastante atraentes para fotógrafos que desejam investir em algum equipamento para ajudá-los a tirar fotos melhores. No entanto, uma de suas principais limitações envolve a cabeça:geralmente não é removível, o que significa que você está limitado por suas restrições e logo descobrirá que sua sensibilidade criativa supera as capacidades dos tripés.

Tripés all-in-one como este são baratos e ótimos para iniciantes.

Lembro-me da primeira vez que entrei em uma loja de câmeras para ver algumas cabeças de tripé e fiquei chocado ao descobrir que o preço do adesivo estava muito além do que eu achava razoável. Pensei comigo mesmo:“Por que alguém gastaria US $ 150 apenas em uma cabeça de tripé, quando um tripé básico poderia ser adquirido por menos da metade desse valor?” Então eu olhei para o preço do tripé pernas e quase caiu no chão. Ao longo dos anos, percebi que a razão pela qual esses componentes são tão caros era porque eles são feitos de materiais de qualidade muito superior e construídos de acordo com as especificações que os fotógrafos exigentes precisam.

Quando você estiver pronto para dar o passo de comprar uma cabeça de tripé e um conjunto de pernas separadamente, há tantas opções para escolher que pode deixá-lo em um estado de confusão sem respostas claras. Quando você está pensando em gastar centenas de dólares, você não quer fazer uma má escolha. Então, vou dar uma olhada em quatro dos tipos mais comuns de cabeças de tripé e discutir como eles se adequariam a diferentes tipos de fotografia. Espero que isso lhe dê uma ideia melhor do que procurar na próxima vez que você for à sua loja de câmeras local ou navegar por algumas de suas lojas de fotos online favoritas.

Cabeças de bola


Cabeça esférica Manfrotto 496CR2

Este é o meu tipo favorito de cabeça de tripé, e acho que combina muito bem com a maioria dos fotógrafos casuais ou entusiastas - muito mais do que a cabeça de pan/tilt padrão que vem com tripés all-in-one. As cabeças esféricas são projetadas em torno de um giro de 360 ​​graus (basicamente um grande rolamento de esferas, daí o nome, cabeça esférica) que você pode apertar ou afrouxar com uma alavanca ou dial na lateral. Você pode virar sua câmera de um lado para o outro, girá-la em um círculo ou alterar sua orientação de retrato para paisagem em um instante, tudo praticamente sem nenhum esforço de sua parte.

Alguns são projetados especificamente para permitir que você altere apenas uma direção de movimento por vez, o que é útil se você estiver em tipos especiais de fotos, como panorâmica. A primeira vez que você usa um, pode ser um pouco desorientador até que você se acostume com a enorme quantidade de liberdade que eles oferecem. Mas tenha o cuidado de manter uma mão na câmera enquanto ajusta o mecanismo de travamento na cabeça esférica. Se você não fizer isso, sua câmera pode cair repentinamente para o lado, o que pode ser um pouco assustador na primeira vez que isso acontecer. Esse grau de liberdade pode realmente ser uma coisa ruim se você quiser ajustar apenas um parâmetro de cada vez, e pode ser complicado operar cabeças esféricas quando você deseja ajustes de micronível. Mas, como um avanço geral de um tripé de nível básico, é difícil errar com uma cabeça esférica.

Cabeças de tripé de panorâmica/inclinação


Cabeça de tripé de pan/tilt Manfrotto 804CR2

Se este modelo lhe parece familiar, é porque você já deve ter um parecido ou já os viu em tripés all-in-one. Os modelos básicos têm uma ou duas alavancas de ajuste, mas se você gastar um pouco mais, pode obter uma com três alavancas para ajustar o controle sobre ajustes específicos. Eles são muito mais precisos do que as cabeças esféricas a esse respeito, e não é incomum encontrar cabeças de pan/tilt com níveis de bolha embutidos para ajudá-lo a garantir que sua câmera esteja posicionada exatamente como você deseja. Embora seja preciso mais etapas para reposicionar sua câmera em comparação com uma cabeça esférica, pode ser uma coisa boa porque você pode ajustar apenas um parâmetro por vez. Por exemplo, se você tem seu assunto perfeitamente alinhado, mas precisa balançar sua câmera para um lado, você pode usar uma alavanca para ajustar apenas a inclinação. Uma cabeça de pan/tile não é tão simples quanto uma cabeça de bola, mas o controle adicional que ela oferece é bom, uma vez que você pega o jeito de trabalhar com várias alavancas.

Cabeças de tripé com punho de pistola


Cabeça de tripé com punho de pistola Vanguard GH200

Punhos de pistola são projetados para dar a você o mesmo grau de controle que uma cabeça esférica, mas alguns fotógrafos os acham muito mais fáceis de ajustar, devido ao mecanismo de aperto de mão inteira. Considerando que uma cabeça de bola exige que você gire um botão relativamente pequeno para alterar a posição de sua câmera, o que pode deixar sua câmera balançando como um macarrão molhado, a menos que você mantenha uma mão sobre ela também - a cabeça de pistola, que também é disponível como um estilo joystick, oferece controle preciso com uma mão sobre a posição exata de sua câmera. Para usá-lo, basta apertar a alça e a cabeça vai destravar para que você possa reposicioná-la. A maioria deles tem mostradores de tensão para ajustar a facilidade com que você pode mudar as coisas quando aperta o punho, e os mais avançados permitem girar a câmera ao longo de um eixo, o que facilita muito as fotos panorâmicas. Como você pode ver na foto, eles são muito maiores que as cabeças esféricas, o que os torna um pouco menos portáteis, mas a compensação pode valer a pena se você precisar de controle preciso sobre a posição da sua câmera, mantendo um alto grau de liberdade, pois bem como acesso rápido a uma gama completa de movimentos com um aperto de sua mão.

Cabeças de tripé de panorâmica/inclinação para vídeo


Cabeça de tripé Manfrotto 700CR2

Semelhante à cabeça de pan/tilt mostrada anteriormente, essas cabeças especiais são projetadas com os gravadores de vídeo em mente e, embora possam ser usadas para fotografia, elas não são ideais devido a algumas limitações importantes. Como é comum com a maioria das cabeças de vídeo, elas geralmente apresentam um braço de extensão longo que permite maior controle e movimentos suaves para fotos panorâmicas, mas não é muito prático ao fotografar. Ao contrário do que você pode pensar, o braço de extensão não gira em sua mão para permitir que você ajuste sua câmera:é apenas uma alavanca que permite balançar sua câmera de um lado para o outro, e na verdade não faz nada sozinha. Você trava sua câmera no lugar girando os botões na lateral da cabeça e os solta para obter acesso ao movimento. Esta cabeça em particular é projetada para dois tipos de movimento:balançar para frente e para trás e torcer de um lado para o outro. Isso significa que se você quiser inclinar sua câmera para a esquerda ou para a direita (para fotografar uma imagem vertical), simplesmente não poderá fazê-lo – pelo menos não sem gastar muito mais dinheiro em uma versão de ponta.

Recomendações


Cabeça esférica Vanguard SBH-100

Se você está querendo sair de um tripé básico, minha recomendação é quase sempre pegar uma cabeça de bola, em parte porque permite uma quantidade fantástica de controle, mas também devido à relação mais íntima que cria entre você e a câmera. Usar uma cabeça esférica com o olho no visor (em oposição à tela LCD) enquanto posiciona sua câmera é uma experiência incrivelmente libertadora se você tiver usado apenas um tripé tudo-em-um e pode até ajudá-lo a encontrar novos tipos de fotos que você não tinha considerado antes. Embora as cabeças esféricas não ofereçam o mesmo tipo de controle de precisão que as cabeças de pan/tilt dedicadas, algumas, como o modelo mostrado aqui, permitem que você pelo menos ajuste a rotação da sua câmera separadamente dos outros movimentos que podem ajudar no movimento ou na panorâmica tiros. Se você gosta de gravar vídeo com sua DSLR, talvez uma cabeça de vídeo atenda um pouco mais às suas necessidades, e praticamente todas as cabeças de tripé dedicadas apresentam uma construção sólida e peças bem lubrificadas que tornam a operação muito mais suave em geral.

Usar uma cabeça esférica tornou o posicionamento da minha câmera para esta foto muito mais fácil do que se eu estivesse trabalhando com uma cabeça de tripé tudo-em-um padrão.

E você? Qual é o seu tipo favorito de cabeça de tripé ou você tem outras dicas de tripé para compartilhar? Deixe suas impressões nos comentários abaixo!