Os três controles mais importantes da câmera são sem dúvida:
1.
abertura: Controla o tamanho da abertura da lente, afetando a profundidade de campo (quanto da imagem está em foco). Uma abertura ampla (número F baixo como f/1.4) cria uma profundidade de campo rasa, desfocando o fundo e isolando o sujeito. Uma abertura estreita (número F alto como f/16) cria uma grande profundidade de campo, mantendo o primeiro plano e o fundo nítido.
2.
velocidade do obturador: Controla quanto tempo o sensor da câmera é exposto à luz. Uma velocidade rápida do obturador (por exemplo, 1/1000s) congela o movimento, enquanto uma velocidade lenta do obturador (por exemplo, 1/30 ou mais lenta) pode desfocar o movimento, criando um senso de movimento. Também afeta diretamente a quantidade de luz atingindo o sensor.
3.
ISO: Controla a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Um ISO baixo (por exemplo, 100) produz imagens mais limpas com menos ruído, mas requer mais luz. Um ISO alto (por exemplo, 3200) permite disparar com pouca luz, mas introduz mais ruído (grão) na imagem.
Enquanto outros controles como foco e balanço de branco são cruciais, a abertura, a velocidade do obturador e a ISO são os elementos centrais que funcionam juntos para determinar a exposição (brilho) e a aparência geral da sua imagem. Dominar esses três oferece o maior controle sobre os aspectos criativos da fotografia.