>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Como tirar fotos incríveis usando o modo manual


Enquanto o modo automático permite fotos rápidas de apontar e disparar, o que é bom na maioria das vezes, o modo manual é onde a verdadeira mágica acontece. Aqui estão algumas dicas sobre como tirar o máximo proveito do modo manual da sua câmera.
  • Escolha o melhor aplicativo de câmera
  • Enquadre suas fotos usando a sobreposição de grade
  • Quando usar o modo HDR
  • Macrofotografia
  • Usando ISO
  • Flash com moderação
  • O que RAW significa para edição

Escolha o melhor aplicativo de câmera


Você pode achar que algumas das funções mencionadas aqui estão faltando no modo manual do seu aplicativo de câmera. Se for esse o caso, temos uma lista dos melhores aplicativos de câmera no Android, então experimente alguns e encontre aquele que funciona para você.
  • Melhores aplicativos de câmera para Android

Agora que isso está fora do caminho, veja como aproveitar ao máximo o modo manual.

Enquadre suas fotos usando a sobreposição de grade


Antes de fotografar seu assunto, pense em como enquadrá-lo. Você pode configurá-lo para que tudo pareça alinhado e uniforme na imagem, mas também pode optar por uma imagem com elementos deliberadamente confusos. O recurso de sobreposição de grade pode ajudá-lo a decidir como enquadrar suas fotos.

A regra é muito simples:as linhas horizontais ajudam a enquadrar o horizonte, como ruas, montanhas, mares e mesas, enquanto as linhas verticais servem para alinhar prédios, antenas, pessoas e objetos. Você não precisa enquadrar o assunto de sua foto no quadrado principal da grade; o que você precisa lembrar aqui é a regra dos terços.

A regra dos terços basicamente afirma que seu assunto deve se alinhar com uma das interseções ou linhas da grade. Observe que nenhuma linha ou interseção aparece no centro da imagem. A regra dos terços é justamente sobre não centrar o assunto, criando maior tensão e interesse.

Use o modo HDR (às vezes)


O HDR compensa as diferenças de luz e contraste; também altera o nível e a intensidade das cores. A melhor maneira de usar a função é em situações em que o assunto está em contraluz. Preparamos um artigo específico com dicas para o modo HDR. Você pode acessá-lo aqui:
  • O que é o modo HDR e quando devo usá-lo no meu smartphone?

Pessoalmente, prefiro capturar minhas imagens sem o modo HDR ativado e editá-las em um aplicativo independente, como o Snapseed. Meu conselho é tirar duas fotos – uma com e outra sem HDR ativado – e compará-las para ver qual você prefere.

Aproxime-se de perto com a fotografia macro


O modo macro pode adicionar interesse a quase qualquer objeto. Você só precisa posicionar sua câmera na distância certa do assunto e focar. No entanto, os resultados dependem da qualidade da lente da câmera, já que algumas câmeras de smartphones são melhores no foco do que outras.
  • Como tirar fotos melhores com seu smartphone

Para obter uma boa foto macro, aproxime-se do assunto. Mas não muito perto:a maioria dos fabricantes recomenda uma distância não inferior a 3 cm. Você também precisará de uma mão muito firme, ou um tripé, para obter os melhores resultados.

Use o ISO para ajustar a exposição e a sensibilidade à luz


Quem disse que controlar a ISO é só para profissionais? O ISO controla os níveis de exposição, então esse recurso pode melhorar - ou piorar - as fotos que você captura em ambientes particularmente claros ou escuros.

Lembre-se de ajustar o ISO de acordo com seu ambiente e assunto. Se você escolher uma configuração ISO alta em um local claro, a imagem ficará superexposta e, portanto, arruinada. Um ISO mais alto significa que é necessária uma velocidade mais lenta do obturador, o que, por sua vez, significa que você pode capturar mais facilmente assuntos em movimento rápido. Em geral, um ISO baixo obterá melhor qualidade de imagem, pois haverá menos ruído. Brinque com seu ISO e você entenderá rapidamente como ele funciona.

Use o flash com moderação


O flash deve ser o último recurso. O objetivo do flash não é iluminar áreas totalmente escuras; pense nisso como uma espécie de alternativa ao modo HDR. Se você estiver tirando uma foto em que o fundo é claro e o assunto é escuro, o flash pode equilibrar os dois.

Evite usar o flash muito perto do seu rosto ou do rosto do seu assunto ou perto de espelhos, vidro ou objetos laminados, pois a luz será refletida, levando a uma imagem superexposta.

Faça sua edição com RAW


Muitos smartphones modernos têm a opção de capturar imagens no formato RAW. Já examinamos as vantagens e desvantagens do formato RAW antes, mas, em poucas palavras, tudo se resume se você deseja enviar e mostrar a foto rapidamente em algum lugar ou se deseja dedicar um tempo para editar cuidadosamente todos os detalhes.

Os dados RAW preservam todas as informações do sensor de imagem, permitindo edições manuais muito precisas, mas os arquivos são grandes e não são facilmente compartilháveis ​​ou imprimíveis. Salvar uma imagem em JPEG, por outro lado, libera muitos dados de imagem, resultando em uma imagem compactada, facilmente compartilhada nas redes sociais, em chats e assim por diante. JPEGs também são melhores se você tiver espaço de armazenamento limitado, digamos, se estiver enchendo sua galeria.

Idealmente, se você estiver tirando fotos RAW, deve fazê-lo com um plano para editar as fotos em uma tela maior, como no seu PC. Lá você pode ajustar as configurações de exposição e cor sem prejudicar a qualidade do produto final. No final, você exportará o arquivo RAW para um formato mais legível, como JPEG, antes de compartilhá-lo de qualquer maneira.

Conhece mais alguma dica para usar o modo manual da sua câmera? Deixe-nos saber nos comentários.