>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Como usar o GPS do Google Maps off-line


O Google Maps é um ótimo aplicativo, mas requer uma conexão de dados constante, e isso não é ideal se você estiver viajando para fora das cidades, onde as conexões de dados podem ser escassas. A boa notícia é que existem maneiras de contornar isso. Veja como usar o GPS do Google Maps offline.
  • Como compartilhar rotas do Google Maps para Android
  • Como limpar o histórico de pesquisa e localização no Google Maps para Android

Como usar o GPS do Google Maps off-line


Se você estiver indo para um lugar desconhecido, você pode usar o aplicativo Maps para baixar um mapa dessa área para que você possa acessá-lo offline (nós usamos uma cidade para nossa demonstração porque ela cria capturas de tela mais interessantes, mesmo que você geralmente pode contar com a obtenção de um sinal de telefone e/ou Wi-Fi em uma cidade).

Há limites para a quantidade de dados de mapa que seu dispositivo pode armazenar, mas o aplicativo Maps o avisará se você estiver tentando baixar metade da Europa quando estiver interessado apenas em um vilarejo.

Para salvar um mapa para leitura offline:
  • Inicie o aplicativo do Google Maps
  • Pesquise o lugar para onde você está indo ou que precisa mapear
  • Toque no nome do lugar
  • Toque no ícone de três pontos para abrir as opções
  • Toque em Salvar mapa off-line
  • O aplicativo agora solicitará que você faça panorâmica e zoom para selecionar a área que deseja baixar; quanto menor a área, mais feliz será o aplicativo. Se você estiver tentando fazer muito, o aplicativo solicitará que você aproxime o zoom.

Para acessar o mapa que você baixou, abra a gaveta do menu, toque em Meus lugares e role para baixo até ver o mapa ou mapas baixados. Os mapas funcionam exatamente como você espera, embora sem uma conexão de dados você não poderá aproveitar recursos como informações de trânsito ao vivo ou horários de transporte público ao vivo.

Os mapas off-line são armazenados pelo aplicativo do Google Maps por 30 dias e, em seguida, são excluídos automaticamente.

Como usar o GPS quando você não consegue acessar o Google


Os mapas offline são muito bons, mas dificilmente são tão úteis quanto os aplicativos GPS dedicados. Por enquanto, o Google Maps não oferece rastreamento por GPS quando não há sinal de dados, mas há muitos aplicativos para Android que o fazem. Tivemos boas experiências com vários aplicativos de navegação TomTom, mas eles podem ser caros.

O TomTom GPS Navigation Traffic é um aplicativo decente, mas vem com compras no aplicativo, portanto, convém verificar uma opção gratuita primeiro. Um dos melhores é o MapFactor Navigator, que é construído no projeto OpenStreetMap (embora também exista uma versão paga que usa dados da TomTom).

O primeiro passo depois de instalar o aplicativo é baixar o(s) mapa(s) que você precisa. Não faz sentido baixar o planeta inteiro – levaria uma eternidade e você ficaria sem espaço de armazenamento – mas como países inteiros pesam menos de meio gigabyte, você também não precisa de muito espaço. Você não pode usar o aplicativo até ter baixado os dados, então não deixe isso até sair correndo pela porta.

Depois de baixar os dados do mapa apropriados, você usa o aplicativo exatamente como você espera:diga onde você quer ir, defina o modo de transporte apropriado (carro, bicicleta, ônibus ou a pé; também há opções para caminhoneiros que não pode descer certas estradas) e você vai embora. O aplicativo pode redirecioná-lo automaticamente se você se perder ou fizer uma curva errada, e não precisa baixar nenhum dado adicional para fazer isso.

Um aplicativo é realmente bom o suficiente para GPS?


Sim, mas existem alguns problemas:se você não tiver um carregador à mão, pode facilmente levar a bateria a zero mesmo em uma viagem bastante curta e, é claro, pode emprestar uma unidade GPS autônoma para outra pessoa sem se preocupar que eles vão para o seu banco online ou biblioteca privada de fotos.

E lembre-se, se você estiver usando um aplicativo de navegação no exterior e estiver usando a conexão de dados do seu telefone, poderá estar gerando uma conta telefônica realmente assustadora. Usamos aplicativos de navegação no exterior, mas nos certificamos de comprar um pacote de dados antecipadamente ou apenas manter o modem celular do telefone desligado.

E você? Você tem um aplicativo de GPS Android favorito ou fica com o Google na maior parte do tempo? Deixe-nos saber nos comentários.