>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Bluetooth

Diferenças entre infravermelho e Bluetooth


As tecnologias sem fio Bluetooth e infravermelho são comumente usadas para comunicação sem fio de curto alcance entre dispositivos eletrônicos. Ambas as tecnologias são eficazes, mas devido às suas capacidades e limitações muito diferentes, são mais adequadas para aplicações muito diferentes. Na maioria dos aspectos, o Bluetooth possui uma vantagem distinta, embora o infravermelho continue a ser popular em algumas aplicações.

Tecnologia de transmissão


A rede sem fio infravermelha usa pulsos de luz infravermelha para transmitir dados de um dispositivo para outro. Esses pulsos são invisíveis a olho nu, mas podem ser detectados por um sensor no dispositivo receptor. O Bluetooth sem fio usa ondas de rádio em uma frequência específica (2,4 gigaHertz) para transmissão de dados de dispositivo para dispositivo. Tanto o Bluetooth quanto o infravermelho consomem consideravelmente menos energia do que outras tecnologias sem fio.

Intervalo


O alcance efetivo para infravermelho sem fio é muito curto – geralmente não mais que cinco metros, e muitas vezes mais próximo de um metro. O Bluetooth tem um alcance máximo de 10 metros, que, embora seja o dobro do infravermelho, ainda é muito menor que o de outras tecnologias sem fio de radiofrequência. O Bluetooth tem uma clara vantagem sobre o infravermelho em alcance efetivo, mas ambas as tecnologias são úteis apenas para comunicação entre dispositivos relativamente próximos um do outro.

Velocidade de transmissão


O wireless infravermelho transmite dados em uma faixa entre 115 kilobits por segundo e 16 megabits por segundo (Mbps), dependendo do dispositivo. Bluetooth transmite dados a uma taxa entre um e três megabits por segundo. Embora a faixa de velocidades dos dispositivos infravermelhos seja muito maior do que a dos dispositivos Bluetooth, a velocidade efetiva mais comum para ambas as tecnologias é de cerca de 3 Mbps.

Localização do dispositivo


Por usar luz para transmissão de dados, o infravermelho sem fio requer uma linha direta de visão entre os dispositivos de comunicação. O dispositivo receptor também deve ser posicionado dentro de um cone de cobertura relativamente estreito em relação ao dispositivo transmissor. O Bluetooth, devido ao uso de ondas de rádio em vez de luz, não está sujeito a essas limitações; dispositivos de comunicação podem ser posicionados em qualquer lugar dentro do alcance efetivo da tecnologia.

Usos


Devido às suas limitações de linha de visão, o infravermelho sem fio é usado com mais eficiência por dispositivos que permanecem próximos uns dos outros e relativamente estacionários. Um dos primeiros usos do infravermelho foi em controles remotos para dispositivos eletrônicos domésticos, e essa continua sendo uma aplicação popular. Teclados e mouses sem fio também são aplicações comuns. O Bluetooth inicialmente ganhou popularidade por meio de seu uso em fones de ouvido sem fio para telefones celulares. Ele ainda é comumente usado em dispositivos móveis e está se tornando mais comumente usado em computadores e dispositivos periféricos.