>> Tecnologia eletrônica >  >> Áudio pessoal >> boom Boxes

Como conectar 2 alto-falantes a uma saída – tudo o que você precisa saber!


Neste artigo, abordarei todos os detalhes necessários para conectar dois alto-falantes a uma saída de canal estéreo ou amplificador. Apesar de algumas alegações por aí, não é tão simples quanto eles querem que você acredite!

Continue lendo que eu explico o porquê. Mostrarei os prós e os contras dos alto-falantes em série e paralelos, além de como obter o melhor som ou a conexão mais simples com base no que você precisar.

Posso conectar 2 alto-falantes a uma saída?

Fatos básicos primeiroA resposta curta é geralmente sim, mas depende de várias coisas importantes, como a classificação de Ohms mínima do receptor ou amplificador estéreo, o tipo de alto-falantes e a classificação de Ohms do alto-falante.
O tipo de alto-falante e como ele está conectado podem afetar a qualidade do som que você obterá, como você verá abaixo.

O que acontece se você conectar dois alto-falantes a um canal?




Quando dois alto-falantes estão conectados a um canal, ele verá uma carga de alto-falante (carga total em Ohms) menor ou maior do que um alto-falante sozinho.

Isso ocorre porque mais ou menos corrente elétrica está fluindo, dependendo de como eles estão conectados. O resultado final é que o amplificador faz mais ou menos trabalho.
  • Para alto-falantes conectados em paralelo, a impedância total em Ohms é menor. É o falante Ohms dividido pelo número de alto-falantes. Mais corrente elétrica fluirá se o rádio ou amplificador puder fornecê-la.
  • Para alto-falantes conectados em série, a impedância total em Ohms é maior. É o total de Ohms do alto-falante somados. À medida que a resistência total (impedância do alto-falante, em Ohms) aumenta, isso significa que menos corrente elétrica fluirá.

Se a carga total de Ohms vista pelo canal de saída for muito baixa, o dispositivo de áudio pode superaquecer e sofrer danos permanentes.

Se a carga de Ohms for maior, é seguro – o amplificador simplesmente produzirá menos potência total. Cada alto-falante receberá menos energia do que quando conectado sozinho (geralmente 1/2 a 1/4 da potência total).

Como a energia é compartilhada entre alto-falantes paralelos ou em série




Uma coisa a saber é que você não pode obter energia livre - conectar dois alto-falantes a um canal de saída significa que eles terão que compartilhar a energia disponível.

Lembre-se destes princípios:
  • Os alto-falantes paralelos compartilham a potência de saída para a carga total do alto-falante. Por exemplo, conectar dois alto-falantes de 4Ω em paralelo significa um total de 2 ohms. Cada alto-falante obteria 1/2 da potência nominal de saída em 2 ohms.
  • Os alto-falantes conectados em série recebem menos energia em geral porque a potência total para todos é menor do que os alto-falantes paralelos. Por exemplo, dois alto-falantes de 4 ohms em série adicionam uma carga total de 8 ohms. A saída de potência em 8 ohms é 1/2 de 4 ohms (devido à Lei de Ohms para potência), com cada alto-falante tendo 1/2 disso.

Ao conectar 2 alto-falantes a um canal de saída, é um compromisso com o qual você precisa conviver. Um estéreo de carro, um receptor AV doméstico ou um amplificador doméstico ou de carro geralmente são projetados com um alto-falante por canal em mente.

Como conectar 2 alto-falantes a uma saída



Etapas para conectar vários alto-falantes a uma saída em paralelo ou em série


Série:
  1. Descasque o isolamento do fio até o fio desencapado e conecte um fio do alto-falante ao terminal positivo da saída e depois ao terminal positivo do primeiro alto-falante.
  2. Mantenha (ou corte) comprimento suficiente para alcançar o segundo alto-falante. Conecte o terminal negativo do primeiro alto-falante ao terminal positivo do segundo alto-falante.
  3. Conecte o terminal negativo do último alto-falante ao terminal negativo da saída.

Paralelo:
  1. Conecte um fio de alto-falante ao terminal positivo de cada alto-falante. Os fios positivos de ambos os alto-falantes devem se conectar ao mesmo terminal positivo.
  2. Conecte um fio de alto-falante ao terminal negativo de cada alto-falante. Ambos devem se conectar ao mesmo terminal negativo na saída do amplificador.
Importante! APENAS conecte alto-falantes em paralelo se o estéreo ou amplificador puder lidar com a carga de Ohms que você usará. Sempre verifique a etiqueta de saída ou as especificações antes de fazê-lo.


Ao conectar dois alto-falantes em paralelo a uma saída, lembre-se de dividir a classificação de Ohms do alto-falante por dois para saber quanto seu receptor, rádio ou amplificador precisará suportar.

Quando usar uma conexão paralela ou uma conexão em série para alto-falantes




Imagem mostrando alto-falantes de cone único versus 2 vias/coaxiais.

Os alto-falantes de cone único não têm um tweeter adicional, como você encontrará em um conjunto de alto-falantes de par estéreo de 2 vias ou alto-falantes coaxiais de 2 vias de áudio automotivo. Embora isso possa não parecer importante no início, os alto-falantes de 2 vias sempre usam pelo menos um crossover de tweeter e, em muitos casos, um crossover de woofer também.

Os crossovers de alto-falante usam indutores e capacitores que afetarão o som quando conectados em série, como explico na próxima seção.

Aqui estão algumas diretrizes a serem seguidas para a fiação de alto-falante em série versus paralela:
  • Se o seu rádio, amplificador ou receptor AV puder lidar com a carga de Ohms de dois alto-falantes em paralelo, essa é a melhor opção. Você terá mais energia para cada alto-falante em comparação com a fiação em série.
  • Quando isso não for uma opção, ou se você não tiver certeza, conectar alto-falantes em série é uma aposta segura. Eles receberão menos energia, mas não há risco de danificar os componentes eletrônicos de saída.
  • Conectar alto-falantes de 2 ou 3 vias em série funcionará para produzir som mas a qualidade do som sofrerá. Explicarei mais na próxima seção.
  • Se a qualidade do som não for um grande problema para você e seu amplificador ou estéreo não puder suportar a carga de Ohms dos alto-falantes em paralelo, conectá-los em série é bom na maioria dos casos.

Por que os alto-falantes de 2 ou 3 vias têm um som pior em série




Como mencionei anteriormente, conectar alto-falantes de 2 ou 3 vias em série geralmente não é uma boa ideia. Isso porque eles usam capacitores e indutores como crossovers de alto-falante para controlar o som direcionado ao alto-falante do tweeter e ao woofer.

O problema é que um crossover de alto-falante espera ver uma quantidade fixa de Ohms de alto-falante para funcionar conforme o esperado. Quando a impedância de Ohms do alto-falante muda, algo chamado mudança de crossover acontece. Isso significa simplesmente que a frequência de crossover mudará – e pode mudar muito!



Exemplo de um tweeter de alto-falante de 2 vias com seu crossover de capacitor conectado.

Por exemplo:
  • Se um tweeter e seu crossover estiverem conectados em série com outro tweeter e crossover semelhantes, o valor de Ohms pode dobrar. A frequência de cruzamento diminuirá duas vezes mais, permitindo a passagem de médios indesejados etc.
  • Se um woofer tiver um indutor cruzado em linha, conectar dois alto-falantes em série dobrará a carga total do alto-falante, o que significa que ele também será afetado.

Isso não quer dizer que você nunca possa conectar um alto-falante doméstico ou de carro em série e, em alguns casos, não é um grande problema, mas não deve ser sua primeira escolha quando você tiver outras opções.

Felizmente, há uma ótima solução alternativa que oferece o melhor dos dois mundos (a carga de alto-falante certa e a mesma qualidade de som).

Como usar alto-falantes de 2 vias em paralelo para um ótimo som E sem problemas de Ohms




Exemplo de um controle de volume de alto-falante com um adaptador de impedância conectado a um amplificador de 2 canais. Com este tipo de adaptador, dois alto-falantes de 8Ω conectados em paralelo (total de 4Ω) aparecerão como um alto-falante de 8 ohm para a fonte.

Você pode usar um adaptador de impedância para garantir que cada alto-falante seja conectado em paralelo no lado de saída para obter a melhor qualidade de som e para que o amplificador ou estéreo veja a impedância de carga correta.

Um adaptador de impedância usa pequenos transformadores para converter os lados de entrada e saída para corresponder à carga de impedância. Dependendo das opções, alguns até permitem usar alto-falantes de 4 ohms com um amplificador de 8 ohms e vice-versa.

Eles também são muito úteis ao usar pares de alto-falantes adicionais em seu quintal ou piscina por meio de um seletor de alto-falante.

Why is it bad if the speaker impedance is too low?




Using a lower speaker Ohms load than a stereo or amplifier is rated for is bad because it causes the radio or amplifier to attempt to put out much more current than it’s rated for.

When the audio output transistors are forced to try and handle too much current due to a lower speaker Ohms load they become super hot and start to break down. It doesn’t take long before the damage is permanent and they no longer produce sound at the speaker output.

More great speaker wiring articles

  • Learn more about series vs parallel speaker wiring.
  • My popular speaker wiring diagram and connection guide.
  • How to connect speaker wire – with tons of pics &info!
  • How to add resistors to change or match speaker impedance.
  • Find out what size speaker wire you need here.