>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Por quanto tempo posso usar um cabo Cat 5?


Os engenheiros gostam de repetir o ditado:"Na teoria, não há diferença entre teoria e prática, mas na prática há". É útil ter isso em mente no mundo da tecnologia, onde coisas como a velocidade da Internet e a duração da bateria nunca parecem ser tão boas quanto a folha de especificações diz. Isso também vale para os cabos de rede:os cabos Ethernet de categoria 5 têm um comprimento máximo teórico e, no mundo real, provavelmente precisam ser mais curtos.

O que diz a especificação


Tudo a ver com Ethernet é estabelecido em um padrão escrito publicado pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, ou IEEE. O padrão completo, 802.3, tem várias centenas de páginas e, a menos que você seja um engenheiro elétrico, é uma cura para a insônia. A parte que estabelece o limite de comprimento do cabo Cat 5 é a seção 14.1.1, que diz que o cabo deve ser capaz de transportar um sinal de pelo menos 100 metros sem usar um repetidor. São mais de 300 pés, o que é mais do que suficiente para a maioria das residências e pequenos escritórios, mas não é tão simples.

A história tem uma reviravolta


Nos primórdios das redes, um cabo Ethernet longo era quase sempre um cabo coaxial, como o cabo da TV, porque era blindado e protegia o sinal de interferências externas. Esses cabos são volumosos, difíceis de esconder e caros, e é por isso que eles não são mais usados. Os cabos Cat 5 e Cat 6 mais recentes usam um tipo de fio telefônico que é conhecido como cabeamento de "par trançado". Por dentro, o flat cable é formado por quatro pares de fios. Cada par é torcido em conjunto, o que os torna um pouco resistentes a interferências externas. Isso não é tão eficaz quanto a blindagem real, e é aí que as coisas ficam interessantes.

Aqui está a pegadinha


O problema é que uma casa ou escritório comum está cheio de coisas que interferem com um sinal, então seu limite de comprimento Cat 5 do mundo real tem mais a ver com sua sala de estar do que com o padrão IEEE. As linhas de energia podem interferir no sinal da rede, assim como os sinais de rádio, luzes fluorescentes, fornos de micro-ondas e os motores elétricos que acionam a geladeira e o ventilador do forno. Um fio de par trançado atua como uma antena, e tudo o que ele capta precisa ser filtrado de volta pela sua rede. Isso consome recursos, reduz o desempenho e reduz o limite de distância prático do Cat 5. Você provavelmente ainda pode contar com um cabo de algumas centenas de metros, mas a resposta real – reconhecidamente insatisfatória – é “depende”.

Testando seu limite real de comprimento Cat 5


Se você tiver um cabo Ethernet longo por aí, ou se puder pegar um emprestado, poderá descobrir se ele fará o trabalho em sua localização real. Conecte uma extremidade ao seu roteador e a outra extremidade a um laptop e verifique a velocidade da rede no Centro de Rede e Compartilhamento ou em seu equivalente Mac ou Linux. Se estiver bem abaixo do nível de 1.000 megabit/1 gigabit, o cabo é muito longo e você não está obtendo o desempenho que deveria. Nesse caso, dê uma olhada no cabo. Os cabos Cat 5 foram originalmente projetados para redes de 10 Mbps, portanto, para Gigabit Ethernet, você precisa do tipo Cat 5e aprimorado. Se o seu cabo já é do tipo Cat 5e, e provavelmente é, então você precisa atualizar para um cabo Cat 6 para obter a distância total necessária.