>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Especificações para cabos CAT5, CAT6 e CAT6e


Se você estiver instalando uma rede Ethernet, precisará tomar uma decisão sobre o tipo de cabo a ser usado para as conexões permanentes entre os conectores de rede. Para redes de par trançado baseadas em cobre, os quatro padrões que estão em uso hoje são as Categorias 5, 5e, 6 e 6a. A categoria 5 é o padrão mais antigo e a categoria 6a é o mais novo.

Categoria 5


O cabeamento de categoria 5 tem sido usado extensivamente desde a década de 1990 como o cabo padrão para redes 10Base-T e 100Base-TX rodando a 10 e 100 Mbps, respectivamente. Os cabos da categoria 5 têm uma impedância de 100 Ohms e uma largura de banda de 100 MHz. O comprimento máximo de um único trecho de cabo é limitado a 100 metros, ou 330 pés, que é o mesmo para todos os cabos de rede Categoria 5 ou 6.

Categoria 5e


Os cabos da categoria 5e compartilham as mesmas especificações básicas que os cabos da categoria 5, porém reduzem a interferência causada pela diafonia entre os fios dentro do cabo. Os cabos da categoria 5e usam todos os quatro pares de condutores, ao contrário dos dois pares usados ​​para transmitir dados em redes de 10 ou 100 Mbps. Como resultado, uma rede 1000Base-TX usando cabos Categoria 5e pode atingir uma velocidade máxima de 1000 Mbps, embora isso possa ser mais lento em distâncias superiores a 50 metros.

Categoria 6


Os cabos da categoria 6 substituíram os cabos da categoria 5e como os cabos preferidos para redes 1000BaseTX porque podiam atingir velocidades de rede completas de 1000 Mbps em um comprimento de cabo total de 100 metros. Isso é possível devido à sua largura de banda aumentada de 250 MHz. Cabos de categoria 6 também podem ser usados ​​para redes 10GBase-T, para velocidades de até 10 GBps até 50 metros.

Categoria 6a


Os cabos da categoria 6a são versões aprimoradas dos cabos da categoria 6, com uma largura de banda aumentada de 500 MHz. Antes que o padrão Categoria 6a se tornasse oficial, várias empresas comercializavam cabos Categoria 6 atualizados como cabos Categoria 6e. A categoria 6a é o padrão oficial e sua largura de banda aumentada pode ser usada para atingir velocidades de 10 Gbps em redes 10GBase-T no comprimento máximo de cabo padrão de 100 metros.

Construção


Todos os quatro tipos de cabos são construídos com quatro pares de condutores de 22 a 24 AWG, com cada par trançado usando um número diferente de voltas por metro; isso reduz a interferência de pares vizinhos. Um revestimento externo de PVC para cabos padrão ou plástico resistente ao fogo para cabos com classificação plenum cobre todos os quatro pares condutores. O cabo da categoria 6a está disponível opcionalmente com uma blindagem metálica entre a bainha externa e os condutores internos, o que reduz a interferência externa e pode aumentar o desempenho da rede.