>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como desenhar uma estrela de cinco pontas usando a linguagem Python


Se você usar uma boa biblioteca de gráficos, escrever linguagem de programação Python que desenhe estrelas de cinco pontas, ou qualquer outra forma geométrica bidimensional simples, pode ser rápido e fácil. Tkinter é a biblioteca de GUI (interface gráfica do usuário) multiplataforma mais usada e, não por coincidência, vem empacotada com a maioria das distribuições Python. É provável que, se você tiver um ambiente Python padrão em seu computador, já tenha essa biblioteca instalada. Ele tem todos os widgets de GUI padrão necessários para criar interfaces de usuário robustas e interativas. Para desenhar formas bidimensionais, como estrelas, inclui o widget Canvas fácil de usar.

Etapa 1


Abra um novo arquivo em seu editor de texto e digite as duas linhas de código a seguir na parte superior:

#!/usr/bin/python do Tkinter import Canvas

Ao executar em qualquer variante Unix/Linux/OS X, a primeira linha informará ao shell do sistema operacional onde localizar o interpretador Python; um shell de comando do Windows ignorará a primeira linha. A próxima linha importa a classe de widget Tkinter necessária, Canvas, para uso no código subsequente.

Etapa 2


Digite as duas linhas a seguir:

c =Canvas() c.pack()

Eles criam uma instância do widget Canvas e a preparam para exibição.

Etapa 3


Crie uma matriz de vértices para a forma de estrela de cinco pontas digitando esta linha de código:

vers =[10,40,40,40,50,10,60,40,90,40,65,60,75,90,50,70,25,90,35,60]

Cada dois números nesta matriz representam as coordenadas xey de um único vértice da estrela. Dez vértices formam uma estrela de cinco pontas; assim, há 20 elementos na matriz. Na linguagem de programação de computação gráfica, essa matriz tem um "passo" de dois, ou seja, cada dois elementos contêm todas as informações necessárias para exibir um vértice.

Etapa 4


Digite as duas linhas a seguir:

for i in range(len(verts)):verts[i] +=100

Embora não seja necessário exibir a forma de estrela em uma janela, esse loop demonstra um método simples de posicionar a forma. Na terminologia da programação de computação gráfica, isso é chamado de "tradução". A matriz de vértices define a posição original da forma; esta translação move a forma ao longo dos eixos x e y positivos de 100 pixels. Você pode aumentar ou diminuir essa translação diagonal alterando o valor para algo diferente de 100.

Etapa 5


Adicione estas duas últimas linhas e salve o arquivo como "star.py":

c.create_polygon(verts, fill='orange', outline='red') c.mainloop()

Como o nome da função indica, esse código cria o polígono em forma de estrela usando as posições dos vértices na matriz. Por padrão, a tela desenha a estrela preta, mas esse código substitui o padrão com uma cor de preenchimento laranja e uma borda vermelha. A linha final de código inicia o aplicativo. Ele continua a ser executado até que o usuário feche a janela.

Etapa 6


Abra um shell, navegue até o diretório que contém o novo arquivo de código e execute o seguinte comando na linha de comando se você estiver em um sistema Unix/Linux/OS X:

chmod +x star.py

No Windows isso é desnecessário. Para ver a estrela, execute o script na linha de comando digitando:

./star.py

Dica


Use apenas um editor de texto simples ou de código. Os processadores de texto adicionam formatação de texto que impedirá que o interpretador Python leia o script.