>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como instalar um arquivo BIN no Ubuntu Linux


Embora a maioria dos softwares disponíveis para o Ubuntu possam ser facilmente instalados usando o Ubuntu Software Center, garantindo a compatibilidade com o seu sistema, às vezes você pode precisar de um programa que não está listado lá, como as versões mais recentes ou mesmo versões beta. Frequentemente, esses programas são distribuídos como arquivos binários ou BIN, que normalmente são arquivos de extração automática ou programas de instalação executáveis. O processo de instalação é o mesmo para ambos e pode ser realizado tanto no terminal quanto por meio do Unity, a interface de desktop padrão do Ubuntu.

Instalação do Terminal

Etapa 1


Baixe o arquivo BIN que deseja instalar, anotando o nome do arquivo e o diretório no qual foi salvo.

Etapa 2


Abra uma janela de terminal clicando no ícone do Ubuntu localizado na barra de tarefas do Launcher, procurando por "Terminal" e clicando no ícone resultante. Alternativamente, você pode pressionar a combinação de teclas "Ctrl-Alt-T".

Etapa 3


Clique no terminal logo após o prompt de comando, que é a linha que contém seu nome de usuário seguido pelo símbolo "@", nome do computador e o cifrão.

Etapa 4


Digite "cd Downloads" (sem aspas aqui e por toda parte) e pressione "Enter" para mudar para o diretório "Downloads", que é o local padrão para salvar arquivos. Observe que os comandos do terminal diferenciam maiúsculas de minúsculas e cada comando deve ser seguido pela tecla "Enter". Se o arquivo estiver em um diretório diferente, digite "cd" seguido do caminho completo do arquivo. Por exemplo, se estiver armazenado no subdiretório "Arquivos" do diretório principal "George", o comando completo seria "cd /George/Files/". Use o comando "pwd" para identificar o diretório atual.

Etapa 5


Digite o comando "sudo chmod +x ./FILENAME.bin", substituindo "FILENAME" pelo nome do seu arquivo BIN, para tornar o arquivo executável. Digite a senha do administrador quando solicitado e pressione “Enter”. O "./" representa o diretório atual.

Etapa 6


Digite "sudo ./FILENAME.bin" para iniciar a instalação, seguindo as instruções fornecidas pelo programa. Feche o terminal quando o processo estiver concluído.

Instalação da GUI

Etapa 1


Clique no ícone "Arquivos" no Launcher para iniciar o gerenciador de arquivos e navegue até o diretório no qual o arquivo BIN foi salvo. Em outros desktops, inicie o gerenciador de arquivos padrão.

Etapa 2


Botão direito do mouse no arquivo BIN e selecione “Propriedades”. Clique na guia “Permissões” e marque a opção “Permitir a execução de arquivo como programa” e clique no botão “Fechar”. Essas etapas são quase as mesmas nos desktops KDE (Kubuntu Edition), GNOME e Cinnamon. No Xubuntu, que usa a área de trabalho XFCE, você não pode definir o atributo "Execute" da área de trabalho gráfica, exigindo que o método de terminal seja usado.

Etapa 3


Abra uma sessão de terminal e digite "sudo" no prompt, seguido de um espaço, mas não pressione a tecla "Enter" ainda. Arraste o ícone do arquivo BIN do gerenciador de arquivos para a janela do terminal e solte-o após o espaço para adicionar o nome do arquivo automaticamente. Clique de volta na janela do terminal, pressione a tecla “Enter”, digite a senha e pressione “Enter” novamente. Siga as instruções de instalação e feche o terminal. Observe que no KDE você terá que selecionar "Colar como texto" depois de soltar o ícone no terminal.

Dica


Existem muitos desktops disponíveis para sistemas Ubuntu e o procedimento para definir o atributo “Executable” deve ser semelhante em cada um. Se você não conseguir encontrar a configuração, use o método do terminal.

O emulador de terminal pode ter nomes variados, como Terminal, XTerm, Terminal XFCE ou Konsole.

Aviso


Instale apenas programas de fontes confiáveis ​​para evitar problemas de software, vírus, adware e spyware.