>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como ativar a passagem de VPN


Usando uma rede privada virtual, você pode se conectar com segurança a outro computador pela Internet ou por uma rede privada. Essas VPNs podem ser muito úteis na criação de conexões seguras, mas somente se seu roteador estiver configurado para habilitar essas redes. Isso é chamado de passagem VPN e, sem esse recurso ativado, você não pode se conectar a uma VPN usando essa conexão. No entanto, a maioria dos roteadores pode ser facilmente configurada para permitir a passagem VPN.

Etapa 1


Conecte-se à Internet usando sua rede local e inicie seu navegador da Web preferido.

Etapa 2


Digite o endereço IP do programa de administração do seu roteador na barra de URL. Na maioria dos casos, o endereço IP desse programa é 192.168.0.1 ou 192.168.1.1, embora nem sempre seja esse o caso. Se nenhum desses endereços funcionar, consulte o manual do proprietário para obter o endereço IP exato do seu roteador.

Etapa 3


Digite o ID e a senha do administrador quando solicitado pelo programa de administração.

Etapa 4


Acesse as opções de configuração de segurança do roteador. Essas opções estarão em uma guia ou título marcado como "Segurança".

Etapa 5


Selecione a opção para habilitar "Passthrough PPTP". PPTP significa Point-to-Point Tunneling Protocol, o protocolo padrão para implementação de VPNs e conexões VPN.

Etapa 6


Acesse as opções de encaminhamento de porta no programa administrativo e habilite o encaminhamento de porta para PPTP na porta 1723. O processo exato para habilitar o encaminhamento de porta varia de um fabricante para outro. Consulte o manual do proprietário para obter instruções específicas sobre o encaminhamento de porta.

Etapa 7


Pressione a tecla Windows e digite VPN na barra de pesquisa e selecione a categoria Configurações.

Etapa 8


Selecione "Configurar uma conexão de rede privada virtual (VPN)".

Etapa 9


Digite o endereço de Internet da VPN no campo "Endereço da Internet" e o nome da VPN no campo "Nome do destino". Verifique se a caixa "Lembrar minhas credenciais" está marcada e clique em "Criar".

Etapa 10


Selecione a VPN e clique em "Conectar" no painel Redes. Se você configurou a passagem corretamente, você será solicitado a fornecer seu nome de usuário e senha para a VPN.

Dica


A maioria dos roteadores tem a capacidade de permitir a passagem PPTP, mas vem com essa passagem desabilitada por padrão. Existem duas outras formas de passagem que podem ser habilitadas, IPSec e L2TP. No entanto, nenhum desses protocolos é necessário para VPN e deve permanecer desabilitado, a menos que você tenha um motivo válido para habilitar a passagem.