>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como conectar o cabo de fita


Embora não sejam tão comuns como antes, os cabos de fita ainda são usados ​​em vários computadores e outros dispositivos eletrônicos. Os cabos planos multifios vêm em diferentes larguras, dependendo dos componentes aos quais eles se conectam, e parecem um comprimento de fita plástica com nervuras com blocos de conexão em ambas as extremidades. Os conectores são projetados para que o cabo de fita só possa ser conectado de maneiras específicas.

O que são cabos de fita?


Os cabos de fita são compostos de vários fios dispostos em uma configuração paralela plana. Cada fio se conecta a uma porta dentro do cabeçote de conexão em cada extremidade do cabo; quando pressionado em um soquete de conexão em um disco rígido, placa-mãe ou outro componente, os pinos dentro do soquete entram nas portas e fazem contato com os fios individuais. A orientação plana do cabo o torna ideal para espaços apertados em computadores e outros eletrônicos. Uma borda do cabo geralmente é marcada em uma cor diferente para ajudar na orientação do cabo.

Conectando cabos de fita


As cabeças de conexão dos cabos de fita são projetadas para que um lado da cabeça fique perfeitamente plano enquanto o outro possui sulcos. Esses sulcos correspondem ao formato dos soquetes de conexão em unidades de computador, placas-mãe e outros componentes que usam conexões ATA paralelas (também conhecidas como IDE). Conectar o cabo de fita é simplesmente uma questão de alinhar as ranhuras e saliências e, em seguida, pressionar o cabo no soquete de conexão. Se o cabo encontrar resistência, ele deve ser verificado para garantir que os sulcos não estejam no lado errado do soquete.

Afastando-se das fitas


Em 2003, foi lançado um sucessor da porta de dados paralela ATA. Essa nova porta, conhecida como serial ATA ou SATA, permitia velocidades de transferência de dados mais rápidas do que as conexões paralelas que usavam cabos de fita. Embora o uso de conexões ATA paralelas (e seus cabos de fita associados) tenha persistido, especialmente em eletrônicos compactos, as conexões seriais ATA tornaram-se a opção de escolha para novas placas-mãe e seus discos rígidos associados, unidades de disco óptico e outros componentes periféricos que anteriormente dependiam apenas de em cabos de fita.

Cabos Serial ATA


Ao contrário dos cabos de fita usados ​​pelos soquetes ATA paralelos, os cabos SATA não vêm em larguras variadas e não possuem fios individuais visíveis em seu design. Assim como os cabos de fita, os cabos SATA são projetados para caber em soquetes SATA em apenas uma direção, embora isso seja feito através do uso de uma alavanca de liberação rápida na lateral do cabo, em vez de uma configuração simples de cumeeira e ranhura. . Os cabos SATA são pressionados no soquete até que se encaixem no lugar e, em seguida, são removidos pressionando a pequena alavanca na lateral e puxando-os para fora.