>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como forçar o Windows a excluir um arquivo


Embora geralmente existam várias maneiras de excluir um arquivo em seu sistema Windows, você terá problemas se o arquivo estiver bloqueado. O Windows bloqueia ou restringe o acesso a um arquivo para evitar que mais de um usuário ou aplicativo o exclua ou altere. Além disso, depois de fechar um aplicativo ou ele travar, bugs de software podem impedir que ele libere arquivos em tempo hábil. Não importa por que um arquivo esteja bloqueado, no entanto, existem vários métodos que você pode usar para forçar o Windows a excluir um arquivo bloqueado.

Feche o aplicativo usando o arquivo

Etapa 1


Examine a extensão do arquivo para determinar a qual aplicativo ele pode pertencer. Por exemplo, um arquivo com extensão .docx provavelmente está sendo mantido aberto pelo Microsoft Word.

Etapa 2


Se você não conseguir determinar o aplicativo a partir de sua extensão de arquivo, clique com o botão direito do mouse, clique em "Abrir com" e veja quais opções de aplicativo o Windows oferece. Por exemplo, um arquivo com extensão .html pode ser aberto pelo Bloco de Notas, WordPad ou um editor HTML como o Dreamweaver.

Etapa 3


Feche o aplicativo que está usando o arquivo no momento e tente excluí-lo novamente. Se o arquivo não estiver mais em uso, você poderá excluí-lo.

Desbloqueador de arquivos FileASSASSIN

Etapa 1


Baixe FileASSASSIN diretamente do site Malawarebytes (consulte Recursos). Clique duas vezes no arquivo baixado para instalar o FileASSASSIN e execute-o.

Etapa 2


Clique no botão de reticências para iniciar o gerenciador de arquivos. Navegue até a pasta que contém o arquivo que você deseja excluir.

Etapa 3


Selecione o arquivo bloqueado e clique em “Abrir”.

Etapa 4


Marque as caixas de seleção "Desbloquear identificadores de arquivos bloqueados", "Descarregar módulos", "Encerrar o processo do arquivo" e "Excluir arquivo". Com essas opções selecionadas, o FileASSASSIN é livre para encerrar qualquer programa, biblioteca dinâmica ou processo do sistema que esteja impedindo que seu arquivo seja excluído.

Etapa 5


Clique em "Executar" para excluir o arquivo. Depois que o arquivo for excluído, o FileASSASSIN exibirá a mensagem "O arquivo foi excluído com sucesso!"

Usando o IObit Unlocker

Etapa 1


Baixe e instale o Unlocker diretamente do site IObit (consulte Recursos). Inicie o Unlocker e clique em "Sim" para dar permissão ao programa para fazer alterações em seu sistema.

Etapa 2


Inicie o Windows File Explorer e localize o arquivo que deseja excluir.

Etapa 3


Arraste o arquivo para a caixa de texto no IObit e clique em “Adicionar”.

Etapa 4


Clique na seta para baixo ao lado do botão Desbloquear, selecione "Desbloquear e Excluir" e clique em "OK" para excluir seu arquivo.

Desbloquear com LockHunter

Etapa 1


Baixe LockHunter diretamente do site LockHunter (consulte Recursos). Instale e inicie o programa.

Etapa 2


Clique no ícone de reticências para iniciar o gerenciador de arquivos, clique em "Procurar um arquivo" e navegue até a pasta que contém o arquivo que você deseja excluir.

Etapa 3


Selecione o arquivo bloqueado e clique em “Abrir”.

Etapa 4


Clique em "Desbloquear" e depois em "Excluir" para remover o arquivo.

Dica


Às vezes, a correção pode ser tão simples quanto reiniciar o sistema e tentar novamente excluir o arquivo bloqueado. Se um programa ou processo do sistema operacional travar ou fechar incorretamente, talvez você não consiga fechar o arquivo na área de trabalho ou usando o Gerenciador de Tarefas. A reinicialização oferece um novo começo e uma nova oportunidade de excluir seu arquivo sem interferência.

Aviso


Quando você exclui um arquivo com o Explorador de Arquivos ou a partir da linha de comando, os dados reais não são imediatamente apagados de sua unidade. Em vez disso, o Windows simplesmente remove uma referência ao arquivo de seu banco de dados. Seus dados não são realmente eliminados até que o Windows decida reutilizar parte ou todo o espaço em disco físico que o arquivo ocupava. Você pode excluir permanentemente seus arquivos usando um aplicativo como o SDelete da Microsoft (consulte Recursos). O SDelete excluirá o arquivo, substituirá seus dados e alterará o nome do arquivo para que os aplicativos de recuperação de dados não possam reconstruí-lo.