>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Aspirador de pó

Como reduzir o desgaste do carpete


Os tapetes são um ótimo item de decoração de interiores no qual a maioria das casas investiu, mas a frequência com que eles devem ser limpos sempre foi uma questão de debate. Alguns especialistas recomendam pelo menos uma vez por semana, mas outros aconselham uma rotina de limpeza quinzenal. Além disso, aprenda a escolher o aspirador certo.


Por que precisamos aspirar menos o carpete?


Diz-se que a limpeza está atrás da piedade, mas isso não significa que os proprietários tenham que exagerar na manutenção de uma casa limpa. Deve-se aspirar menos para o tapete porque ajuda a:

Proteja a fibra do tapete


Tapetes de lã são feitos girando fibras de lã juntas para fazer fio e, quando submetidos ao tratamento áspero de escovas batedoras, essas fibras de tapete de lã se afastam do fio. Como as cerdas da escova batedora são feitas de nylon, a ação de fricção pode ser muito abrasiva nas fibras, fazendo com que elas sejam puxadas e rasgadas.


Aumente a vida útil do tapete


A vida útil geral de um tapete é de cinco a quinze anos, dependendo da construção, após o que começa a envelhecer e as fibras começam a se desgastar. Embora isso seja um desgaste natural, a aspiração frequente aceleraria o processo de envelhecimento. Um tapete que duraria cinco anos antes de suas fibras serem rasgadas começa a envelhecer em três anos ou menos.

Como comprador, espera-se que a pessoa siga uma determinada rotina de limpeza e manutenção para que a garantia do carpete seja válida. compensar o dano.

Na maioria dos casos, os fabricantes exigem que o carpete perca pelo menos 10% de fibra antes de poder ser substituído. Demasiada aspiração fará com que o tapete se deteriore sem sequer atingir o limiar; assim, fica-se com um tapete insubstituível desgastado.

Como você pode aspirar menos e ainda manter seus tapetes limpos?


Quando você aspira seu tapete corretamente, você pode ajudar a proteger seu tapete de muito desgaste. Existem diferentes maneiras de manter seu tapete limpo sem aspirá-lo com muita frequência. Aqui estão três dicas.


Tire os sapatos


Incentive os visitantes a deixarem sapatos na entrada para evitar que lama e poeira entrem na casa e no carpete. Se tirar os sapatos não for uma opção, pode-se optar por um tapete microbiano na entrada da casa. Pode não ser tão eficaz quanto remover sapatos, mas reduzirá as bactérias e a quantidade de sujeira que entra na casa. Limpe as manchas do carpete localmente.

Ao derramar chá ou vinho no tapete, não há necessidade de limpar todo o tapete. Em vez disso, limpe as manchas imediatamente porque, uma vez manchadas, livrar-se delas será uma dor de cabeça. A limpeza local de uma mancha aumenta a vida útil do carpete, evitando que as fibras do carpete sejam esfregadas com frequência.


Envolva profissionais


Alguns fabricantes declararão a anulação da garantia porque não contrataram profissionais no processo de manutenção. Além de manter a garantia válida, a limpeza profissional pelo menos duas vezes ao ano mantém o carpete limpo e o mantém por mais tempo.

Escolha o aspirador certo para o seu tapete


Obter o equipamento de limpeza certo pode ser complicado, devido aos muitos aspiradores de pó disponíveis. A maioria dos aspiradores de pó é projetada para limpar áreas amplas, mas alguns, como o aspirador robô neatsvor , são ideais para limpeza de áreas pequenas. Como diferentes aspiradores atendem a diferentes necessidades, procure sempre um que se adapte à sua casa, levando em consideração animais de estimação, crianças e escadas.

Conclusão


A recomendação geral para a limpeza de tapetes é uma vez por semana, mas o excesso de qualquer coisa tem efeitos adversos. Manter o tapete limpo não precisa necessariamente ser aspiração frequente. Limpar localmente o carpete, tirar os sapatos e contratar profissionais são algumas dicas para aspirar menos e manter a limpeza. Além disso, ao comprar um aspirador, certifique-se sempre de que ele atende às necessidades específicas da casa.