Uma função principal de um roteador de telecomunicações é
Pacotes de dados para a frente entre redes . Pense nisso como um controlador de tráfego para dados da Internet. Mais especificamente, ele faz o seguinte:
*
recebe pacotes de dados: Ele recebe pacotes de dados da sua rede local (seus computadores, telefones etc.) destinados à Internet ou da Internet destinada à sua rede local.
*
determina o melhor caminho: Com base em suas tabelas de configuração e roteamento, ele determina o caminho ideal para enviar os pacotes para o seu destino. Isso envolve informações de consultoria sobre as redes disponíveis e as rotas mais eficientes.
*
encaminhar pacotes de dados: Ele encaminha os pacotes ao longo do caminho escolhido. Isso pode envolver enviá -los através da rede do seu provedor de serviços de Internet (ISP) ou para outra rede da sua rede local (LAN).
*
Filtra o tráfego (tradução de endereço de rede - NAT): Normalmente, ele usa a tradução de endereço de rede (NAT) para mascarar os endereços IP internos de seus dispositivos do mundo exterior. Isso aprimora a segurança, impedindo o acesso direto à sua rede interna da Internet.
*
conecta várias redes: Ele pode conectar várias redes, como sua rede Wi-Fi doméstica, sua rede Ethernet com fio e a Internet.
*
Recursos de segurança: Muitos roteadores também incluem recursos de segurança como firewalls para proteger sua rede de acesso não autorizado e atividade maliciosa.
Em suma, um roteador de telecomunicações atua como um gateway e gerente de tráfego, garantindo que os dados cheguem aonde precisa ir de maneira eficiente e segura. O aspecto "telecomunicações" destaca seu papel em conectá -lo à rede de telecomunicações mais ampla.