Enquanto muitos serviços de mensagens instantâneas * anunciam * um alto nível de criptografia, a realidade é mais sutil. Não é universalmente verdade que * a maioria * fornece um alto nível de criptografia em todos os seus recursos.
Alguns serviços oferecem criptografia de ponta a ponta (E2EE) por suas mensagens, o que significa que apenas o remetente e o destinatário podem lê-los. Isso geralmente é considerado um alto nível de segurança. Exemplos incluem sinal, WhatsApp (com algumas advertências) e iMessage (entre dispositivos Apple).
No entanto, outros serviços podem usar criptografia, mas não a criptografia de ponta a ponta. Isso significa que o provedor de serviços pode acessar o conteúdo da mensagem. Além disso, mesmo com o E2EE, os metadados (como com quem você está conversando e quando) ainda podem ser coletados.
Portanto, a afirmação é parcialmente verdadeira, mas excessivamente simplista. Uma afirmação mais precisa seria que * alguns * serviços de mensagens instantâneas fornecem um alto nível de criptografia (especificamente e2ee) para suas mensagens, enquanto outros oferecem níveis variados de segurança ou não divulgam claramente suas práticas de criptografia. É crucial verificar os recursos de segurança específicos e as políticas de privacidade de qualquer serviço de mensagens antes de usá -lo.