As microondas são usadas para comunicações de TV por satélite, mas não a TV terrestre (na maior parte) devido a uma diferença importante:
atenuação atmosférica. *
TV de satélite: O sinal percorre uma longa distância pela atmosfera superior relativamente fina. Nas frequências de microondas, o efeito da atmosfera é mínimo. A longa distância requer um sinal forte, que as microondas podem fornecer antenas focadas e direcionais.
*
TV terrestre: Os sinais terrestres viajam pela atmosfera mais baixa mais densa, que atenua significativamente (enfraquece) os sinais de microondas. Obstáculos como edifícios, árvores e até chuva se espalham e absorvem transmissões de microondas, tornando a recepção confiável desafiadora e impraticável em grandes distâncias. Frequências mais baixas, como VHF e UHF, são usadas para a TV terrestre porque se propagam melhor pela atmosfera mais baixa e são menos suscetíveis a efeitos e obstáculos atmosféricos.
Em resumo:as microondas são * ótimas * para comunicação de longa distância e linha de visão, como a TV satélite, mas são * pobres * para transmissão terrestre de curta distância e propensa a obstáculos. As frequências usadas para a TV terrestre são escolhidas por sua capacidade de superar esses obstáculos. Embora algumas aplicações de microondas * sejam * usadas na comunicação terrestre (por exemplo, links ponto a ponto entre edifícios), eles não são adequados para transmitir para uma ampla área de consumidores como o VHF/UHF.