>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Reparar TV

Como reduzir o efeito de novela na minha TV LED?


Apesar do nome, o efeito novela não está desperdiçando o potencial da sua nova e chamativa televisão assistindo aos mesmos programas antigos todos os dias. Em vez disso, está relacionado à maneira como a tela da sua TV processa as imagens de vídeo. Para a maioria dos fabricantes, o efeito novela é um recurso deliberado projetado para melhorar a visualização em determinadas circunstâncias, mas se você não gostar, geralmente é fácil desativá-lo no menu de configurações da sua TV.

O efeito novela


Como muitos elementos da visualização da tela da TV, o termo "efeito novela" é um tanto subjetivo, e usuários diferentes podem ter experiências diferentes. A maneira mais fácil de imaginar isso é pensar na aparência de uma novela diurna e um filme de ação de alto orçamento. Normalmente, o sabonete parecerá muito mais macio, qualquer movimento será ultra-suave e parecerá quase lento, e a coisa toda parecerá de baixo orçamento; o filme deve parecer muito mais nítido, e o movimento parecerá muito mais rápido e com maior clareza.

As causas principais


O efeito da novela, em última análise, se resume à matemática. O conteúdo do filme geralmente é gravado a uma taxa de 24 quadros por segundo. O conteúdo produzido para a televisão nos EUA geralmente varia de pouco menos de 24 quadros por segundo a 30 quadros por segundo - mas as televisões modernas podem exibir imagens em taxas muito mais altas, como 240 quadros por segundo ou mais. Às vezes, os aparelhos de TV lidam com essa disparidade simplesmente repetindo cada quadro um certo número de vezes. Às vezes os números não funcionam tão bem, então o conjunto tem que usar uma técnica diferente, como repetir alguns quadros mais do que outros, ou combinar informações de dois quadros diferentes para criar uma imagem artificial.

O problema do LCD


Em comparação com a tecnologia usada em outros tipos de TVs, os cristais líquidos são relativamente lentos para mudar de estado, aumentando o risco de o espectador notar uma mudança brusca na imagem de quadro a quadro. Para compensar isso, as TVs LCD costumam usar modos nos quais criam inúmeras imagens artificiais para que a maioria ou todos os quadros exibidos sejam apenas ligeiramente diferentes de seu antecessor. Às vezes, a taxa de mudança entre cada uma dessas imagens - reais e artificiais - é tão lenta que o efeito de novela se torna visível.

Desligando


Como o efeito de novela é criado intencionalmente por uma configuração específica, quase sempre você pode desativá-lo no menu de configurações. O truque é determinar o nome do recurso, que é tecnicamente chamado de processamento de interpolação de movimento, mas os fabricantes têm nomes diferentes para ele, como TruMotion da LG, Auto Motion Plus da Samsung e MotionFlow da Sony. Como regra geral, procure uma configuração contendo "Motion"; se você não encontrar um, procure por "Clear" ou "Smooth" no nome. Consulte o manual da sua TV, pois você pode atribuir modos diferentes a entradas diferentes, como um decodificador de TV a cabo ou um reprodutor de Blu-ray. Isso significa que você pode aproveitar o modo enquanto assiste TV esportiva, mas desligue-o para assistir a filmes em disco.

Possíveis desvantagens


Se é melhor ter um modo de processamento de interpolação de movimento ativado é puramente uma questão de preferência pessoal. Alguns espectadores preferem assistir a filmes sem ele, simplesmente porque algumas pessoas tendem a esperar que os filmes tenham uma aparência específica. Uma teoria é que os cinéfilos esperam que os filmes de ficção tenham uma sensação altamente vibrante, nítida e um pouco irreal em comparação com os filmes da "vida real", como documentários. Uma desvantagem de desligar esse modo é que o modo também pode reduzir a trepidação. A trepidação é causada com conteúdo de filme de 24 fps em que seu aparelho de TV pode mostrar alguns quadros mais do que outros. Por exemplo, em cenas em que a imagem muda rapidamente, como quando a câmera gira, a trepidação pode criar o efeito perturbador de que o tempo está levemente acelerando e depois desacelerando.