>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Projetores de Home Theater

Um projetor funcionará através de vidro?


Ao começar a pensar na configuração do seu novo home theater, você pode estar procurando uma maneira de reproduzir seus filmes favoritos configurando o projetor na distância perfeita da tela. Mas, e se isso significar que você o colocará atrás de uma folha de vidro?

Um projetor funcionará através de vidro?


Embora não seja ideal usar um projetor através de vidro, você pode fazê-lo funcionar. No entanto, evite o vidro revestido e lembre-se de que os reflexos internos podem diminuir a qualidade geral da imagem, incluindo o brilho, o contraste e a nitidez da imagem.

Confira minhas principais recomendações para projetores.



Leia também:Um projetor funcionará em uma porta de garagem?

Existem várias outras dicas para usar um projetor através do vidro. Como dito, esse não é o cenário ideal para a maioria das configurações, mas é muito viável fazer isso funcionar sem distorcer a imagem a uma qualidade que arruinaria sua experiência de streaming de mídia.

Vamos dar uma olhada em como aproveitar ao máximo sua experiência usando um projetor através do vidro.

Dicas para fazer um projetor funcionar através do vidro


Esteja você configurando seu home theater interno ou externo, pode haver muitas razões pelas quais você deseja que seu projetor funcione através do vidro.

Talvez você esteja cansado de mover seu equipamento de home theater para dentro e para fora repetidamente toda vez que estiver pronto para abraçar a noite de verão. Você prefere colocar seu equipamento em sua marquise e filmar a projeção através de suas grandes janelas de sacada.

Ou talvez você queira colocar um pedaço de vidro na frente de seu projetor para que os pequenos exploradores em sua casa não possam danificar esse equipamento quando não forem supervisionados.

Talvez funcione melhor para sua configuração interna fornecer uma distância apropriada do projetor à tela, colocando o projetor através do vidro.

Seja qual for o motivo, aqui estão algumas dicas para fazer um projetor funcionar através do vidro:

Escolha o copo certo


Embora você possa não ter uma opção e possa estar usando o que já tem, escolher o vidro certo pode fazer muita diferença quando você tem a oportunidade de selecionar a peça certa.

Escolher o tipo certo de vidro significa observar a espessura, qualquer revestimento ou chanfro e otimizar essa seleção para se adequar bem ao seu espaço e trabalhar com seu projetor.

Como os reflexos internos podem diminuir a qualidade geral da imagem do seu projetor, é importante considerar o uso de vidro especialmente selecionado para essa finalidade.

Vidro Flutuante?




Vidro mais espesso, como vidro flutuante pode ser ideal para o vidro pelo qual você usará seu projetor. Embora o vidro mais fino, como o vidro laminado, seja geralmente um pouco mais barato, é mais propenso à descoloração, o que significa que sua imagem também ficaria descolorida.

No entanto, você pode fazer uma verificação simples sobre a probabilidade de o vidro distorcer e descolorir sua imagem, iluminando a borda. Se o vidro mostrar linhas verdes, provavelmente é o ferro que mantém o vidro unido.

Quanto mais opaca a coloração que pode ser vista ao incidir uma luz na borda do vidro, maior a probabilidade de seu vidro distorcer uma imagem projetada que brilha através dele.

Evite vidro revestido


Ao observar a espessura do vidro ao selecionar um bom tipo de vidro pelo qual seu projetor irá brilhar, você deseja evitar uma das opções mais grossas:vidro revestido.

O vidro que possui um revestimento adicional no exterior provavelmente o possui como uma camada protetora, como isolamento térmico. No entanto, embora isso possa ser uma adição incrível à sua casa, não é ideal usar esse tipo de vidro para brilhar sua imagem projetada.

O revestimento pode adicionar outra camada de distorção à imagem, pois pode transformar a cor negativamente e é propenso a pequenas ondas na superfície.

Evite vidro chanfrado


Falando de ondas na superfície, o vidro chanfrado deve ser evitado a todo custo ao usar um projetor. A menos que você queira que sua imagem pareça uma casa assustadora de horror ou um salão de espelhos, provavelmente evitará usar qualquer tipo de vidro que não tenha uma superfície plana.

Caso não seja óbvio para você, o vidro chanfrado distorce a luz que passa por ele, fazendo com que qualquer imagem projetada fique descolorida e distorcida.

Provavelmente, tentar iluminar um projetor através de vidro chanfrado simplesmente não funcionará para poder desfrutar da mídia que você está tentando transmitir.

Invista em vidro de grau óptico


Se você quiser gastar um pouco mais em um investimento maior (por exemplo, se tiver certeza de que o uso de vidro é uma parte inegociável de sua configuração de home theater), é recomendável usar vidro de grau óptico.

O vidro de grau óptico é exatamente o que parece, pois é feito para fornecer uma imagem cristalina do outro lado.

Quando você pensa em usar um par de óculos, em como o vidro deve melhorar a imagem que você vê, é isso que o vidro de grau óptico faz por você quando você ilumina um projetor através dele.

O vidro de grau óptico é normalmente mais caro que o vidro float, mas pode valer a pena ter uma imagem cristalina - especialmente se você estiver usando vidro na frente do projetor em um home theater.

Limpe o vidro antes de cada uso


Agora que você escolheu o tipo certo de vidro para usar em sua configuração de home theater, é importante se concentrar no componente número um que fará ou quebrará sua capacidade de usar vidro com seu projetor. É assim que o vidro fica limpo antes de cada uso.

Se o seu filho pequeno vagou pela sua casa e deixou algumas impressões digitais bonitas e borradas por todo o vidro na frente do seu projetor, então você pode esperar que o vidro tenha impressões digitais e quem sabe o que mais manchado em sua superfície.

Quando este for o caso, mesmo as menores impressões digitais ou manchas podem distorcer a imagem de um projetor.

Caso você não seja alguém que usa óculos regularmente, talvez não perceba o quão frustrante pode ser ter uma pequena impressão digital no vidro.

Mas, se você sabe como pode ser difícil ter uma pequena mancha em seus óculos, então você pode entender a importância de limpar o vidro na frente do seu projetor antes de cada uso.

Para limpar o vidro, você pode usar um limpador de vidro comum com um pano. É importante remover quaisquer manchas, graxa ou filtros de poeira que possam bloquear ou distorcer a imagem que passa por ela. Então, você pode desfrutar da imagem projetada limpa fluindo gloriosamente.


Remover obstruções físicas


Agora que o vidro foi selecionado e está limpo e bonito, é hora de garantir que não haja nenhuma obstrução física que impeça a imagem projetada de atingir a tela.

Se você estiver iluminando seu projetor através de uma vidraça, por exemplo, certifique-se de que o projetor esteja elevado o suficiente para evitar os mecanismos de fechamento da janela, persianas, etc. Além disso, isso significa que você deseja remover o protetor de tela do lado de fora da sua janela também.

Junto com a área do vidro, você vai querer ter certeza de que nada mais vai atrapalhar.

Isso inclui quaisquer plantas, animais, brinquedos ou outros objetos que possam estar flutuando entre o projetor e a tela. Concentrar-se na remoção de pessoas andando entre essa área também pode ser útil.

Use uma caixa silenciosa de vidro para reduzir o ruído


Outra dica para fazer um projetor funcionar através do vidro é adicionar uma caixa de silêncio do projetor para redução de ruído. Qualquer coisa que ajude seu projetor a funcionar melhor ao iluminá-lo através do vidro é um bônus. No entanto, usar uma caixa silenciosa de vidro realmente transformará a imagem de moderada a bem acima da média.

De certa forma, uma caixa silenciosa de vidro atua para ajudar sua lente óptica a focar com viseiras, semelhante à maneira como um cavalo tem viseiras quando está correndo.

À medida que a lente projeta a imagem em direção à tela, nenhum outro obstáculo pode interferir na imagem, resultando em uma melhor experiência geral de visualização de filmes para todos.

Experimente várias distâncias com seu projetor atrás do vidro


Finalmente, como o projetor e o vidro estão prontos para serem usados ​​juntos, você pode começar a colocar o projetor no chão e transmitir seus filmes ou outros tipos de mídia.

No entanto, se você ainda estiver tendo problemas para capturar a imagem projetada na tela, convém ajustar o foco.

Você pode fazer isso ajustando o foco em seu projetor (embora as etapas específicas para fazer isso variem de acordo com o dispositivo).

Mas você também pode tentar colocar seu projetor a várias distâncias atrás do vidro. Se você estiver vendo uma imagem borrada quando o projetor estiver a 2,5 cm do vidro, tente movê-lo alguns centímetros para trás.

Tentativa e erro podem ser um divisor de águas antes de você desistir desse processo. Usando esta e outras dicas e truques incluídos nesta lista, você estará no caminho certo para desfrutar de uma imagem projetada através do vidro.