>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Não pague demais em seu mecânico – use um scanner OBDII


Você é um guru do do-it-yourself quando se trata de instalar e reparar sistemas de som automotivo, mas e quando se trata de mecânica? Quando você tem um problema simples, você realmente precisa levar o veículo ao mecânico para diagnósticos caros ou pode descobrir sozinho? Felizmente, as ferramentas inovadoras disponíveis hoje não exigem que você seja um Master Tech certificado pela ASE para saber o que há de errado com seu veículo. Você pode usar um scanner OBDII e descobrir exatamente o que está errado.

Vejamos a ferramenta necessária para diagnosticar problemas comuns em automóveis e dar uma olhada rápida em como usar esse equipamento.

O que é OBDII? Um pano de fundo rápido


Em todos os veículos vendidos nos Estados Unidos desde 1996, há um conector para o sistema OBD-II. Antes disso, o sistema era OBD-I.

OBD2 significa diagnóstico a bordo, versão 2, e ajuda a identificar o que está errado observando os códigos fornecidos ao computador. Quando o computador de bordo do seu carro detecta um mau funcionamento, ele envia um código, que pode ser lido pelos melhores modelos de scanner OBD2.

Esses códigos mostram o mau funcionamento do trem de força, sistema de emissões e outras partes do seu veículo.

Colocando as mãos em um scanner OBDII


Você não precisa comprar um scanner para descobrir o que há de errado com seu veículo. Você pode ir até a loja de autopeças toda vez que o Check Engine Light acender e fazer com que eles façam uma verificação gratuita do seu sistema. Mas quem quer fazer isso quando você pode comprar seu próprio scanner OBD-II a um preço razoável?

A maioria dos scanners fornece o código junto com uma descrição ou significado. Alguns modelos, como o scanner BlueDriver OBDII, levam isso um passo adiante. Com esta configuração, você pode ver quais são as correções mais comuns para o seu problema, ter acesso a uma lista de peças que você pode precisar e ver os custos médios.

Com esse recurso, você pode economizar muito dinheiro.

Modos de operação OBDII


Ao explorar as várias opções do scanner OBD2, você notará dez modos de operação. Lembre-se de que os fabricantes de veículos não são obrigados a oferecer suporte a todos os dez modos. Para a maioria das pessoas, os modos 1 a 4 são tudo o que você precisa. Aqui está o detalhamento desses quatro modos.
  • Modo 1:mostrar IDs de parâmetros de dados. Esses IDs de parâmetro, também conhecidos como PIDs, são os dados do sensor ao vivo que você verá em tempo real.
  • Modo 2:mostrar dados do quadro congelado. Com esses dados, você obtém um instantâneo dos PIDs do carro no momento exato em que o código de problema foi registrado inicialmente. Lembre-se de que os dados foram gravados por alguns segundos, portanto, pode haver alguns dados não relacionados ao evento.
  • Modo 3:mostrar DTCs armazenados. Com este modo, você pode ver todos os códigos atualmente armazenados no computador do veículo. Muitas vezes, esses códigos começam com a letra P e são seguidos por quatro números diferentes (mais sobre isso daqui a pouco).
  • Modo 4:limpar DTCs. Depois de receber os códigos de problema e saber o que está vendo, você pode apagá-los.

Os modos restantes são para diagnósticos avançados e geralmente não são usados ​​pelo mecânico doméstico diário.

Conectando o scanner OBDII


Ao escolher o scanner para suas necessidades, você deseja descobrir quanta informação é necessária. Em seguida, você recupera esses dados conectando seu leitor de código ou ferramenta de varredura à porta de diagnóstico do carro. Você encontrará este conector de 16 pinos sob o lado do motorista do painel, na maioria dos veículos.

Em seguida, siga estas etapas.
  1. Ligue a ignição do veículo.
  2. Ligue seu scanner se ele não ligar automaticamente.
  3. Siga as instruções com seu scanner para ler os dados.

Se você tiver vários códigos aparecendo, talvez seja necessário percorrê-los ou pressionar um botão específico para seguir em frente. Certifique-se de anotar qualquer coisa que você vê. Nunca apague os códigos até resolver seus problemas.

O que significam os códigos OBDII?


Você tem os códigos, agora o que você faz? Você pode pesquisar os códigos OBDII com um guia de solução de problemas on-line para obter algumas ideias do que está acontecendo. Aqui está o detalhamento do que cada caractere do código significa.

Primeira letra: A maioria dos códigos começa com um P. Isso significa “powertrain”. Se você tiver um scanner profissional, também poderá obter códigos para o corpo (B), chassi (C) e comunicações (U).

Primeiro número: Este número indica se o problema é genérico. A maioria dos códigos genéricos começará com P0 ou P2.

Segundo Número: Este dígito informa qual sistema está causando o problema. Um 0 ou 1 indica problema com o sistema de medição de combustível ou ar. Pode estar relacionado a um sensor de oxigênio ruim, por exemplo. 2 é um problema com o sistema de injeção de medição de combustível ou ar, como os injetores de combustível. Com um 3, você está olhando para peças relacionadas à ignição. Um 4 indicaria o sistema de emissões, enquanto um 5 mostra problemas com o controle de marcha lenta ou controles de velocidade do veículo. Às vezes, problemas de ar condicionado também podem desencadear isso. Com um 6, você quer olhar para o circuito de saída do computador, enquanto o 7,8 e 9 discutem problemas de transmissão.

Últimos dois números: Esses dois números mostram o problema específico. Novamente, isso não lhe dará todas as respostas, mas o levará na direção certa. Por exemplo, se um código indicar que o motor está falhando, isso pode ser causado por várias falhas.

Use um scanner OBDII e economize dinheiro


Claro, você tem que pagar um pouco de dinheiro adiantado para obter um scanner de código confiável, mas a longo prazo, ele se paga. A última coisa que você quer é levar seu veículo (cheio de equipamentos caros de áudio de carro) a algum mecânico obscuro. Seria muito melhor se você pudesse reparar o problema sozinho.

Recomendamos fazer seu próprio diagnóstico quando o Check Engine Light acender. Você não apenas sentirá orgulho ao solucionar o problema, mas também economizará dinheiro que poderá ser usado posteriormente em mais equipamentos de áudio. É uma situação ganha-ganha.
Faça uma pergunta, obtenha uma resposta o mais rápido possível!