>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Como conectar dois subwoofers a um amplificador?


Algumas pessoas gostam de ter mais de um subwoofer no carro e, se você é uma dessas pessoas, pode estar se perguntando como conectar dois subwoofers a um amplificador.

Conectar dois subwoofers a um amplificador pode ser confuso para iniciantes, então mostrarei como fazer isso passo a passo.

Geralmente, dois subwoofers SVC podem ser conectados ao amplificador em paralelo ou em série. Dependendo de sua impedância, dois subs DVC podem ser conectados ao amplificador em série paralela, paralelo-paralelo ou série em série.

Neste artigo, mostrarei as etapas envolvidas na conexão de dois subs a um amplificador em diferentes configurações.

Dois subwoofers podem funcionar com um amplificador?


Você pode usar dois subwoofers no carro e conectá-los a um amplificador. Na verdade, é uma configuração bastante padrão para pessoas que desejam adicionar um pouco mais de graves ao sistema de áudio do carro.

Ao conectar dois subwoofers a um amplificador, você precisa considerar algumas coisas.

#1. A classificação de potência do amplificador.


Certifique-se de que o amplificador pode suportar a carga extra de dois subwoofers.

A maioria dos amplificadores é projetada para executar um subwoofer, que é a combinação mais comum, portanto, você precisa garantir que seu amplificador seja poderoso o suficiente para executar dois subwoofers.

#2. A impedância dos subwoofers.


Outra coisa a considerar é a impedância de todos os subwoofers. Em qualquer caso, o amplificador deve ser capaz de suportar a impedância dos subs. Caso contrário, pode ser sobrecarregado, o que pode causar seu corte ou superaquecimento.

Por exemplo, se você já possui um amplificador que funciona apenas em 4 ohms, precisará garantir que seus subwoofers sejam de 4 ohms, ou terá que fazer combinações de fiação diferentes das padrão para obter a impedância total de 4 ohms.

#3. Calibre de fio.


Embora não afete diretamente a conexão de dois subwoofers, a bitola do fio deve ser grande o suficiente para suportar a amperagem de dois subwoofers, especialmente se você os conectar em paralelo.

A maioria dos subwoofers funcionará com 10AWG, mas depende da carga total e se você possui um tipo de conexão paralela ou serial.

Eu sempre recomendo ter mais segurança de resistência no sistema, o que significa que você fará melhor para um diâmetro maior do que para muito pequeno.

Por que conectar dois subs a um amplificador?


Para mim, a razão para conectar dois subs com um amplificador é simples. Com um amplificador, gasto menos com a configuração de áudio do carro e também economizo espaço no porta-malas.

Na maioria das instalações, você pode conectar dois subwoofers a um amplificador e obter resultados iguais ou até melhores do que com dois amplificadores.

A principal vantagem de usar um amplificador é que você economizará dinheiro e espaço; portanto, se você estiver com orçamento limitado ou não tiver muito espaço no carro para equipamentos extras, conectar dois subwoofers a um amplificador é uma ótima opção.

Outra vantagem de usar um amplificador é que é mais fácil conectar tudo.

Se você não estiver familiarizado com a fiação de áudio do carro, ter dois amplificadores pode ser um pouco confuso com fiação de potência dupla, conectar blocos de distribuição etc.

Conectar dois subwoofers a um amplificador é um processo bastante simples, por isso é uma boa opção para iniciantes.

Mas não há apenas benefícios de ter dois subs conectados a um amplificador.

A principal desvantagem de usar um amplificador é que, para os subwoofers mais potentes, você pode não conseguir produzir tanta potência quanto faria com dois amplificadores.

Portanto, se eu estivesse instalando o novo sistema e o SPL (Sound Pressure Level) fosse a única prioridade para obter o máximo de graves possível, eu consideraria usar um amplificador para cada subwoofer.

Em outros casos em que eu não quero fazer do meu carro uma caixa de som, eu usaria um único amplificador e provavelmente escolheria um amplificador estéreo.

Como conectar dois subwoofers a um amplificador?


Agora que analisamos o básico da fiação de dois subwoofers a um amplificador, vamos ver as diferentes maneiras de conectá-los.

A principal diferença entre todos os tipos de conexão é o número de bobinas de voz de seus subwoofers.

#1. Se você tiver dois subwoofers de bobina de voz única (SVC), poderá conectá-los em paralelo ou em série.

#2. Se você tiver dois subwoofers de bobina de voz dupla (DVC), poderá conectá-los em paralelo-paralelo, série-paralelo ou série-série.

#1. Fiação de dois subwoofers SVC (Single Voice Coil)


A fiação de dois subs SVC é mais fácil quando você decide executá-los a partir do amplificador estéreo devido à conexão direta de cada sub a um canal separado. Simples né?

Bem, sim, se você tiver subwoofers SVC com a mesma impedância do amplificador.

Nesse caso, a única coisa que você precisa se preocupar é com a saída RMS do amplificador por canal, que deve ser pelo menos igual à potência de cada sub.

Em outras palavras, se você tiver dois subs de 300W RMS, o amplificador deve ter pelo menos 300W RMS por canal.

As coisas parecem um pouco diferentes se você tiver subwoofers SVC, mas diferente da impedância do amplificador, por exemplo, subs de 2 ohms para amplificador de 4 ohms ou vice-versa, subs de 4 ohms e amplificador de 2 ohms.

Para o primeiro cenário, com subwoofers de baixa impedância (2 ohms) e amplificador padrão de 4 ohms , estou conectando os dois subs em série, o que aumentará sua impedância total para 4ohm. Esta combinação funciona quando você tem um amplificador mono de 4 ohms.

Se você tiver um amplificador multicanal (estéreo ou de 4 canais), em vez de conectar subwoofers a canais individuais, a melhor maneira é conectar dois canais para reduzir a impedância do amplificador e conectar os subwoofers em série.

Eu evitaria conectá-los em paralelo porque isso reduziria ainda mais a impedância total de 2 ohms para 1 ohm, o que pode ser muita carga para o amplificador de 4 canais, mesmo que seja em ponte para 2 ohms.

Conectar dois subs SVC em série aumentará sua impedância, reduzindo ao mesmo tempo a carga do canal em ponte de amplificadores.

A segunda opção, com subs de 4 ohms e amplificador de 2 ohms, é mais fácil . Se o amplificador de 2 ohms for monobloco, você deve conectar subwoofers de impedância mais alta paralelamente à saída de canal único.

Uma conexão paralela reduzirá a carga total de impedância para 2 ohms, correspondendo à saída do amplificador.

Para o amplificador multicanal, o princípio é o mesmo, o que significa que você deve conectar dois canais, reduzir a impedância e conectar os dois subwoofers em paralelo.

A carga do amplificador reduzida para 1 ohm aumentará a potência fornecida ao subwoofer, proporcionando segurança suficiente para um baixo alto.

Para tornar a conexão entre dois subwoofers e o amplificador mais eficiente, recomendo usar subwoofers SVC ou DVC com um amplificador multicanal, especialmente se você não puder fazer a ponte.

#2. Fiação de dois subwoofers DVC (Dual Voice Coil).


Ter dois subs DVC no sistema é o momento em que a diversão da sua conexão começa.

Dependendo da impedância dos subs e dos amplificadores, você pode conectá-los de várias maneiras, sempre resultando em cargas diferentes para o amplificador.

Ter dois subwoofers DVC significa que, do ponto de vista da conexão, você não tem dois subs no sistema, mas na verdade quatro (dois subs com duas bobinas de voz cada), e as possibilidades de fiação aumentam quatro vezes.

É por isso que eu recomendo sempre ter dois subs de bobina de voz única quando você começa do chão com o sistema de áudio do carro, mas se você decidir seguir um caminho mais avançado, vamos analisá-los um por um.

Conectando dois subs em paralelo-paralelo


A conexão paralelo-paralelo é usada quando você conecta dois subs ao canal do amplificador único e deseja diminuir a carga total de impedância.

Se seus subwoofers forem de 4 ohms, a conexão paralelo-paralelo reduzirá a impedância total para 1 ohm.

Para subwoofers de 2 ohms, será de 0,5 ohms, portanto, antes de decidir sobre esse tipo de conexão, verifique se o amplificador pode funcionar com cargas tão baixas.

Conexão de dois subs em série-paralelo


A conexão série-paralela (também chamada de série paralela) significa que você conecta ambas as bobinas de voz para cada subwoofer em série e, em seguida, conecta os subs em paralelo ao amplificador.

Essa configuração de fio é usada quando seus subs e amplificador têm a mesma impedância e você deseja mantê-la, seja 2 ohms ou 4 ohms.

Conexão de dois subs em série-série


A conexão série-série é exatamente o que significa, e você conecta os dois subwoofers em série entre as saídas positiva e negativa do amplificador.

Essa configuração de fio é usada quando você deseja aumentar a carga total de impedância do seu sistema.

Por exemplo, se seus subs são de 2 ohms cada e você os conecta em série, a impedância total será de 8 ohms e, para subs de 4 ohms, será de 16 ohms.

Todas as combinações de conexão acima são comuns quando você tem ambos os subwoofers conectados a um monobloco ou a um amplificador estéreo em ponte.

Se você tiver um amplificador estéreo (2 canais), poderá conectar cada sub DVC a um canal separado, mas lembre-se da impedância nos terminais do amplificador.

A situação é ainda mais fácil com o amplificador de 4 canais usado para dois subwoofers DVC e, neste cenário, você pode simplesmente conectar cada bobina de voz a um canal separado.

É melhor conectar subs em série ou em paralelo?


Em geral, você deve conectar os subs em paralelo para reduzir sua impedância total ou em série se quiser aumentar a carga de impedância.

Cada cenário é específico para o tipo de amplificador que você possui e suas capacidades.

Para conectar seus subwoofers corretamente, o mais importante é ter a mesma impedância nos dois subwoofers. Caso contrário, um deles estará trabalhando mais do que o outro.

O mesmo para o número de bobinas de voz. Embora o número de combinações seja infinito, prefiro ter dois subwoofers SVC ou dois DVC dentro do mesmo circuito.

Posso conectar dois submarinos?


Você pode conectar dois subwoofers conectando fios positivos ao terminal positivo do amplificador e fios negativos ao terminal negativo do amplificador.

Os subs em ponte nada mais são do que sua conexão paralela, o que significa que eles terão reduzido a impedância total. Portanto, recomendo conectar dois SVC com uma carga de 2 ou 4 ohms.

Para conectar dois subs, você pode usar um amplificador monobloco ou estéreo com modo de ponte, mas lembre-se de verificar se o seu amplificador pode suportar a impedância reduzida, especialmente se você tiver subs de 2 ohms.

Como combinar a impedância dos subwoofers com o amplificador?


Como já expliquei, a impedância depende do tipo de conexão, e é melhor quando combinada com o amplificador.

Na maioria dos casos, você conectará dois subs SVC em paralelo ou em série-paralelo porque esses são os valores de impedância mais comuns para sistemas de áudio domésticos e automotivos.

Por exemplo, se seus subs tiverem 4 ohms cada e você os conectar em paralelo, a impedância total será de 2 ohms, que é o valor mais comum para amplificadores de carro.

O mesmo para dois subs de 2 ohms ligados em série, a impedância total será de 4 ohms, e é novamente uma boa escolha para muitos amplificadores.

Como combinar a potência de dois subwoofers com um amplificador?


Se você já conhece a impedância, o próximo passo é garantir que o amplificador seja forte o suficiente para suportar os dois subwoofers.

Para fazer isso, você precisa saber a potência RMS de ambos os subs e adicioná-los. Por exemplo, se seus subwoofers forem classificados para 1000 Watts cada, sua potência total será de 2000 Watts.

Agora você precisa encontrar um amplificador que possa lidar com essa quantidade de potência continuamente e, para essa potência, você deve usar um amplificador entre 2.000 e 3.000 W RMS.

Recomenda-se ter um amplificador (especialmente para os subwoofers) com mais potência, pois se for muito fraco, você poderá experimentar distorção ou pior corte, o que tenho certeza que você não deseja experimentar.

E a última coisa. Sempre observe a potência RMS e não a potência de pico. Caso contrário, o sistema será prejudicado.

Como faço para passar fios para dois subwoofers no carro?


Existem algumas maneiras de conectar dois subwoofers em seu carro, mas vou explicar a maneira mais comum e mais fácil.

Tudo o que você precisa é de um amplificador com potência suficiente para acionar os subs e algum fio de alto-falante.

Para a conexão em série, primeiro você precisa conectar o fio positivo do amplificador ao terminal positivo do primeiro subwoofer.

Em seguida, conecte o fio negativo do amplificador ao terminal negativo do segundo subwoofer. Agora tudo que você precisa fazer é passar o fio do terminal positivo do primeiro subwoofer para o terminal negativo do segundo subwoofer.

Para a conexão paralela, o fio positivo do amplificador vai para o terminal positivo do primeiro subwoofer e depois para o terminal positivo do segundo subwoofer.

O fio negativo do amplificador vai para o terminal negativo do primeiro subwoofer e depois para o terminal negativo do segundo subwoofer.

E é isso. Agora você sabe como conectar dois subwoofers em seu carro, portanto, certifique-se de ter uma bitola adequada do fio do alto-falante.

Equipamento adicional necessário para conectar dois subwoofers com um amplificador


Para conectar os subwoofers com o amplificador, você não precisa de mais nada além do bom fio dos alto-falantes, par de alicate e decapador, e alguns terminais caso não queira colocar nos terminais pontas de fios desencapados.

Dos fios, recomendo KnuKonceptz (link para a Amazon) com a bitola entre 12AWG a 10AWG, dependendo da potência dos subwoofers.

Os fios de cobre (OFC) garantem a melhor qualidade de som e transferência de energia.

E para os terminais, recomendo usar os plugues de banana ou terminais de pinos dependendo dos terminais instalados (link para a Amazon), porque eles são fáceis de trabalhar e você não precisa de ferramentas especiais. Apenas uma chave de fenda comum é suficiente.

Dois subwoofers devem estar em um gabinete ou em duas caixas separadas?


Para dois subwoofers, você pode usar um gabinete grande ou dois gabinetes menores separados, dependendo da preferência, tipo de subwoofer, espaço no carro e, claro, orçamento.

Se você deseja a melhor qualidade de som possível, dois gabinetes separados são o caminho a seguir, pois cada subwoofer terá seu lugar e não interferirá um no outro. Além disso, você terá flexibilidade para posicioná-los no carro.

A única desvantagem é que custa mais dinheiro, ocupa mais espaço no carro e requer mais fios para serem usados.

Se você decidir usar gabinetes prontos, recomendo que você confira uma grande seleção de SKAR (link para a Amazon) e suas caixas carregadas ou vazias.

Como colocar dois subwoofers no carro


Posicionar subwoofers no porta-malas pode ser complicado porque você precisa considerar algumas coisas, como o espaço disponível, o tipo de subwoofers e o tipo de carro.

Se você tiver dois gabinetes separados, recomendo colocá-los o mais longe possível um do outro para que não interfiram.

Por exemplo, ambas as caixas podem ser colocadas em ambos os lados do tronco com os cones voltados um para o outro. Se você tiver uma caixa grande, é melhor colocá-la no meio do porta-malas com os cones voltados para a parte superior ou traseira do carro.

Também é importante considerar o tipo de subwoofer que você possui, porque se eles forem portados, eles precisam ser colocados longe de qualquer parede para que a porta não fique bloqueada e o fluxo de ar seja irrestrito.

Se você tiver subwoofers selados, eles podem ser colocados mais próximos do interior do carro ou os cones podem ficar voltados para o banco traseiro.

Colocar os submarinos mais próximos pode ser necessário, especialmente em sedãs com espaço de porta-malas separado, e o baixo deve ser forçado através do assento para entrar na cabine.

Se for esse o caso, certifique-se de ter energia suficiente para acionar os subwoofers, pois, caso contrário, os graves podem ser muito suaves.

Para mais informações, confira o artigo sobre posicionamento de subwoofers no porta-malas.

Conclusão


Agora você sabe como conectar dois subwoofers em seu carro, quais equipamentos adicionais você precisa e como colocar os subwoofers no porta-malas.

As informações críticas que você precisa lembrar são a impedância que pode ser afetada por diferentes tipos de conexão.

Se você conectar os subwoofers em série, a impedância aumentará e, se os conectar em paralelo, diminuirá.