>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Como conectar a entrada de alto nível em um amplificador


Ao conectar a entrada de alto nível em um amplificador, há algumas coisas que você precisa ter em mente. A primeira é que a entrada de alto nível deve ser conectada diretamente às saídas de alto-falante do amplificador. Isso garantirá que a melhor qualidade de som possível seja alcançada.

Além disso, você precisará certificar-se de que os cabos RCA estejam devidamente terminados. Se não forem, você pode experimentar degradação do som.

Em seguida, você precisará certificar-se de que o amplificador está desligado antes de fazer qualquer conexão. Isso ajudará a evitar danos ao amplificador e aos cabos RCA.

Métodos para conectar a entrada de alto nível em um amplificador


Ao instalar um amplificador com entradas de alto nível, existem três métodos principais que podem ser usados:fio de alto-falante, cabos RCA e fio de ativação remota.

Cada um desses métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens. Detalharemos cada método para que você possa determinar qual é o melhor para sua instalação.

Método 1:Método do fio do alto-falante


O primeiro método usa um fio de alto-falante para conectar o amplificador diretamente ao estéreo de fábrica. Os alto-falantes geralmente ficam intactos com esse tipo de instalação, embora cortá-los possa facilitar a passagem dos fios entre o amplificador e o estéreo de fábrica (se você decidir não usá-los).



Se este método for usado, certifique-se de que haja espaço suficiente entre o amplificador e o firewall do lado do driver (ou onde quer que você decida montar seu amplificador).

Método 2:Método de cabo RCA


Para este método, um conversor de saída de linha (L.O.C.) converte sinais de alto nível em sinais de baixo nível.



Os fios de saída RCA do conversor são então conectados ao amplificador e um fio de alimentação da bateria do carro é conectado à fonte de alimentação do L.O.C. (geralmente um fusível acessório).

Ao converter sinais de alto-falante em sinais de pré-amplificador, este método permite que amplificadores com entradas de alto nível sejam instalados em locais distantes do rádio de fábrica sem ter que reconectar os alto-falantes ou executar novos fios de alto-falante.

Método 3:Cabo de ativação remota


Este cabo possui uma pequena caixa que envia um sinal de 12 volts quando você liga o carro. Ele pode ser conectado a um isqueiro ou porta de acessórios sob o som do carro (se disponível).

O amplificador só liga quando detecta essa voltagem, o que significa que não haverá consumo de energia da bateria do carro quando o estéreo estiver desligado. Esta é uma ótima opção se o seu amplificador não tiver um fio de ativação remota.

Não importa qual método você escolha, certifique-se de seguir as instruções de fiação que acompanham seus produtos.


O que é entrada de alto nível no amplificador


Na terminologia de áudio, a entrada de alto nível é um sinal que foi amplificado antes de ser inserido no dispositivo. Isso contrasta com a entrada de baixo nível, que é um sinal que não foi amplificado.

A entrada de alto nível pode ser útil quando você deseja aumentar o volume de um sinal fraco. Ele também pode fornecer uma qualidade de som mais limpa do que a entrada de baixo nível, pois há menos ruído e distorção introduzidos pelo processo de amplificação.

No entanto, a entrada de alto nível também pode ser mais suscetível à interferência de fontes externas, por isso é importante tomar medidas para minimizar essas distrações.

Entrada de alto nível do amplificador versus entrada de baixo nível


Existem duas maneiras de entrada de áudio em um amplificador:alto nível e baixo nível. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, que podem ser resumidas da seguinte forma:

Entrada de alto nível:

Prós:


1. Fácil de configurar – tudo que você precisa é de um cabo RCA padrão.
2. Não é necessária energia – o amplificador obtém energia da unidade principal.
3. Funciona com qualquer unidade principal – não são necessários equipamentos ou configurações especiais.
4. Pode ser usado com unidades de reposição ou de fábrica.
5. Menos provável de causar interferência do que a entrada de baixo nível.
6. Transmissão de sinal mais confiável do que entrada de baixo nível.
7. Mais barato do que a entrada de baixo nível.

Contras:


1. Só pode ser usado com unidades principais que tenham saídas de pré-amplificador ou saídas de linha
2. A perda de sinal em volumes altos é mais provável do que com entrada de baixo nível.
3. Usa um dos cabos de pré-amplificador RCA da unidade principal.
4. Pode exigir um resistor em linha para evitar sobrecarregar as entradas do amplificador
5. Potenciais problemas de loop de aterramento se você executar entradas de nível alto e baixo no mesmo sistema simultaneamente.

Entrada de nível baixo:

Prós:


1. Mais versátil do que a entrada de alto nível
2. Menos suscetível à interferência de componentes próximos
3. Não é necessária energia – o amplificador recebe energia da unidade principal.
4. Transmissão de sinal mais confiável do que a entrada de alto nível.
5. Mais barato do que a entrada de alto nível.

Contras:


1. A perda de sinal em volumes altos é mais provável do que com entrada de alto nível.
2. Usa um dos cabos de pré-amplificador RCA da sua unidade principal
3. Potenciais problemas de loop de aterramento se você executar entradas de nível alto e baixo no mesmo sistema simultaneamente.

Qual método de entrada você deve usar, em última análise, depende da preferência pessoal e dos recursos de sua unidade principal. Se você tiver uma unidade principal com saídas de pré-amplificador ou saídas de linha, a entrada de alto nível é o caminho a percorrer. Isso ocorre porque é fácil de configurar, menos propenso a causar interferência e mais confiável do que a entrada de baixo nível.

Se sua unidade principal não tiver saídas de pré-amplificador ou saídas de linha, você ainda poderá usar um amplificador com entrada de baixo nível usando um adaptador de entrada auxiliar. No entanto, se você não se importa em gastar um pouco mais por conveniência e simplicidade ou já possui um amplificador com uma entrada de baixo nível, a entrada de alto nível pode não ser adequada para você. A escolha é sua.

Conector de entrada de alto nível de amplificador


Um amplificador com um conector de entrada de alto nível pode ser facilmente conectado a um rádio OEM sem qualquer modificação.

Isso é ideal para quem deseja adicionar um amplificador ao seu veículo, mas não quer ter que cortar a fiação de fábrica.

Basta conectar os cabos de alimentação e terra do amplificador aos conectores correspondentes na parte traseira do rádio e, em seguida, passar o cabo de sinal do conector de saída do amplificador até a entrada de alto nível do amplificador.

Ao instalar um amplificador com conector de entrada de alto nível, é importante usar um cabo RCA de qualidade. Um cabo RCA barato pode não ser capaz de lidar com o aumento do fluxo de corrente e pode danificar seu amplificador. Sempre use um cabo RCA projetado especificamente para amplificadores.


O que é entrada de alto nível no subwoofer


Good high-level input for your subwoofer will ensure that you’re getting the most out of your speaker and your overall sound system.

When shopping for a new subwoofer, be sure to pay attention to the specs and make sure that it has an adequate high-level input.

Most subs have this type of input these days, but there are still some older models out there that only have speaker wire terminals.


How to Connect High-Level Input Subwoofer?


Step 1:Identify the input of the subwoofer :This can be done by checking the owner’s manual or contacting the manufacturer.
Step 2:Identify the output terminals on the amplifier :There will usually be two, one for left and one for right channels.
Step 3:Identify which terminal is positive and which one is negative :This is by looking at the diagram on the amplifier.
Step 4:Connect the speaker wires :Connect each speaker wire from the input subwoofer to its corresponding output terminal on the amplifier using a crimping tool or pliers. Make sure that there are no loose wires before moving on to the next step.
Step 5:Secure all connections with electrical tape .
Finally, test out your new set-up by playing some music.


4 Channel Amp High-Level Input


The high-level input on a four-channel amp is designed to accept the output of a head unit or other audio source.

The signal from the head unit is sent through the RCA cables and into the amplifier. This type of input is ideal for systems where there is not enough space to install an amplifier with dedicated inputs for each speaker.

The high-level input on a four-channel amp should only be used as a temporary solution. The signal from the head unit is amplified and sent to all of the speakers in the system. This can cause distortion and damage to the speakers if it is used for an extended period of time.

It is recommended that you use an amplifier with dedicated inputs for each speaker whenever possible.


A Diagram on How to Wire Up An High Input Amp


There are a few different ways to wire up an amplifier, but we’re going to focus on the high input amp wiring diagram.

This type of wiring is popular in cars and trucks because it allows you to use the factory stereo’s signal to power your new amp.

Step 1:Find out Which Wires are for Audio signals


To start, you’ll need to find out which wires in your car’s stereo harness are for audio signals.

Usually, these will be red and white, but they can vary depending on the make and model of your vehicle. Once you’ve identified the audio signals, connect them to the corresponding inputs on your amplifier.


Step 2:Connect The Ground Wire


Next, take the ground wire from your amp and connect it to a good ground point in your car. The best place to do this is usually your car’s battery.


Step 3:Connect The Power Wire


Connect the power wire from your amp to a fused ignition-switched power source in your vehicle. If you’re not sure where it is located in your car, refer to your owner’s manual.

Then run another ground wire from this same point and attach both ground wires to the body of the vehicle with self-tapping screws. This will help keep electrical noise away from all of your audio equipment for cleaner sound quality.


5 Pin High-Level Input Connector Diagram


The diagram below shows the typical connector pinout for a high-level (five-wire) input.


The five pins are:
  • Power
  • Ground signal input
  • Enable input
  • Feedback output

The power and ground pins should be connected to your vehicle’s battery and ground, respectively. The signal input is the wire that will receive the signals from your sensors. The enable input is used to control whether or not the sensor signals are being read by the ECU.

The feedback output is used to send back information to the ECU about how much voltage was applied to the signal input. This can be used to determine things like pedal position or throttle position.


Conclusão


Now that you know how to wire the high-level input on your amp, it’s time to start enjoying your music. Just be sure to stay safe while you’re wiring, and always consult a professional if you’re unsure about anything. With a little bit of practice, you’ll be able to wire your amp like a pro in no time.