>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Amplificadores e amplificadores

Como escolher um amplificador para home theater (7 fatores)


Se você estiver construindo um home theater, provavelmente precisará investir em vários dispositivos para o seu sistema de som. Este artigo está aqui para servir como um guia para tomar decisões melhores e bem informadas. Veja como escolher um amplificador para home theater.

Para qualquer comprador disposto no mercado à procura de um ótimo amplificador, aqui está uma lista de especificações que você precisa considerar antes de comprar um amplificador:
  1. Potência de saída nominal
  2. Resposta de frequência
  3. Ruído
  4. Distorção
  5. Estilo (design)
  6. Tamanho
  7. Preço

Os fabricantes geralmente fornecem uma lista de especificações ou especificações que os produtos possuem. Este artigo fornecerá mais informações sobre esta lista, o que essas especificações significam e o que elas devem significar para você como comprador.

Certifique-se de continuar lendo para obter mais informações. Leia também, Um amplificador melhora a qualidade do som?

Como escolher um amplificador para home theater


Conforme destacado anteriormente, a escolha de amplificadores para home theater deve ser baseada nos seguintes fatores:-

1. Potência de saída nominal do amplificador


A potência nominal de saída também é conhecida como potência nominal. Refere-se à maior entrada de energia que qualquer dispositivo elétrico, como um amplificador, pode permitir que flua por si mesmo.

A potência de saída em um amplificador é medida usando uma unidade de valor conhecida como watts. Do ponto de vista de engenharia e design:

watts =voltagem x amperes

Por que você precisa de energia em seu amplificador? Seria melhor se você tivesse o poder de permitir que seu amplificador empurre os sinais para os alto-falantes. Antes de dar um número concreto, é melhor entender algumas coisas sobre a potência.

A classificação de potência é excelente porque permite que você saiba quanta potência seu amplificador pode suportar. Os amplificadores não usam ou geram a mesma quantidade de energia. Alguns amplificadores geram mais e outros geram menos.

A potência nominal, por outro lado, é feita de acordo com watts por canal. Com este valor, você pode aproximar a quantidade de energia que irá para os alto-falantes. Os canais referem-se aos alto-falantes neste caso.

A potência ideal em watts por canal seria entre 50 e 100 watts. Uma potência mais alta não significa que o amplificador produzirá um som mais alto. Não funciona assim.

Se você tiver um amplificador com uma potência de mais de 100 watts, ele não alterará o volume dos alto-falantes.

Portanto, certifique-se de manter isso em mente.

2. Resposta de frequência


A resposta de frequência mostra como o ganho adicionado no amplificador responde aos sinais de entrada que o amplificador transmite em diferentes frequências. O amplificador ideal deve ter uma resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz dentro de uma tolerância razoável.

Muitos amplificadores novos geralmente ignoram essa faixa.

Alguns amplificadores podem ter uma resposta de frequência de 5 Hz a 200 kHz. É predominante na indústria.

3. Ruído


Enquanto houver vibrações, há uma alta probabilidade de que o amplificador gere ruído. Um bom amplificador terá recursos e hardware que ajudam na redução de ruído.

O ruído também será um problema se você estiver usando alto-falantes de alta eficiência. É inevitável. Os especialistas dividem a especificação de ruído de duas maneiras:
  • Ruído ponderado
  • Ruído não ponderado

O ruído ponderado levará o ouvido humano e sua reação ao ruído. Especialmente a sensibilidade do ouvido em diferentes partes do espectro de frequência

O ruído não ponderado para um amplificador será superior a uma largura de banda total de 20 kHz ou mais.

Os especialistas recomendam a especificação de ruído ponderada A. A especificação de ruído ponderada A possui medições de redução de ruído. Um excelente amplificador pode ter uma relação sinal-ruído não ponderada (S/N) de 90 dB ou uma relação sinal-ruído ponderada A (S/N) de 105 dB.

4. Distorção


Distorção refere-se às conversões indesejadas que o amplificador gera. A especificação de distorção mais comum é a distorção harmônica total (THD). Um bom amplificador de 100 watts pode ter um THD de 1 kHz.

Como você sabe que seu amplificador está gerando um sinal distorcido? Um sinal sempre começará como um sinal puro. O sinal puro terá um único componente de frequência que pode ser positivo ou negativo.

Esses componentes positivos e negativos sempre estarão em uma quantidade semelhante. Se a variação do componente for menor que o ciclo completo de 360⁰, é seguro dizer que o amplificador está gerando um sinal distorcido.

5. Estilo


Diferentes amplificadores virão em diferentes formas, tamanhos e acabamentos. Depende dos seguintes fatores:
  • que tipo de amplificador você deseja
  • quais de suas necessidades você gostaria que o amplificador atendesse
  • qual o tamanho do amplificador que você quer

Depois de responder a essas perguntas, agora você pode determinar confortavelmente o tipo de estilo que deseja do seu amplificador. Os fabricantes fabricam amplificadores das seguintes maneiras:
  • transistores bipolares
  • transistores de efeito de campo
  • Válvulas termiônicas/tubos de vácuo
  • Amplificadores operacionais

Tipos de amplificadores


Amplificadores usam o termo Classes de Amplificadores para diferenciá-los. Por quê? Os amplificadores fazem tantas coisas diferentes que os diferenciam uns dos outros em termos de especificações.

Especialistas então dividem as classes de amplificadores em duas:
  • Os amplificadores de ângulo de condução controlados classicamente
  • O amplificador de comutação

Os amplificadores controlados classicamente consistem nas seguintes classes:
  • Classe A
  • Classe B
  • Classe AB
  • Classe C

Os amplificadores de comutação consistem nas seguintes classes:
  • Classe D
  • Classe E
  • Classe F
  • Classe G
  • Classe S
  • Classe T

Você pode usar amplificadores de várias maneiras, dependendo de suas funções. Os amplificadores de comutação são os amplificadores mais recentes que usam sinais digitais. A melhor parte dos sinais digitais é que eles não podem ser facilmente distorcidos durante a transmissão.

Como comprador no mercado, os especialistas recomendam olhar para os amplificadores Classe AB. Com amplificadores Classe AB, você obtém a maioria das especificações listadas acima para seu home theater. Os amplificadores classe A são os melhores do mercado em geral. Também é uma excelente aula para começar se você é novo em sistemas de som.

O único problema com os amplificadores Classe A é que eles são os menos eficientes do grupo.

No entanto, eles fornecem aos ouvintes a mais alta fidelidade de som, que é essencialmente o que muitos consumidores procuram quando se trata de comprar um amplificador.

No entanto, certifique-se de fazer uma pesquisa completa sobre as classes de amplificadores antes de comprar amplificadores. Dessa forma, você pode saber qual classe de amplificador atenderá às suas necessidades sem sacrificar nenhum fator crítico que você deseja de um amplificador.

Independentemente disso, os especialistas em home theater recomendam a classe AB.

6. Tamanho


Novamente, esse fator se resume às necessidades que você deseja que seu amplificador satisfaça. O mercado de amplificadores tem vários amplificadores em vários tamanhos. Para o seu home theater, você quer um amplificador que marque todas ou a maioria das caixas da sua lista e, às vezes, o tamanho é um fator importante.

Dependendo de onde seus canais ou objetos estarão no seu espaço tridimensional, você quer um amplificador cujo tamanho não prejudique o layout geral do sistema de som.

7. Preço


Por último, mas não menos importante nesta lista, está o preço. Ao construir um home theater, você terá que gastar um pouco de dinheiro para colocar os elementos desejados no seu cinema. Eles serão um pouco caros se você quiser um bom amplificador, provavelmente em $ 1000 indo para $ 2000. A maioria dos amplificadores para home theaters começam com esse preço específico.

No entanto, um amplificador é um investimento em seu home theater. É um componente do seu sistema de som que você não deve ignorar. Isso mudará toda a dinâmica do seu home theater.

Menções honrosas:

Dolby Atmos e DTX:S


Os amplificadores mais novos da indústria virão com suporte Dolby Atmos ou DTX:S. O som surround que esses formatos de áudio proporcionam aos usuários é incrível. Eles mudaram toda a indústria de som surround e se tornaram o novo grampo para engenheiros de som em todo o mundo.

Portanto, se você estiver no mercado e quiser algo novo e azul, verifique se o amplificador vem com esses suportes de formato de áudio. Especialistas na área se voltarão para esses formatos de áudio porque atualmente são os melhores no que fazem.

Há a questão de saber se essas novas atualizações valem a pena. Esses novos formatos de áudio (Dolby Atmos e DTX:S) são o futuro. Dolby Atmos raspou o conceito de canais de som e o substituiu por um novo padrão matematicamente correto e comprovado.

Então, sim, esses formatos de áudio são um investimento significativo e vale a pena considerar se você estiver no mercado para um amplificador.

No entanto, comprar um amplificador para seu home theater pode ser um caminho árduo sem o conhecimento e a habilidade adequados. Seria melhor listar o que você quer de um amplificador para restringir qual amplificador é o melhor para o seu home theater.

Os home theaters estão em alta agora, e há muitas informações em livros e on-line sobre quais amplificadores atenderão às suas necessidades como consumidor. Também será uma boa ideia consultar um profissional se precisar de mais assistência.

Um profissional pode ser um pouco caro. No entanto, eles fornecerão as dicas e truques necessários para garantir que seu home theater esteja no mesmo nível.

Por fim, os amplificadores não satisfarão completamente todas as condições ou fatores compartilhados acima. Você precisará apontar quais fatores são os mais importantes para você e partir daí. Algumas trocas valem a pena, outras não. Cabe a você tomar essa decisão para o seu home theater.

Perguntas frequentes sobre amplificadores para home theater

1. Você precisa de um amplificador para um sistema de home theater?


Infelizmente não. Você geralmente não precisa de um amplificador para o seu sistema de home theater. No entanto, eles são um ótimo complemento para o seu sistema e, com os avanços atuais da tecnologia, proporcionam uma experiência imersiva única com os formatos de áudio corretos.

2. Quais coisas devo considerar para um home theater antes de comprá-lo?


Seria melhor se você considerasse um bom número de coisas para um home theater. Aqui estão algumas considerações:insonorização, formatos de áudio, receptores, amplificadores, subwoofers, o tamanho da sala, etc. Os home theaters exigem muito tempo, esforço e dinheiro. Ajudaria se você tivesse o planejamento adequado para executá-lo com perfeição.

3. Um receptor AV é diferente de um amplificador?


Sim, um receptor AV é diferente de um amplificador porque possui uma seção de rádio integrada.

Fontes


1. Bob Cordell, projetando amplificadores de potência de áudio (Nova York:McGraw Hill, 2010) 640.

2.Cambridge Audio, Amplificador ou Receptor – Qual Devo Escolher? Cambridge Audio, https://www.cambridgeaudio.com/usa/en/blog/amplifier-or-receiver-which-should-i-choose

3.Tutorial de Eletrônica, Introdução aos Amplificadores, Tutorial de Eletrônica, https://www.electronics-tutorials.ws/amplifier/amp_1.html

4.Tutorial de Eletrônica, Aulas de Amplificador, Tutorial de Eletrônica, https://www.electronics-tutorials.ws/amplifier/amplifier-classes.html

5.Theater Seat Store, Home Theater Amplifiers:The Ultimate Guide for Newbies, Theatre Seat Store, https://www.theaterseatstore.com/blog/home-theater-amplifier

6.Gary Altunian, o que é distorção harmônica total (THD)? Life Wire, https://www.lifewire.com/total-harmonic-distortion-3134704