A maioria das câmeras modernas, tanto as fotos quanto as câmeras de vídeo, * não pode * pausar gravação da maneira que você pode esperar de um editor de vídeo. O que eles gravam é um arquivo contínuo.
No entanto, existem algumas exceções e nuances:
*
Algumas câmeras de vídeo dedicadas (modelos profissionais): Às vezes, as câmeras profissionais de ponta oferecem recursos que simulam a pausa. Isso pode envolver a gravação interna interrompida, mas depois se juntou perfeitamente, criando um arquivo contínuo. Ou eles podem oferecer a capacidade de gravar em vários arquivos, permitindo que você pare e reinicie a gravação com fácil concatenação na pós-produção. Esta não é uma pausa verdadeira durante a gravação, mas uma solução alternativa.
*
pausa assistida por software (com limitações): Algumas câmeras permitem controlar a gravação por meio de software (como um computador ou dispositivo móvel). Em teoria, isso pode permitir uma função de pausa controlada externamente, mas isso depende altamente dependente de uma combinação específica de câmera e software, e os resultados podem não ser perfeitos.
*
Fotografia de lapso de tempo: Embora não pausie a gravação de vídeo no sentido tradicional, a fotografia de lapso de tempo envolve capturar imagens estáticas em intervalos de set, que são compilados em um vídeo. Isso pode criar o efeito de uma ação de pausa dentro de um vídeo final.
*
Animação de stop-motion: Semelhante ao lapso de tempo, o stop-motion envolve tirar imagens estáticas individuais de cenas ligeiramente alteradas. A pausa é parte integrante do processo de criação.
Em resumo, a resposta simples é
muito poucas câmeras oferecem um botão de pausa verdadeiro durante a gravação de vídeo contínua. Se você precisar pausar e retomar a gravação sem edições, provavelmente precisará confiar em soluções alternativas ou técnicas de pós-produção.